Há 73 anos era afundado o submarino alemão U-513 no litoral de Santa Catarina

17
Type IX-C
Type IX-C

Em 19 de julho de 1943, o submarino alemão (U-boat) U-513 foi atacado e afundado por um hidroavião de patrulha PBM do Esquadrão VP-74 da Marinha dos Estados Unidos.

U-513 partindo para sua missão no Atlântico Sul da qual não voltaria
U-513 partindo para sua missão no Atlântico Sul da qual não voltaria

O U-513 Type IX-C afundou nas imediações de São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina, por cargas de profundidade. Desaparecem com o U-boat 46 tripulantes, sobreviveram 7 entre eles o comandante Kptlt. Friedrich Guggenberger. O submarino foi redescoberto em 14 de julho de 2011, à profundidade de 135 m, por Vilfredo Schürmann da Família Schürmann e pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí.

Durante a Segunda Guerra Mundial, 11 submarinos inimigos foram atacados e afundados na costa do Brasil, pela aviação americana e brasileira.

Ao longo de três anos, 71 navios foram atacados em águas brasileiras por submarinos do Eixo. No total, o país perdeu mais de 30 navios ao redor do mundo na Batalha do Atlântico Sul, a maior parte deles no próprio litoral, a um custo de quase 1.500 vidas. A declaração de guerra veio em agosto de 1942, quando o submarino alemão U-507 afundou seis navios e matou 627 pessoas em apenas três dias.

Um PBM Mariner no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra. Um avião do mesmo modelo atacou o U-513 no litoral de Santa Catarina
Um PBM Mariner da USN no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra. Um avião do mesmo modelo atacou o U-513 no litoral de Santa Catarina

Veja abaixo, o mapa da atividade submarina alemã e italiana na costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial

mapa-atividade-submarina-na-costa-brasileira

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments