NDM ‘Bahia’ (G 40) – Navegando pelo Estreito de Gibraltar

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Imagem do NDM ‘Bahia’ (G 40), demandando o Oceano Atlântico, em navegação, atravessando o Estreito de Gibraltar, na tarde do dia 23/03/2016 (LT), em viagem a caminho de Salvador/BA.

Foto: Daniel Ferro, Gibraltar, 23/03/2016

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Marcelo Moraes

Bicho é imponente!! Que veja e seja bem usado marujos!

Rick

Será que a Marinha tem meios para protegê-lo no mar?

leandro moreira

Referente ao armamento, foi realmente retirado? Parece que tem algum na proa, essa materia ta muito pobre.

Morais

Leandro Moreira, leia a matéria do dia 16 de março e os comentários dos leitores.Divirta-se.

Cláudio Silva

Esta foto deve ter sido tirada de alguma escolta!!!!!!!!!!!

zecaglob

Quando aqui chegar um bichão de quase 300 metros qual será a escolta dele?? Ou só serve mesmo para ficar ao lado de tantos outros no Arsenal de Marinha??

Fernando "Nunão" De Martini

“zecaglob em 23/03/2016 às 22:39 Quando aqui chegar um bichão de quase 300 metros qual será a escolta dele?? Ou só serve mesmo para ficar ao lado de tantos outros no Arsenal de Marinha??” . Zecaglob, bom dia. . Independentemente do equívoco quanto ao comprimento do navio, a resposta à sua primeira pergunta é simples: ele será escoltado pelos navios que forem relacionados na mesma força-tarefa que ele, nas diversas operações em que vai participar. Nenhum navio do tipo, considerado alvo de maior valor, tem uma escolta fixa. . Só para dar um exemplo, o NAM Bahia provavelmente substituirá o… Read more »

zecaglob

Deviam colocar no mastro uma bandeira de uns 10 metros para verem até da Patagonia

Antônio Carlos Alocer

Imponente navio, acredito ser de grande utilidade pra nossa Marinha. Parabéns pela foto, talvez não seja um primor de qualidade mas o mais importante é o que representa.

001augusto

Ao ensejo da discussão e a propósito dos comentários de uma determinada pessoa aqui no Naval em post anterior: está caindo por terra sua alegação de que o navio veio depenado. O lançador SIMBAD do Mistral e os 3 canhões de 20 mm já foram mostrados claramente no navio.

Claudio Montreal

Caro zecaglob.
O navio tem 168 metros de comprimento.

Carlos Alberto Soares

MO 23 de março de 2016 at 22:26
Kkkk …. Rsrsrsrs ….. fio …………

jagderband#44

300 metros? =D=D

jagderband#44

Nunca mais voltará ao Mediterrâneo.

Mario Heredia

Chega ser engraçado voltarem a perguntar pelos armamentos, já falamos tanto a respeito…
O bicho vem com dois 38 e uma 9mm
Quando chegara aqui o Galante vai colocar uma AR15 na proa.
300 metros?!?!?
168 metros é o certo

Gerson Carvalho

O navio vem com dois lançadores de misseis antiaéreos e três canhões de 20mm, Custa entender isso?

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, sem querer bancar o preciosista, mas sugiro que passemos a usar a nomenclatura correta na MB, que é metralhadora. . Quando se supunha que o Siroco ainda era equipado com três canhões de 30mm com os quais serviu a maior parte de seu tempo na Marinha Francesa, podia-se dizer que tinha três canhões. . Agora, que se sabe que esse armamento foi substituído por armas de 20mm na fase final de suas operações na Marinha Francesa, o correto é dizer que são três metralhadoras, ao menos na terminologia da MB. Para a MB, até calibre 25mm, armamento automático de… Read more »

Enedino

Fernando ” Nunão” de Martini. Também sem querer ser preciosista, mas a título de colaboração. A terminologia para metralhadoras, não seria canos e para os canhões, tubos ?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei.

Carlos Alberto Soares

MO,
Belas fotos, mas não suporte os gases expelidos de embarcações, tenho que ficar na proa !
Ugooooooo ……..

Carlos Alberto Soares

* suporto, expelido dos motor(es) …. vai que …………… fio …………

Dranuits

Desculpe pelo lapso do comprimento do navio
Agora 2 fragatas e 1 corveta sei não

leandro moreira

Quem comentou que este navio viria depenado errou feio, kkkkkkk, talvez ele estava torcendo por isso pra poder falar mal, kkkkkkkkk

by mauro

Os campanhas vão ficar bem com este belo navio, viva a MB. Hoje queria muito voltar aquela época em que servi e estudei CIAW, muita faina no A 11, Fragatas e Corvetas. Fico feliz e sei que a MB sera forte de novo.

Alfredo Araujo

Os senhores ouviram falar, ou leram, algo sobre problemas durante a viagem de translado ?
Tenho um amigo que serve no São Paulo, que disse que rolaram algumas panes na viagem de translado…. Radar, inclusive, não funcionava…

Fred

Esse artigo da Janes aponta os sistemas de comunicação, de detecção e de armas que estão no pacote do Bahia. (DRBN 34A navigation radars, a DRBV-21A air search radar with integrated identification friend or foe (IFF) capability, SIGMA 40 inertial navigation system, DIBC 2A fire directors, and HF, VHF, and UHF; 2 lançadores duplos Simbad de mísseis Mistral, metralhadoras .50 e 20mm; Também uma EDCG e duas EDVM)

http://www.janes.com/article/59017/brazil-details-lpd-acquisition-bahia-to-arrive-in-april

Bardini

Aproveitando o gancho da matéria da Janes…
.
“However, the original three 30 mm Single 30 MFCS turrets were replaced by 20 mm turrets, and an undisclosed quantity of MISTRAL very short-range missiles was included.”
.
Acho que o senhor do tempo tem de começar a pensar em um novo nome… Vai que…

souto.

Vamos esperar o navio chegar,agora por favor alguém sabe se o G-28 vai voltar
ao setor operativo,sabem ao menos se seu PMG continua.

souto.

Gente o Bahia é uma boa noticia,mas a MB precisa de navios escoltas urgentemente
vejam em 1994 ela tinha 18 navios escoltas hoje tem apenas 12,e nada se faz para pelo menos amenizar
esse problema,ficou deprimido vendo nossa força naval definhando,será que vão esperar ela morrer?

Dalton

Em 1994 a marinha canadense também contava com 18 combatentes de superfície e ao menos os 3 submarinos que ela possuía, funcionavam, fora a eterna promessa de submarinos nucleares que já havia. . Hoje o número de combatentes de superfície caiu para 12 também e os 4 submarinos passaram anos indisponíveis, viraram até piada em foruns internacionais pelos problemas apresentados. . Pode-se até dizer que os navios canadenses são melhores e mais novos que os da marinha brasileira, mas, vários estão indisponíveis também por conta de modernizações e manutenções e estão divididos entre 2 oceanos e recentemente a marinha canadense… Read more »

Juarez

001augusto 24 de março de 2016 at 0:06 Ao ensejo da discussão e a propósito dos comentários de uma determinada pessoa aqui no Naval em post anterior: está caindo por terra sua alegação de que o navio veio depenado. O lançador SIMBAD do Mistral e os 3 canhões de 20 mm já foram mostrados claramente no navio. Augusto, quem disse fui eu, tenho coragem para assumir o que digo, não me escondo e não abstenho de tentar trazer a verdade, se tu gosta ou não gosta disto é problema teu e se por acaso quiseres resolver pessoalmente comigo estou a… Read more »

Juarez

Bardini 25 de março de 2016 at 12:4Aproveitando o gancho da matéria da Janes… . “However, the original three 30 mm Single 30 MFCS turrets were replaced by 20 mm turrets, and an undisclosed quantity of MISTRAL very short-range missiles was included.” . Acho que o senhor do tempo tem de começar a pensar em um novo nome… Vai qu Não vou precisar, apesar da torcida dos “político, ideologicamente corretos” ser forte, explico A configuração de armamento quando o navio deu baixa não era esta, eram um canhão Breda 30mm, dois 2 GAM BOIA 20mm, três lançadores Simbad e quatro… Read more »

Bardini

Tirando a troca do Breda Mauser por metralhadoras 20 mm, os SIMBAD são os mesmos 2 que operavam quando o navio ainda atendia pelo nome de Siroco. O Foundre que tinha 3 lançadores.
.
Quanto aos equipamentos retirados, acho que já era esperado que certos componentes eletrônicos que poderiam comprometer operações da OTAN e MN fossem retirados…

souto.

Dalton veja que das 12 escoltas que a MB tem 4 estão paradas,2 por PMG a defensora e a Julio de Noronha,pmg intermináveis, e 2 a cv Jaceguai em PME e a Inhauma em PMI que são trabalhos menos complexos que o PMG, mas há mais de 2 anos estaão paradas,para voçes terem uma ideia a Jaceguai era para ter voltado no primeiro semestre de 2015 e a Inhauma no segundo semestro do mesmo ano,pórem ai entra a velha falta de dinheiro,puxa se a MB não consegue colocar esses navios de volta ao setor operativo,como acreditar que a mesma vai… Read more »

Airacobra

Rapaz, tem gente que não entende mesmo, la vem o souto de novo com as mesmas perguntas de sempre, meio disfarçadas, mas as mesmas de sempre, ai meu Deus, e o mais engraçado de tudo é que logo depois que escrevi em outro post, veio o nunão com outro sermão da montanha, e mais outro forista tbm, e logo depois ele meteu a mesma pergunta uns 3 comentarios abaixo, kktbmnão tem jeito mesmo, agora tenho a plena certeza de que se qualquer um tiver alguma noticia não vai falar pra ele só de sacanagem. Como se diz la em Pernambuco… Read more »

souto.

Airacobra estou sendo realista a MB esta fudi….. e voçe como militar sabe disso,e não estou fazendo as mesmas perguntas
estou expondo a situação da atual da MB,me diga eu falei mentira?a armada Argentina está melhor que nós em termos de disponibilidade
de navios escoltas,eles estão fudi… é na força aérea.

Airacobra

souto. 26 de março de 2016 at 0:06
“Vamos esperar o navio chegar,agora por favor alguém sabe se o G-28 vai voltar
ao setor operativo,sabem ao menos se seu PMG continua.”
Citei esse post aqui

Airacobra

Souto. 21 de março de 2016 at 15:57
“Amigo Luiz,uma das prioridades da MB em 2016 é colocar seus meios disponiveis
em operaçao?Se assim for acredito que ate o fim do ano teremos o retorno das corvetas e da fragata
defensora,alem do Mattoso se o mesmo não der baixa,.”

E esse aqui foi no outro post do Bahia, alguns comentarios após o sermão do Nunão.

Juarez

Bardini, a configuração do navio não é a mesma de quando de sua baixa na MN. O canhão Breda proa foi retirado, um lançador Simbad e parte dos sistemas de combate. Deixo bem claro que não sou contra a aquisição deste meio, mas a forma como feita. lembro que são dois navio da classe construídos e que agora com a venda a MB do segundo , as linhas de suprimento serão fechadas e o que já era caro vai ficar mais ainda, pois nem a os Chilenos e nem a MB optaram por contratos de manutenção e serviços com o… Read more »

Juarez

Bardini, outra coisa que me deixa muiiiiiiiito sestroso em relação a esta negociação é a participação direta e ativa de “Johny Walker”, que intermediou a liberação de recursos aos Franceses, via MF para o dow payament, e como todos nós sabemos esta tchurma não faz nada de “grátis”, e ainda de quebra por uma “coincidência do infortúnio” o navio foi batizado com o estado berço político do dito cujo.
Calro são tão somente conjecturas minhas, mas o tempo dirá se as minhas preocupações tem fundamento.

G abraço

Jr

Pois é Juarez, e você sabe qual foi a surpresinha que a Marinha Australiana teve com o Bay depois de adquirido? Ainda bem que eles tiveram a melhor oferta porque se tivéssemos ganho ele estaria encostado na Baia de Guanabara até hoje. “At the end of 2010, Largs Bay was marked as one of the vessels to be removed from service under the Strategic Defence and Security Review. She was offered for sale, with the RAN announced as the successful bidder in April 2011. After modifications to make her more suited for Australian operating conditions, the vessel was commissioned in… Read more »

Bardini

Juarez,
.
Não sou contra você pensar desta forma… Toda unanimidade acaba sendo burra, e de certa forma, seu ponto de vista trouxe animo ao debate.
.
Eu pessoalmente não acho que foi o melhor investimento possível. O navio será muito útil a MB, nem que seja na mara, pois é o que se terá por um bom tempo, mas não vai ser aquele mar de rosas.
.
Quanto ao “Johny Walker” e o resto da cumpanheirada, tudo que esta gente coloca e colocou a mão tem de ser olhado de “cabo a rabo”.

Juarez

JR, é verdade, o navio teve problemas de GG principais, que são itens caros é , mas tem atenuador nesta história, a linha está aberta, porque: Porque ainda tem três navios na ativa da RN, os espanhóis e os Holandeses são primos irmãos deles e portanto tem ESCALA DE PRODUÇÃO, e por isto aconteceu aquele interesse quando a RN colocou o navio a venda. O erro dos Aussies poderá ser o nosso efeito “orloff”, pois não fizeram uma revisão devida no navio antes do recebimento e ainda, não contrataram o CLS, mas acho que eles aprenderam a lição, porque se… Read more »

Juarez

Totalmente off topic mas importante:

Entrei no site oficial da Marinha Canadense e me deparei com a seguinte informação:

Pessoal militar da ativa: 9.000 homens e mulheres
Pessoa civil de apoio: 4000

Em serem totalmente corretas as informações do site, existe algo de errado na marinha que habita a baía da Guanabara.

G abraço

Dalton

Juarez… – o Canadá tem uma população de cerca de 35 milhões de habitantes 2/3 concentrados em apenas duas províncias; – Faz fronteira com um único país…Estados Unidos; – Compare os tipos de navios entre as marinhas…lá muitos navios de pesquisa, por exemplo, não são responsabilidade da marinha canadense aqui “tudo” é da marinha, mas, isso não é culpa da marinha, – Há uma pequena guarda costeira, que opera alguns navios quebra gelos; – O Canadá não possui um corpo de fuzileiros navais; – A marinha canadense está abaixo das necessidades e há uma discussão sobre a possibilidade de aumentar… Read more »

Juarez

Ok Dalton, vamos fazer o seguinte: Vou dar uma “luzinha” como a gente fazia na jipada, vamos multiplicar por três o número da Marinha Canandense,seriam algo como 27.000 homens e mulheres, a MB tem quantos mesmo?????
Temo cisas Dalton que eu concordo contigo, a maioria delas alias, mas esta aí não desce…..

G abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Uma coisa que “engorda” a Marinha do Brasil (MB) em relação a outras marinhas é ter dentro dela o que seria uma guarda-costeira de grande porte, que são os Distritos Navais e seus diversos navios de patrulha. . São seis distritos navais no litoral (cinco deles com grupamentos próprios de patrulha) dividindo entre si 22 meios de patrulha naval (12 NPa classe Grajaú, 4 NPa classe Bracuí, 2 NPa classe Macaé, 3 NPaOc classe Amazonas e 1 corveta classe Imperial Marinheiro), e três distritos navais no interior, dois deles com flotilhas dividindo entre si 12 meios de patrulha fluvial (2… Read more »

Dalton

Juarez… – Navios canadenses de patrulha operam com tripulações que incluem reservistas; – A marinha brasileira tem um NAe e por enquanto não tem permissão de livrar-se dele; – A marinha canadense não tem meios anfíbios, muito menos fuzileiros navais; – Não há navio de socorro de submarinos; – Não há um navio escola do porte do “NE Brasil”; – Os meios de pesquisa provavelmente são operados por universidades ou outras instituições; – Não há navios patrulha fluviais, navios de assistência hospitalar; – A quantidade de navios patrulha da marinha brasileira é maior e os 3 da classe “Amazonas” são… Read more »

Juarez

Dalton, a Marinha Canadense, tem lá seus problema, não tem FNs, ok, a MB tem, ok, para que temos exatamente cerca de 18.000 FNs, se não pretendemos fazer nenhuma operação anfíbia de grande porte??? Aonde vamos levar todo este contingente se temos hoje três navios anfíbio em condições operacionais???? A Marinha Canadense tem cerca 13 ou 14 escoltas, com capacidades superiores as nossas melhores escoltas, as Fragatas Niterói, eles tem hoje 70% de disponibilidade com nove mil homens, a MB tem mesmo quanto de disponibilidade com 50.000 militares???? 40%, e olhe lá. Nunão, aí que está incharam, criaram estruturas esdrúxulas… Read more »

Juarez

Evidentemente Nunão que a minha visão de Marinha pra a MB vai em desacordo com o pensamento reinante na força que privilegia estruturas meio, ociosas, incompetentes, inoperantes e caras para que se possa acomodar um quadro de oficiais superiores composto pro quase NOVENTA almirantes, enquanto aquela marinhoca de fundo quintal chamada Royal Navy tem aproximadamente VINTE E E QUATRO almirantes.
É um pensamento não é mesmo Nunão, um pensamento………..

G abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Juarez, eu coloquei informações para o debate, não estou aqui querendo te achincalhar ou coisa que o valha, pra você vir com essa conversinha de “não é mesmo, Nunão” e outras variações que pratica, como quem faz o papel de único dono da verdade. . Você fica me enquadrando desde um bom tempo, em seus comentários, como se eu fosse um desses sujeitos chapa-branca defensores a todo custo das decisões e estruturas da Marinha como são hoje, de sua quantidade atual de almirantes, de sua estrutura que precisa ser revista, como se estivesse me dando uma lição de moral. Não… Read more »

Juarez

São alguns, não todos os motivos que fazem a marinha brasileira ser maior que a marinha canadense e concordo com o Nunão, se há excesso e provavelmente há não é um exagero enquanto que na marinha canadense falta pessoal.

Dalton, mas AÍ que está, a MB não tem quer maior que a Marinha Canadense, ela tem que ser melhor, e o que é ser melhor?

SER PLENAMENTE OPERACIONAL

G abraço

Dalton

Juarez… a marinha brasileira tem que ser maior que a marinha canadense pelas razões que já expus acima…quando o governo decidir criar uma guarda costeira, contratar civis ex-marinheiros para tripular parte de seus navios, deixar os navios de pesquisa a cargo de universidades e/ou outras instituições e até mesmo criar um orgão que substitua integralmente o auxílio à populações ribeirinhas, toda essa “gente” poderá deixar de ser da marinha e serão pagos mediante a criação de um orçamento separado. . Quanto a fuzileiros navais, apenas uma parte deles, como acontece em outras marinhas, tomam ou tomariam parte em uma operação… Read more »

Juarez

Nunão, ou tu estas com problema de visão ou interpretação, a minha frase final que diz “é um pensamento”, refere-se tão somente a meu pensamento, a minha opinião, em momento algum da narrativa do post e insinuei sequer que tu te alinhas com pensamento chapa branca ou qualquer coisa que o faça, não sou ninguém para enquadrar ninguém aqui, agora minha opinião é esta, não me escondo atrás de nick names, não venho aqui para dar “um tapa” e sair correndo, digo o que penso, baseado na minha experiência de vida militar e agora civil , agradei, que bom, não… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Juarez, como já te escrevi, essa minha percepção vai bem além deste teu último comentário, é coisa de já bastante tempo, e não estou com qualquer problema de visão ou interpretação.
.
Se você não tem percebido suas atitudes, paciência. Aceito tuas explicações de agora, mas deixo claro que minha percepção é essa, não mudo o que te escrevi e, principalmente: meu recado foi dado.