França entrega primeiro porta-helicópteros da classe ‘Mistral’ ao Egito
CAIRO, 2 de junho – A DCNS da França entregou o primeiro de dois porta-helicópteros da classe “Mistral” para o Egito nesta quinta-feira, informou a empresa de defesa, como parte de um acordo firmado em outubro de 2015.
A cerimônia de transferência de bandeira do porta-helicópteros Gamal Abdel Nasser, que contou com a participação de funcionários navais egípcios e franceses, representa a primeira de várias transferências regulares entre a DCNS e Egito nos próximos anos.
A DCNS diz que está programada para entregar, pelo menos, sete navios de combate para o Egito até 2020.
Os navios foram originalmente construídos para a Marinha Russa como parte de um acordo de US$ 1,3 bilhão de aquisição de armas com Moscou que a França encerrou em agosto de 2015, após a anexação pela Rússia do território ucraniano na Crimeia.
A França pagou cerca de US$ 1 bilhão em indenização por rescisão do contrato.
Os porta-helicópteros de assalto anfíbio da classe Mistral podem transportar uma combinação de 16 helicópteros Ka-27 Kamov e Ka-29 Kamov Helix antissubmarino e helicópteros de ataque Ka-52 Alligator.
A Rússia vai fornecer helicópteros e outros equipamentos para o Egito para uso a bordo dos navios.
O Gamal Abdel Nasser vai deixar o porto de Saint-Nazaire, no oeste da França nos próximos dias com os seus navios de apoio: duas embarcações de desembarque de nova geração e uma embarcação rápida de desembarque anfíbio, de acordo com a DCNS.
Antes de seguir para seu porto de origem em Alexandria, a navio vai participar de um exercício conjunto com a Marinha Francesa.
Marinheiros egípcios estiveram em Saint-Nazaire desde fevereiro para o treinamento no LHD Nasser.