Sem dinheiro, Reino Unido atrasa mais ainda o programa das fragatas Type 26
O almirante Lord West (ex-First Lord of the Sea) disse no mês passado à Comissão de Defesa na Câmara dos Comuns que o corte de aço das novas fragatas Type 26 tinha sido adiado porque “não há quase nenhum dinheiro disponível este ano, e estamos realmente amarrados no próximo ano” .
Mas o chefe-executivo para equipamentos do MoD, Tony Douglas, disse à comissão que nenhuma data de início tinha sido definida porque o design dos navios de guerra estava apenas 60% completo.
O ministro da Defesa Harriett Baldwin negou que os fornecedores envolvidos no programa de £ 8 bilhões tenham sido instruídos para ficar na “naftalina” com suas contribuições por até três anos.
O presidente da Comissão de Defesa Julian Lewis alertou que os atrasos na obtenção dos navios de guerra estado-da-arte pode acabar custando dinheiro, bem como o tempo de operação das fragatas Type 23 poderá ter que ser estendido.
“Não é melhor economizar agora e, depois, acabar gastando algo como 50-60% a mais sobre o projeto, como aconteceu com os porta-aviões”, disse Lewis.
Os membros da indústria e especialistas haviam dito à comissão que havia um déficit de cerca de £ 750 milhões nos montantes necessários para avançar com a construção, disse ele, acrescentando: “Nós acreditamos que se o dinheiro disponível, este programa poderia começar muito em breve. ”
Mas o Sr. Douglas disse que o dinheiro não era o problema, pois o Ministério da Defesa ainda estava negociando com a BAE Systems sobre o design final de sistemas de comunicações do navio e redes de computadores.
Cerca de £ 1,8 bilhão já havia sido comprometido com elementos de longo tempo de produção do projeto, disse ele.
Douglas se recusou a dizer quando o Governo estaria em uma posição para determinar uma data de início para a construção, mas disse que isso deve ocorrer em “curto prazo”.
FONTE: Herald Scotland
NOTA DO PODER NAVAL: segundo alguns analistas, a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) deverá elevar o custo de equipamentos adquiridos nos EUA em 15%, o que certamente elevará ainda mais os custos das Type 26.