Navio Escola Brasil realiza a 30ª viagem de instrução de Guardas-Marinha
Foi realizada, no dia 18 de julho, a cerimônia militar de despedida do Navio Escola (NE) “Brasil” (U27), que realizará a 30ª viagem de instrução de Guardas-Marinha. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e de membros do Almirantado, a bordo do navio, que estava atracado na Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, Niterói (RJ).
A viagem tem o propósito de complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos na Escola Naval, bem como aprimorar a formação profissional dos futuros Oficiais, com destaque na adaptação da vida a bordo.
Durante pronunciamento, o Comandante da Marinha destacou a importância da viagem como complemento às atividades ministradas em sala de aula. “Somente esta viagem permitirá que esses jovens orientem-se pelas estrelas, analisem as variações climáticas, pratiquem a navegação em águas restritas, planejem e avaliem as derrotas entre os portos. Isso fará com que sintam prazer pela rotina de bordo”, declarou o Almirante.’
O NE “Brasil” conta com uma tripulação de 200 Guardas-Marinha, 30 Oficiais, 218 Praças e 14 convidados, todos sob o comando do Capitão de Mar e Guerra José Luiz Ferreira Canela.
Este ano, o navio visitará 18 portos, sendo dois nacionais. Ao todo serão 148 dias de viagem, passando pelas cidades de Salvador (BA), Las Palmas (Espanha), Sète (França), Mônaco, Civitavecchia (Itália), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugual), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), São Petesburgo (Rússia), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda), Le Havre (França), Baltimore (EUA) e Jacksonville (EUA), Havana (Cuba), Kingston (Jamaica), Cartagena (Colômbia) e Fortaleza (CE).
O navio suspendeu no dia 24 de julho e seu retorno ao Rio de Janeiro está previsto para o dia 18 de dezembro deste ano.
NOTA DO PODER NAVAL: O Navio Escola Brasil – U 27, foi o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao nosso país. Foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ e seu projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval – DEN a partir do casco das fragatas classe MK 10.
Na concepção original, o NE Brasil teria um canhão de 76 mm na proa, mas por medida de economia (sempre ela), este armamento foi eliminado e permaneceram apenas dois canhões de 40 mm e 4 canhões de salva de 47 mm.
Conheça mais sobre a história do Navio-Escola Brasil no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB, clicando aqui.
FONTE: MB