RIMPAC 2016: mais fotos do exercício internacional no Pacífico
Ao longo da semana, a Marinha dos EUA (USN) divulgou mais fotos do exercício marítimo internacional RIMPAC 2016 (Rim of the Pacific), do qual já mostramos imagens em matéria anterior do Poder Naval (clique aqui para acessar).
Entre as fotos divulgadas recentemente, podem ser vistos em manobras conjuntas navios como a fragata Hengshui (572) e o contratorpedeiro / destróier de mísseis guiados Xian (153) da Marinha Chinesa, a fragata de vigilância Prairial (F 731) da classe “Floreal” da Marinha Francesa e a corveta KRI Diponegoro (365), líder de sua classe na Marinha da República da Indonésia. Também vemos o destróier de mísseis guiados USS Stockdale (DDG 106) da Marinha dos EUA se aproximando de navio de apoio logístico da Marinha Chinesa, o Gaoyouhu (966).
Manobrando em conjunto, também são vistos o navio de contramedidas de minagem USS Champion (MCM 4), o navio de desembarque-doca USS Pearl Harbor (LSD 52) e o navio de combate litorâneo Freedom (LCS 1), da Marinha dos EUA (USN), além dos navios de defesa costeira HMCS Yellowknife (MM 706) e HMCS Saskatoon (MM 709) da classe “Kingston”, da Marinha Real do Canadá.
Os navios são sobrevoados por três helicópteros MH-53E Sea Dragon operando no Esquadrão de Contramedidas de Minagem (HM) 14.
A série publicada aqui inclui imagens divulgadas em 14 de julho do lançamento de míssil antinavio RGM-84 Harpoon, pelo cruzador de mísseis guiados USS Princeton (CG 59) da USN, como parte de um SINKEX (international sinking exercise), exercício de afundamento de um navio-alvo, em proveito do exercício RIMPAC 2016.
Aeronaves e treinamentos antiaéreos também fazem parte do RIMPAC 2016, comas fotos mostrando o disparo de sistema de armas de defesa aproximada Phalanx do cruzador de mísseis guiados USS Mobile Bay (CG 53), da USN. Outras imagens mostram caças F/A-18 Super Hornet fazendo toque e arremetida e sobrevoo do navio aeródromo de propulsão nuclear USS John C. Stennis (CVN 74), também da USN.
Falando no USS John C. Stennis, no dia 14 foi divulgada foto do pouso em seu convoo de MV-22 Osprey do Esquadrão VMM 161 da USN, trazendo a bordo o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. Outras imagens publicadas nesta semana mostram o navio de combate litorâneo USS Coronado (LCS 4) da USN navegando em Pearl Harbor, de onde parte também o navio de assalto anfíbio USS America (LHA 6), também da Marinha dos EUA, sendo visto de seu convoo encouraçado Missouri, da Segunda Guerra Mundial, que é um memorial / navio-museu.
Vinte e seis países participam do exercício RIMPAC 2016, somando mais de 40 navios e submarinos, mais de 200 aeronaves e cerca de 25.000 militares, em operações programadas para o período entre 30 de junho e 4 de agosto, entre as ilhas do Hawai e o sul da California, no Oceano Pacífico. O RIMPAC, considerado o maior exercício marítimo internacional do mundo, é realizado desde 1971, sendo esta a sua 25ª edição. Abaixo, infográfico (em inglês) divulgado pela USN sobre o RIMPAC 2016, com mais informações.
VEJA TAMBÉM:
- RIMPAC 2016: navios atracados em Pearl Harbor
- 42 navios posam para fotos no exercício RIMPAC 2014
- China participará pela primeira vez do RIMPAC em 2014
- Submarino Type 209 da Marinha Sul-Coreana na RIMPAC 2012
- Opinião estrangeira – RIMPAC-2012: Rússia a caminho da OTAN?
- Lançamento de torpedo de combate na RIMPAC 2012 pelo submarino HMCS Victoria
- USS Nimitz é abastecido com biocombustível durante RIMPAC 2012
- Fotex na RIMPAC 2010
- PHOTEX na RIMPAC08
- Fragata chilena na RIMPAC08
- Austrália testa submarino modernizado na RIMPAC08
- Navios da JMSDF em Pearl Harbor
- SINKEX: HS ‘Kos’ (L116), ex-USS ‘Whitfield County’ (LST1169)
- SINKEX na RIMPAC 2010
- Sinkex na Grécia, com Exocet MM-40
- Sinkex na UNITAS Gold
- O condenado e seu algoz
- Duro de matar