China anuncia a construção de seu segundo porta-aviões
Por Saibal Dasgupta
Pequim: A China anunciou no último dia de 2015 que está projetando e construindo o seu segundo porta-aviões “completamente por conta própria”.
O porta-aviões vai servir como uma base para os jatos J-15 e outros aeronaves avançadas, acrescentou, sem especificar quando será lançado.
O anúncio foi feito no dia em que o presidente Xi Jinping prometeu desempenhar um papel maior nos assuntos mundiais com “responsabilidade e de ação”.
“O mundo é tão grande, os desafios tão complicados”, Xi disse em sua mensagem televisionada. “Para aquelas pessoas devastadas por dificuldades e guerra, precisamos oferecer não apenas simpatia e compaixão, mas também responsabilidade e de ação.”
Xi disse que a China vai contribuir para a paz mundial e tratar a espada como arado. “Ao transformar antagonismo em sinergia, a hostilidade em amizade, juntos vamos forjar uma comunidade de destino comum para toda a humanidade.”
Ele disse que a China sempre recebeu o mundo com os braços abertos, e irá estender a mão para quem está em dificuldade, da melhor maneira que pode. “… e nosso círculo de amigos vai crescer”, disse ele.
“Nós temos apenas uma Terra, uma casa para todos os povos de todas as nações. Nós esperamos que a comunidade internacional possa trabalhar junto pela paz em um espírito de cooperação.
O porta-aviões de 50.000 toneladas está sendo construído na base naval de Dalian no nordeste da província de Liaoning.
Abaixo, assista ao último vídeo divulgado pela Marinha do Exército Popular de Libertação da China que mostra a rotina das operações a bordo do atual porta-aviões Liaoning
FONTE: The Times of India