Míssil antiaéreo Standard SM-6 é testado na função antinavio com sucesso
A Raytheon informou a realização de um teste de lançamento de um míssil antiaéreo Standard SM-6 contra um alvo de superfície. O alvo foi o casco desativado da fragata USS Reuben James (FFG 57) da classe Oliver Hazard Perry (OHP).
O míssil foi disparado pelo destróier de mísseis guiados USS John Paul Jones da classe “Arleigh Burke”, contando com o apoio de outro navio da classe. O teste validou a capacidade anti-superfície (ASuW) do míssil SM-6, herdada do míssil Standard SM-2.
O teste também foi uma demonstração do conceito de “letalidade distribuída” da Marinha dos EUA, que emprega navios em formações dispersas para aumentar o poder ofensivo da força de superfície e o leque de opções para o comandante da força.
Os mísseis SM-6 modificados, que serão comprados nos próximos 5 anos por US$ 2,9 bilhões, darão aos cruzadores e destróieres da US Navy a capacidade de engajamento de alvos de superfície a uma distância de 200 milhas à velocidade de Mach 3.5, além da tradicional defesa antiaérea de área.