Corveta ‘Caboclo’ apoia pesquisas na Ilha da Trindade
A Corveta “Caboclo”, navio integrante do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, realizou, entre os dias 29 de junho e 8 de julho, a 5ª expedição do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (Protrindade), no ano de 2016. A viagem teve o objetivo de transportar pesquisadores que realizam estudos na Ilha da Trindade, localizada no Oceano Atlântico Ocidental, a cerca de 1.170 km da costa brasileira, na altura da cidade de Vitória (ES).
A “Caboclo” desatracou da Base Naval de Aratu, na Bahia, com cinco pesquisadores a bordo e, no retorno, trouxe 10 pesquisadores, que desembarcaram em Ilhéus, no sul da Bahia. Doutor em biotecnologia, o pesquisador Gideão Wagner Costa destacou a importância das expedições do Protrindade. “Muitas universidades não têm condições de prestar o apoio de transporte para ilhas oceânicas, então o auxílio da Marinha é fundamental para o conhecimento sobre a biodiversidade dos nossos mares”.
A Ilha da Trindade é um bem da União, administrado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, que mantém no local uma guarnição permanente para operar o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT). O POIT fornece, diariamente, informações meteorológicas para diversos centros de previsão no continente e sua guarnição também presta apoio aos pesquisadores que realizam estudos na ilha, por meio do Protrindade, que é coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
Conheça o histórico da corveta Caboclo no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB clicando aqui.
FONTE: MB