Coreia do Sul lança segundo LST-II
A Hyundai Heavy Industries (HHI) da Coreia do Sul lançou o segundo navio de desembarque de tanques LST-II para a Marinha da Coreia do Sul (RoKN).
O navio, batizado Cheonjabong e com indicativo visual 687, foi lançado nas instalações da HHI de Ulsan em 15 de dezembro, de acordo com a empresa. O navio deve ser incorporado em 2017.
O primeiro da classe LST-II, Cheonwangbong (686), foi construído por outra empresa de construção naval sul-coreana, a Hanjin Heavy Industries, em Pusan e foi comissionado em 28 de Novembro de 2014.
O Cheonjabong foi construído pela HHI sob um contrato de US$ 116 milhões anunciado em dezembro de 2013 pela Defense Administration Program Agency (DAPA) da Coréia do Sul. A empresa também foi selecionada para construir o terceiro navio.
A RoKN espera operar uma classe de quatro navios LST-II. Um contrato para a quarta embarcação ainda não foi concedido.
De acordo com as especificações fornecidas pela HHI, o Cheonjabong tem a 126,9 m de comprimento, boca de 19,4 m, calado de 5,4 m, um deslocamento padrão de 4.950 toneladas e alojamentos para tripulação de 120 membros. O navio também pode transportar até 300 soldados totalmente equipados e duas embarcações de desembarque, e dispõe de uma plataforma de voo que pode levar até dois helicópteros, incluindo o UH-60A Blackhawk.
Propulsado por quatro motores diesel MAN 12V28 / 33D com dois eixos propulsores, o navio tem uma velocidade máxima de 23 nós, uma velocidade de cruzeiro de 18 nós, e um alcance padrão de 8.000 milhas a 12 nós.
FONTE: www.janes.com