Nova especialidade na Marinha do Brasil: Segurança do Tráfego Aquaviário
Foi realizado no dia 17 de fevereiro, na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, o lançamento de uma nova especialidade do Corpo Auxiliar de Praças: “Segurança do Tráfego Aquaviário”, identificada pelo biograma “SQ”.
O evento foi presidido pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cesar de Quadros Küster, e contou com a presença de outras autoridades, dentre as quais o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, o Diretor do Pessoal Militar da Marinha, Vice-Almirante Antônio Reginaldo Pontes Lima Junior, e o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
A nova especialidade foi criada a partir da necessidade da Marinha do Brasil em aprimorar ainda mais a capacitação do pessoal envolvido nas atividades relacionadas à Autoridade Marítima Brasileira, especialmente à inspeção naval, ao resgate e salvamento de pessoas, à fiscalização do tráfego de embarcações em nossas águas, ao Ensino Profissional Marítimo, dentre outras.
Em 2016, já foi iniciado o processo de captação de militares para a primeira turma de “SQ” que, a princípio, será composta por 30 marinheiros, que iniciarão o Curso de Especialização em março de 2017, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, e poderão atuar nas Organizações Militares que compõem o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, tais como Capitanias, Delegacias e Agências, as quais recebem a supervisão funcional da Diretoria de Portos e Costas.
DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil/Diretoria de Portos e Costas
Mais uma especialidade, mais uma OM(?), mais um formulário, mais um protocolo, mais um carimbo, mais uma burocracia… E assim a MB segue em seu inexorável rumo a oficialização para Guarda Costeira Brasileira…
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Lamentável… MB, vc’s estão se enterrando… ou seria se afogando em vc’s mesmos?
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Grande Abraço.
Oganza, as OM de Segurança do Tráfego Aquaviário já existem e essa tarefa sempre fez parte da nossa missão… sem novidades, portanto… a notícia tem a ver com a formação do pessoal… acontece que o povo que serve nessa área, até então, fazia um curso expedito e partia para a faina… aprendia fazendo… isso não é bom… sinceramente, achei ótimo, menos achismo e amadorismo, em que pese o esforço de quem serviu ou serve nesta área… digo isso de carteirinha, participei de um SAR no Solimões, morreram 3 pessoas afogadas, tinha de ver o stress do encarregado… recém chegado, sabia… Read more »
Isso não seria um trabalho de Guarda Costeira?
Blind Mans!
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Pouco interessa de quem seja a tarefa. Se vai ser efetuada por algum orgão público, o dinheiro sai do orçamento do mesmo jeito.
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Oque talvez pudesse ser discutido é se este custo destes serviços não deveria estar coberto pelas taxas portuárias. Eu sei que temos taxas portuárias caríssimas, principalmente devido á ineficiência dos serviços, mas está aí um assunto que poderia ser discutido.
OBS: também seria interessante ter os custos do controle do tráfego aéreo também cobertos pelas taxas aeroportuárias.
XO, por isso coloquei OM(?). Quanto a profissionalização dos que servem nessa tarefa: Perfeito. Minha critica, e vc sabe disso, é que agora estamos profissionalizando uma tarefa que lá no fundo é mais uma que sobrecarrega a MB e tb lá no fundo, não deveria ser da MB, assim como o controle do tráfego aéreo não deveria ser da FAB. – Então sim, na prática será “mais um formulário, mais um protocolo, mais um carimbo, mais uma burocracia…”, dentro de um sistema que o que não falta são etapas burocráticas. – Enfim, não vou aumentar a celeuma, prefiro esperar o… Read more »
Ahhhhh agora sim um reforco para o ComConTram ….
O hoje vice-almirante Puntel foi meu encarregado na fragata Niterói, quando era capitão-tenente, em 1987/1988.
“Isso não seria um trabalho de Guarda Costeira”
Pois é, meu caro. O que temos no Brasil é realmente uma guarda costeira, mas como sempre querem tapar o sol com a velha peneira…
Oganza, “Então sim, na prática será “mais um formulário, mais um protocolo, mais um carimbo, mais uma burocracia…”, dentro de um sistema que o que não falta são etapas burocráticas” – essa burocracia já existe, nada mudou… não vai gerar mais nada… Nao participei do Círio, mas fiz controle de embarcações durante o festival de Parintins em 2010… sinistro também… Dieter, “Pois é, meu caro. O que temos no Brasil é realmente uma guarda costeira, mas como sempre querem tapar o sol com a velha peneira…” – vamos passar isso aí prá quem ? Não há alternativa, pelo menos que… Read more »
XO, só mudando o foco pra variar, mas nem tanto: Coisas como o Círio no Pará ou o Festival de Parintins não podem ser classificados como “sinistro”, não mais… tais coisas são contra a Lei… a maneira como é feita atenta contra todo e qualquer bom censo de segurança e preservação da vida… tais eventos realizados assim são CRIMES. – Na boa e me desculpe, mas nós temos que parar com essa mania de achar o absurdo normal… absurdo é absurdo e ponto. – Ps.:Por vezes Isso me deixa louco aki no Brasil… conversando com familiares eu travo… levanto, vou… Read more »
Desculpe, Oganza, expressei-me de forma errada… o evento é complicadíssimo, daí minha classificação como “sinistro” (notou que sou carioca por essa, né ?). Digo para você, seria muito pior se não houvesse reuniões de planejamento e coordenação, pelo menos na área do 9DN… o problema é que esses são eventos religiosos e da cultura popular, a colaboração com o nosso trabalho não é das melhores, muita gente acha que estamos “atrapalhando”… abraço…
XO,
na Revolta da Vacina tb achavam que estavam “atrapalhando”… é velha história: Nós Brasileiros continua achando que a “ordem dos tratores não alteram o viaduto” – essa é do Pará 🙂
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Ps.: Conheço o problema e as tais reuniões tb… tenho familiares (religiosos) ligados a essa ________, minha avó, em seu tempo, chegou a fazer alguns Mantos da “Santinha”.
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Grande Abraço.
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Realmente para mim é uma grande satisfação em saber que todos êles Eu trabalhei Parabéns a todos e com muitas lembranças “Ao Lima Filho” A todos o meu Bravo Zulu.
essas novas tarefas e departamentos são criados na realidade para abrir vaga para oficiais generais comandarem… ou seja… terá que ter mais uma vaga para promoção de almirante… basta olhar a quantidade de generais, almirantes e brigadeiros nas forças armadas brasileiras… um absurdo… tem oficial general comandando unidade com 200 homens… kkkkkkkkkkk….absurdo total…
Oganza 18 de fevereiro de 2016 at 20:34
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Na boa, essa edição foi engraçada hahaha…
Bardini,
hahahaha foi sim… muito… 🙂
Grande Abraço.
Tudo isso é válido na teoria, entretanto com relaçao ao EPM a MB está sem cumprir seu papel e se falarmos em certificação de marítimos menos ainda. Muitos marítimos estão sem emprego por que a MB está demorando mais de 9 meses em alguns casos para renovar os certificados 1034 e nega o endosso de vários cursos feitos no exterior por bandeiras da white list da IMO. O estranho disso tudo é que os peruanos estão invadindo o Brasil e conseguem endosso 1033 com muita facilidade. Creio que a Marinha por não ter conhecimento de legislacao marítima internacional, em especial… Read more »
Chamou-me a atenção as condecorações que ostentam os oficiais aí da foto!
Parecem que têm um bom tempo de Marinha e dois têm uma medalha e um parece-me que são 3 medalhas. Não são poucas condecorações para muito tempo de serviço?
Isto é assim mesmo?
Eparro, normalmente, usamos todas as condecorações em cerimônias de maior vulto… no dia a dia, por exemplo, eu só uso a Medalha Mérito Marinheiro… abraço…
Até tu Oganza (rs).
XO 22 de fevereiro de 2016 at 11:11
Grato pela atenção XO!
Sabe como é “quem não é do ramo” fica naquela comparação com “filminhos” e aí surgiu a dúvida.
Saudações,
Eu contei 5 Almirantes ou não fui a essa aula de matemática ? Que falta faz navios em ? Falta do que fazer e comandar. Para um lançamento desses um Sub oficial estaria bem representado.
Roberto, Almirantes nao comandam Navios… e todos os que firam citados na reportagem sao Diretores ou Comandantes de OM diretamente ligadas ao evento… abraço…
XO se almirantes não comandam navios vão comandar o que ? Trens ? falo na quantidade de Almirantes ligados ou não a área, falo também da falta de uma esquadra para comandar, como disse um Almirante no dia do combate a Dengue, distribuindo panfleto, ” Na falta de navios vamos a pé ” deu para entender ou ________________? Abraço
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