DCNS e ThyssenKrupp concorrem por futuro submarino norueguês

51

030923-N-4307F-011 North Sea (Sept. 23, 2003) -- The Norwegian ULA class submarine Utstein (KNM 302) participates in NATO exercise Odin-One. The Norwegian submarine and other naval vessels joined U.S. active and reserve anti-submarine forces, including the stealth nuclear-powered submarine, USS Seawolf (SSN 21). The mission of the North Sea War-time exercise was to hunt Allied and NATO submarines. During the exercise, the “Emerald Knights” of Helicopter Anti-Submarine Squadron Seventy-Five (HS-75) logged nearly fifty hours of submarine contact within three days and performed countless simulated contacts and kills. Exercise Odin-One represents the strong Allied bond between the U.S. and Norway. U.S. Navy photo. (RELEASED)

classe Ula - ou Tipo 210

A Noruega pré-selecionou dois consórcios na concorrência para a escolha do estaleiro que construirá uma nova frota de submarinos para sua Marinha. Foram selecionadas as empresas DCNS da França e ThyssenKrupp (TKMS) da Alemanha.

“A DCNS e a TKMS são as maiores fabricantes de submarinos na Europa Ocidental. Elas têm uma vasta experiência na construção de submarinos avançados e uma grande capacidade industrial. Os submarinos oferecidos por estas duas empresas são um bom ponto de partida para futuros submarinos da Noruega”, disse o comunicado do Ministério da Defesa em 7 de abril.

Em paralelo à seleção do estaleiro, Oslo está a negociar um acordo de cooperação com várias outras nações que não constroem submarinos para ver se a aquisição conjunta é possível. Há negociações, principalmente com os Países Baixos e com a Polônia, segundo o Ministério da Defesa.

Segundo os planos atuais, a Noruega pretende operar a frota atual (seis submarinos classe Ula – ou Tipo 210) até meados da década de 2020. O programa para substituir os barcos deverá ter mais de 10 anos, com a primeira entrega cerca de sete anos após a assinatura do contrato. O cronograma de entrega subsequente é planejado para se ter um submarino por ano.

DCNS informou que estava oferecendo o seu submarino da classe Scorpene. A Thyssen Krupp não emitiu nenhum comentário imediato.

FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Naval a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments