Navio de Pesquisas ‘Vital de Oliveira’ vasculha o fundo do mar na área do acidente
Ontem e hoje o Navio de Pesquisas Hidroceonográfico (NPqHO) Vital de Oliveira efetuou busca no fundo do mar na área do acidente com o caça AF-1B Skyhawk, que caiu na terça-feira (26.07) depois de colidir em voo com outra aeronave do mesmo tipo durante exercícios de ataque à superfície com a fragata Liberal (F43).
No aplicativo MarineTraffic é possível visualizar a rota registrada do Vital de Oliveira em zigue-zague, possivelmente usando seu sonar de alta resolução para imagear o leito marinho. Clique nas imagens para ampliar.
Observar que a área onde a busca está sendo feita não é muito distante da costa.
olha, achei que o Felinto Perry tinha mais capacidade de busca submarina por ser um socorro submarino que o Vital de Oliveira
Os Embraer RC-99, nao podem ajudar?
Pessoal Por favor, os nossos submarinos não poderiam ajudar? Pergunto isso por que me lembro de uma notícia dos EUA utilizarem um dos seus submarinos para localizar a caixa preta de um dos aviões da Malásia Air Lines, penso eu que se dá para achar uma caixa preta de um avião ou partes do avião nossos submarinos não conseguiriam? Isso caso tenhamos algum operacional… E os P3 da FAB não conseguem detectar um submarino a tantos metros de profundidade?? Por que não utilizar? Não estou querendo encontrar só a aeronave, mas acho que as respostas do o que aconteceu podem… Read more »
Isso está pior do que o helicóptero do Ulisses. Coitado do piloto. Mas é um acidente um tanto estranho.
nada ainda do piloto?
Só como exemplo…Em 2009, dois Rafales que retornavam ao NAe Charles De Gaulle colidiram, ambos os pilotos veteranos, um deles ejetou e foi recuperado. Mesmo a colisão ocorrendo não muito distante do NAe e cerca de 30 kms da costa francesa no Mediterrâneo uma semana se passou até que a aeronave com o corpo do piloto dentro fosse encontrada e quase não foi encontrada pois as buscas estavam para ser encerradas. . Quanto a submarinos auxiliarem nas buscas o exemplo dado acima pelo Léo.no caso da aeronave da Malásia, um submarino britânico foi desviado para à área para ajudar nas… Read more »
Dalton
Muito obrigado pelos esclarecimentos!!! Como sempre o Senhor dando uma aula e trazendo luz aos leigos.
Desculpa a pergunta de leigo, mas sei que apesar de diversas variáveis, como salinidade; profundidade, etc o sonar de um submarino não ajudaria a achar?
Se trabalham com a hipótese de ejeção, seria mais racional acompanhar o vento de superfície e procura-lo lá na Bacia de Campos. SAR no mar, tempo é fator super crítico.
A marinha ja achou o caça, e esta esperando poeira abaixar para removê-lo do fundo do mar.
Rafael, a Marinha ainda não achou o caça. O Vital de Oliveira continua hoje a fazer a varredura do fundo do mar à procura do avião:
http://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-42.5/centery:-23.0/zoom:13
Tudo bem, suponhamos que a aeronave ainda não foi localizada, é muito estranho toda essa demora, a Petrobras localiza poços de petróleo a 1500 metros de profundidade em águas profundas, e a marinha de guerra com toda sua tecnologia ainda não localizou um avião a 60 metros de profundidade? Por que no dia seguinte da queda do caça, a marinha suspendeu o apoio dos mergulhadores do corpo de bombeiros e optou apenas por deixar seus próprios mergulhadores no local, e isolou o todo o perímetro da queda? Ela achou o que ? Que o tráfego de navios mercantes no local… Read more »
Alguém tem notícias do caça da marinha e do piloto?
??