Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ pronto para zarpar rumo ao Brasil
O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (ex-Siroco L9012 da Marinha Francesa) foi fotografado ontem (15.3.16) por Norbert Bourhis no porto de Toulon, na França. O navio está pronto para a viagem rumo ao Brasil, que deve começar amanhã, com chegada prevista a Salvador no dia 3 de abril.
O NDM Bahia é um navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, além de amplo convoo e hangar para a operação de helicópteros médios e outras facilidades que o classificam como multipropósito. Ele desloca 12.000 toneladas (a plena carga), tem 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m, capacidade de atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.
A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas). O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.
A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).
FOTOS: www.shipspotting.com / COLABOROU: will26x