Grécia recebe os dois últimos submarinos Type 214
A Marinha Helênica incorporou oficialmente em 23 de junho seus dois últimos submarinos de ataque Type 214HN, de propulsão diesel-elétrica e AIP.
A cerimônia de hasteamento da bandeira para o HS Matrozos (S-122) e HS Katsonis (S-123) no Estaleiro Skaramangas em Atenas finalmente concluiu o conturbado programa Arquimedes da Grécia, que demorou 15 anos para ser completado.
O HS Matrozos, cuja quilha foi batida nos estaleiros Skaramangas em março de 2003, foi lançado em fevereiro de 2015 e está em operação desde março de 2016. O HS Katsonis, cuja quilha foi batida em março de 2004, está previsto para testes de aceitação de mar e deve ser entregue à frota até o final do ano.
A Grécia assinou um contrato para o programa Archimedes em fevereiro de 2000; inicialmente para três submarinos Type 214HN, posteriormente aumentado para quatro unidades. O navio líder, HS Papanikolis (S-120) foi construído pela então HDW (agora TKMS) em Kiel, na Alemanha, e os outros três foram construídos no Skaramangas Shipyards.
O programa foi marcado por atrasos significativos devido a revisões técnicas; mudança de propriedade do estaleiro, por parte do Estado grego para Abu-Dhabi Mar/TKMS; e acusações de corrupção.
Apesar dos problemas com o programa, a Grécia tem agora uma impressionante frota de 11 submarinos, incluindo os quatro Type 214HN, quatro Type 209/1200 (um dos quais foi atualizado e equipado com propulsão independente do ar) e três do Type 209/1100s.
FONTE: IHS Jane’s