RIMPAC 2016: navios atracados em Pearl Harbor
Na última quarta-feira, 6 de julho, a Marinha dos EUA (USN) divulgou quatro fotos aéreas da Base Aeronaval (conjunta) de Pearl Harbor-Hickam, no Hawai, em que se vê navios de diversas nacionalidades atracados para o exercício RIMPAC 2016 (Rim of the Pacific). Para acessar as fotos originais, clique no link acima.
No total, vinte e seis nações, mais de 40 navios e submarinos, mais de 200 aeronaves e 25.000 pessoas participam desta edição, com duração prevista de pouco mais de um mês (entre 30 de junho e 3 de agosto), na área marítima ao redor das ilhas do Hawai e entre estas e a costa do estado da California (EUA). Trata-se da 25ª edição do exercício, iniciado em 1971.
Reproduzimos aqui as quatro imagens (reduzidas para não pesar demais a abertura da página e com alguns cortes em áreas distorcidas nos cantos) e ampliamos algumas áreas das mesmas, para facilitar a visão dos detalhes de vários dos navios retratados.
Os leitores mais atentos perceberão a presença, além dos óbvios navios da USN, de meios enviados por marinhas como as da França, Chile, Japão, Canadá, Austrália, entre outros. Para quem estiver com tempo sobrando no final de semana, as imagens são uma boa oportunidade de exercitar a capacidade de identificação das várias classes mostradas aqui.
VEJA TAMBÉM:
- 42 navios posam para fotos no exercício RIMPAC 2014
- China participará pela primeira vez do RIMPAC em 2014
- Submarino Type 209 da Marinha Sul-Coreana na RIMPAC 2012
- Opinião estrangeira – RIMPAC-2012: Rússia a caminho da OTAN?
- Lançamento de torpedo de combate na RIMPAC 2012 pelo submarino HMCS Victoria
- USS Nimitz é abastecido com biocombustível durante RIMPAC 2012
- Fotex na RIMPAC 2010
- PHOTEX na RIMPAC08
- Fragata chilena na RIMPAC08
- Austrália testa submarino modernizado na RIMPAC08
- Navios da JMSDF em Pearl Harbor