N/M ‘Mercosul Itajaí’, o mais novo Porta Container nacional
O mais novo porta container nacional, N/M “Mercosul Itajaí” (IMO 9697002, ex “Nordpacific”), comissionado em Manaus/AM, após viagem procedente de Guangzhou, P.R.C., no início do mês de fevereiro de 2016, em imagens por ocasião de sua primeira escala comercial na cidade que lhe deu o nome, no dia 19/03/2016.
Após mudança de nome e bandeira, assumiu o Comando o CLC Celso Gomes COUTO, seu primeiro Comandante sob bandeira brasileira e suspendeu para realizar sua primeira viagem comercial, sob bandeira nacional, onde carregou pela primeira vez em portos brasileiros, com destino final a Itajaí.
Sua oficialidade de recebimento (parcial):
- Comandante: CLC Celso Gomes COUTO
- Imediato: CCB Rogério Valois
Comandante CLC Couto, Imto Rogério no Passadiço
O “Nordpacific” foi construído pelo estaleiro Guangzhou Wenchong Shipyard Co. Ltd., Guangzhou, P.R.C., casco nr. GWS448, em novembro de 2015, sob encomenda do armador ER Schiffahrt GmbH & Cie KG, Hambugo, Alemanha.
Principais datas:
- Batimento de quilha: 29/01/2015
- Lançamento: 05/06/2015
- Entrega: 30/11/2015
Durante a finalização de sua construção foi vendido ao armador Royal P&O Nedlloyd NV (Koninklijke P&O Nedlloyd NV), Rotterdam, Holanda (Masersk Line A/S, Copenhagen, Dinamarca), e afretado a caco nú a sua subsidiária Mercosul Line Navegação e Logística Ltda. (Mercosul Line), Santos/SP.
Para ler / saber mais (25 fotos)
Seja bem-vindo Mercosul Itajaí, bons mares e operações tranquilas a toda sua guarnição !
Fotos: Luiz Fernando Nardes, Renan Raul
Do jeito que as coisas vão, o “Mercosul” vai sair e vai ficar só… Itajaí.
Belas fotos, bom texto e 11 meses entre batimento de quilha e entrega.
Até lembra certo país bananico … eu quase ‘si’ confundi … kkkk
Realmente, o prazo de 11 meses entre batimento de quilha é impressionante e demonstra a importância com que os estaleiros tratam a necessária otimização dos custos decorrentes do período de fabricação. Exemplo a ser seguido….
Realmente, exemplo a ser seguido!
Nome justo, partido do fato do porto de itajaí ser o segundo maior do país em movimentação de contêineres.
Rommelqe 27 de março de 2016 at 18:10
Ivan dos mares 27 de março de 2016 at 23:32
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Lá não tem CLT, Sindicato, CUT etc etc etc………
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O trabalho é semi escravo, a grana é planejada e se o orçamento estourar ninguém fica sabendo. A imprensa não é livre e o partidão sempre varre a sujeira para baixo do tapete.
Cerca de 500 milhões de chineses ainda praticam a cultura agro de enxada e tração animal (a principal são seres humanos mesmo).
Prazos curtos deveriam ser a norma.
Não faz sentido passar vários anos construindo um navio.
os coreenses e japonélicos constroem no msmo praso
Carteira de trabalho é algo fascista, impressionante como o socialismo de esquerda esta impregnado.
o Estaleiro eisa, já falecido, uma vez teve de exportar o aço fabricado no Brasil, para depois reimportado pagando menos.Se não me engano este aço foi usado em navios da marinha.
Enquanto o Brasil for um país socialista/ patrimonialista, vamos ficar neste situação..
Uma coisa é certa, a cabotagem precisa ser ainda mais incentivada. É lamentável estarmos passando pelo quê estamos, mas faz parte do processo de aprendizagem e aprimoramento das políticas públicas. Entendo eu que não podemos, mesmo, é retroagirmos à situação da segunda metade da década de 90. É o que penso.
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Até mais!!! 😉