A Marinha dos EUA realizou o primeiro lançamento de míssil antinavio Harpoon BlocK IC a partir de um LCS durante o exercício RIMPAC 2016. O teste validou o funcionamento do Harpoon a bordo de um LCS e forneceu dados de engenharia, que vão auxiliar nas futuras atualizações do navio.

O míssil integra o conceito de “letalidade distribuída” para fortalecer o poder naval, disse a Marinha. O sistema do Harpoon foi incorporado no LCS em menos de quatro meses.

O Harpoon é uma arma para qualquer tempo projetada para executar missões anti-navio contra uma série de alvos de superfície. Ele pode ser lançado a partir de navios de superfície, submarinos e aviões, e é usado em 50 cruzadores e destróieres da Marinha.

O teste foi parte de uma estratégia maior da Marinha para aumentar a letalidade e capacidade de sobrevivência dos LCS.

Enquanto a demonstração representa o primeiro teste “over-the-horizon” do Harpoon em um LCS da classe “Independence”, a Marinha disse que ainda não foi tomada qualquer decisão em relação ao míssil que será integrado na plataforma LCS. O outro míssil cogitado é o NSM – Naval Strike Missile, da Kongsberg Defence & Aerospace.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments