Governo suspende leilão para arrendamento de Terminal Portuário no PA
BRASÍLIA – O governo anunciou na noite de ontem, segunda-feira, a suspensão do leilão de arrendamento de área para um terminal de fertilizantes no Porto de Santarém (PA). A licitação estava marcada para a próxima sexta-feira.
Os certames de outros cinco terminais portuários para grãos no Pará — em Barcarena, Santarém e Outeiro — já haviam sido adiados na semana passada. Fortes dúvidas pairavam no mercado sobre a existência de interessados.
“A modelagem dos editais deverá ser ajustada com o objetivo de melhor atender à demanda atual”, informa uma nota divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Não foi divulgada nova data para o leilão.
A suspensão revela uma atitude de cautela do governo, que preferiu não assumir o risco de uma disputa sem propostas. O setor privado vem pedindo mudanças nas regras. O leilão deveria ter ocorrido originalmente em março, ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff, e foi adiado por causa das incertezas políticas.
FONTE: Valor Econômico
Parabéns pois poderia ser no final mais um arrematado por Chineses…deveriam ser revistas outros Leilões pois tem muito coelho ainda nesta cartola…
Além disso ,quando a BR 163 estará completamente pronta até Santarém e quando se terá uma Ferrovia chegando até este Porto ? É uma Vergonha que ONGs , todas financiadas para agirem contra os nossos interesses continuem tendo Força !!
jose luiz esposito nunca chegará a Santarém. A concessão da rodovia Santarém-Cuiabá BR-163 chegará somente até o Porto de Miritituba. Aqui, em Santarém, diz-se que há uma disputa comercial entre as empresas graneleiras Amaggi e Cargill.
Por favor poderia dar uma localização do porto de Mirituba
Seria um terminal, pertencente a um porto organizado ?
MO, o “porto” de Miritituba fica na pequena vila de Miritituba que faz parte do Município de Itaituba. Realmente não existe um porto organizado, somente estações de transbordo de carga.
A ideia é construir 26 desse ETC e criar um complexo com 5 pátios.
Em Santarém a Cargill construiu um terminal graneleiro no Porto Organizado da cidade.
http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/ra/grande/Pub/GP/p3/2014/07/22/Agronegocio/Imagens/Vivo/2014_07_arco-norte1.jpg
Obrigado Romário, então o “porto” é um terminal independente
De um certo tempo para cá aumentaram muito as inte de carregamento de soja por portos e terminais no Norte mas nao sao muito divulgados aqui pra baixo
Queira Deus que não faça parte de um ” Porto Organizado”, pois igual a CODESP que não funciona e atrapalha o empresariado, estamos ” turgidos”…
So que NENHUM PORTO esta fora de um porto organizado …
Caro MO, o jogo de interesses é complicado. Toda a produção do Centro Oeste e Mapito (MA, PI, TO) escoria de forma mais barata e rápida pelo Norte via Rodovia Cuiabá-Santarém, e as Hidrovias Araguaia-Tocantins e do Tapajós… mas as ONG’s e interesses afins “não deixam”, por exemplo, dinamitar umas pedrinhas para viabilizar as hidrovias… Santos, Paranaguá e Candeias (BA) estão a mais de 15 anos sobrecarregadas pela burocracia e uma malha logística defasada. – Plantar no Norte é em média 5-15% mais caro por hectare (correção por calagem), mas a terra é 1000% mais barata e as distâncias, por… Read more »
Vdd Oganza, vez por outra vejo um graneleiro embarcando soja em cada local que jamais imaginei que iria um graneleiro para embarque de grãos
abs
Só por questão de atualização. Essa é uma imagem mais atual do porto de santarém .
–
Boa tarde a todos.
http://i50.tinypic.com/25f3czc.jpg