Localizador de caça que sumiu após acidente não emitiu sinais, diz Marinha

35

AF-1 Skyhawk 1011

Aeronave tinha dois equipamentos PLB; piloto está desaparecido no RJ. Buscas se concentram na costa de Saquarema há uma semana

Fernanda Soares e Gustavo Garcia

ClippingNEWS-PAA Marinha do Brasil revelou nesta terça-feira (2) que a aeronave que desapareceu após um acidente durante um treinamento na costa de Saquarema, Região dos Lagos, há uma semana, não possuía GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global). O órgão faz buscas pelo piloto com o apoio do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Marinha, o caça AF-1 Skyhawk tinha dois dispositivos Personal Locator Beacon (PLB), espécie de localizador para o piloto, mas “até o presente momento, não foi detectado qualquer sinal proveniente desses equipamentos”.

Os equipamentos estavam instalados no colete e no assento ejetável. O primeiro funciona por acionamento manual, enquanto o do assento tem acionamento automático durante a ejeção. Segundo a Marinha, a aeronave era vista nos radares do mapa aéreo brasileiro e sumiu no ponto da queda, em Saquarema. O acidente aconteceu quando dois caças que realizavam um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície se chocaram no ar, segundo o órgão.

Nenhum vestígio ou destroço da aeronave foi encontrado até o momento, segundo a Marinha, que também não divulgou o nome do piloto. De acordo com o órgão, que abriu um Inquérito Policial Militar, também não há avanços na investigação sobre as causas que levaram ao choque das aeronaves. O prazo para a apresentação de um parecer é de até 60 dias após a abertura do processo, no dia 27.

As condições do mar de ressaca dificultam os trabalhos das equipes de busca e salvamento, mas a Marinha segue com o trabalho sem interrupção na costa da Praia de Jaconé. O militar decolou com a aeronave em São Pedro da Aldeia na tarde de terça-feira (26) e não retornou. O órgão afirma que a queda foi vista pelo piloto do outro caça AF-1 Skyhawk, que também participava do treinamento e se envolveu no acidente. Ele retornou com segurança para a Base Aérea Naval.

Navio-sonda
O navio-sonda de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, atua próximo à costa de Saquarema desde a quarta-feira (27) junto com outras embarcações. Helicópteros estão sobrevoando o mar para tentar encontrar vestígios do caça. Agentes dos bombeiros fazem varreduras na areia com quadriciclos.

O navio tem 78 metros de comprimento, possui cinco laboratórios e tem capacidade para 130 pessoas.

Entre os equipamentos estão ecobatímetros multifeixe, perfilador de velocidade do som e sonar de varredura lateral. A embarcação pode ser operada remotamente.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

Mais uma vez fica provado que a MB esta totalmente sucateada !!!!!!!!!!
ai alguma anta vem e fala em gastar U$ 300 milhões em 4 navios… teremos sorte se ficar pronto um submarino…. me da nojo esse tipo de gente que so visa o “lucro” e foda#*&^ o resto….
lamentável o descaso…

Bardini

Baita localizador… Quantas ATMs será que está porcaria aguenta? Era “aprova d´agua” pelo menos?

John Paul Jones

E isso aí Wolf, estamos gastando bilhões para ter 1 SNBR e 04 Scorpenes e mais 05 SB 209 e não temos dinheiro para investir em um navio de salvamento novo e um sistema moderno de busca e resgate !!! O Felinto Perry tem problemas de maquinas, seu sistema de mergulho saturado tem limitações, seu sino de mergulho saturado não está totalmente operativo, seus ROV estão inoperantes e não vou nem comentar sobre o sino de resgate de submarinos. Para piorar o quadro o Centro Hiperbarico não teve a sua parceria renovada com a Petrobras e terá sérios problemas de… Read more »

John Paul Jones

Antes que alguém diga que o Vital de Oliveira tem um ROV informo que não é um ROV preparado para a Intervenção e resgate, ROV para este tipo de trabalho tem braços e ferramentas especificas e é classificado como IROV (Intervention ROV)>

horatio nelson

“eu penso que há grande possibilidade da aeronave ter se desintegrado quando bateu na água deve ter partido em varios pedaços“ especialista alexandre galante

Wendel Carvalho

Off topic: Parabéns ao Alexandre Galante pela matéria no G1!

MO

Carai Bozoh, acho queo cara que queria dar ntrevista, pediu, se ofereceu e não deram bola pra ele tem dor de cotovelo por vc … alias kkkk comentarios manes, uma fala até qe o problema é da Aeronáutica …… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Madmax

Tristeza.

Jagderband#44

Talvez outros marinheiros morram antes da marinha perceber os erros que cometeu…

Farias Cardoso

É nisso que dá comprar sucata.

João Bosco

Essas aeronaves já deveriam ter sido aposentadas há muito tempo, e como diz o wolf22, uma marinha totalmente sucateada, que mal consegue se manter…… Assim como a FAB e o EB.

Rodrigo Maçolla

parabéns !!! Alexandre Galante pela entrevista ao G1 , muito bom A principio a idade da aeronave não tem nada a ver com o acidente …. É triste mais os dois PLB não mandaram sinal porque não deu tempo de o piloto acionar, nem o manual nem o automático funcionou…. este não funcionou porque tudo indica que não teve ejeção, o piloto mergulhou junto com o avião no mar…. Uma pena, mais é sempre o risco de ser um piloto naval ou não, Só questiono esta afirmação do G1: “Nenhum vestígio ou destroço da aeronave foi encontrado até o momento”… Read more »

Marcelo Andrade

Valeu Rodrigo e Galante, por seus comentários coerentes e técnicos, ao contrário de outros aqui que aproveitam e sem conhecer nada , falam mal da nossas FFAA

O que alguém que tem nome de Destróier americano sabe sobre a nossa Marinha?? Me poupem!!!

Antonio Cançado

Lembram das minhas críticas quanto ao desperdício que era a modernização desses aviões? Pois é…

EduardoSP

Marcelo Andrade,

Se vc se refere ao John Paul Jones, creio que o nome apenas circunstancialmente coincide com um navio americano.

Na verdade a referência é ao almirante herói da guerra de independencia e patrono da marinha americana (e que também lutou pela Rússia – ele teve uma vida bem interessante e morreu jovem).

Quanto a saber sobre a marinha, por outros comentários parece que nosso colega é oficial da MB, mas na internet não dá para garantir.

Confere JPJ?

John Paul Jones

Obrigado Eduardo pelo seu gentil comentário !!!. Aliás, eu aqui apenas comento e falo sobre instituições, jamais sobre pessoas …. Não vou também comentar a ignorância de quem sabe apenas que JPJ é o nome de um navio americano. JPJ é considerado o patrono da US Navy apesar de não existir esta honraria lá pois eles tb incensam o Alte. Chester Nimitz, segue abaixo uma pequena biografia dele: JPJ era escocês e Ingressou na Marinha Real Britânica em 1770, mas acusado de participar de um motim teve que fugir para a América, três anos depois. Na US Navy era considerado… Read more »

XO

Até que seja esclarecido o que ocorreu, não adianta muito falar… o fator material contribuiu ? o garoto estava consciente após o impacto ? Teve condições de ejetar ? Criticar a modernizacao, nesse momento, não é adequado… quantos outros fatores podem ter contribuido, sabe-se lá .. acidente aeronautico ocorre como pedras de domino caindo, não ocorre do nada, isoladamente…

John Paul Jones

concordo XO mas na busca e intervenção estamos completamente despreparados …

Luciano

Finalmente deram algumas informações mais precisas sobre o ocorrido, mesmo assim ainda temos muitas interrogações. E o depoimento do outro piloto? E os tripulantes da Liberal, o que relataram?

XO

Luciano, o que o piloto e o pessoal de serviço na Liberal quando ocorreu o acidente sabem ou relataram certamente fazem parte do IPM e do relatorio de acidente aeronautico… mas não devem ser divulgados até o termino desses procedimentos…

XO

JPJ, não sei dizer… os SAR que fiz no P51 e P32 foram bem diferentes…

Carlos Miguez _BH

Lembrei-me de um caso real, ocorrido há mais de 20/25 anos e relatado nos telejornais da época: um banhista, um tanto entusiasmado, afastou-se irresponsavelmente da praia na Ponta do Arpoador. Uma corrente marítima ” o pegou” e ele foi afastando-se rapidamente da orla, sem nada poder fazer. Trinta e seis (isto mesmo 36) horas depois, já na noite do outro dia, a “corrente” aproximou-se da orla; vendo as luzes o desesperado nadou pela vida com suas últimas forças para a segurança da praia. Exausto chegou pouco antes do centro de Saquarema. Ou seja, em minha opinião “amadora”, e baseado nos… Read more »

Nonato

Muito estranho.
Em qualquer hipótese, sabendo-se com razoável precisão onde o avião caiu, não terem encontrado nada. Sequer algum pedaço ou mesmo no fundo do mar. Seria ainda mais fácil já que, imagino, lá não há correntezas que desloquem um avião.

Johan

Lembro-me de um documentário no qual mostrou especialistas que localizaram um navio naufragado no Triangulo das Bermudas distante há quilômetros do local do naufrágio e que a causa provável seria a corrente no local. Imagina um pequeno avião, sem falar que dependendo do local, os destroços podem estar debaixo de uma camada do fundo do mar.

MO

Sei la, mas acho que esta hipotese de estar debaixo de detritos e lama do fundo, acho que isso demandaria um certo tempo para isso, creio queainda não daria tempo para isso

Jagderband#44

JPJ eu conheço a biografia do filho de Arbigland, mas você não precisava humilhar o rapaz! Hehehehe,

fogoamigo

Marcelo Andrade,,,
Alguém já disse (não foi o JPJ): “rio que tem piranha, jacaré nada de costas”.

Glasquis 7 ex Glaxs7

Esse caça foi recentemente modernizado e os dois sistemas de localização falharam???

Marcelo Andrade

Olhando no Google até eu!!!!’kkkkkk

John Paul Jones

Prezado Marcelo; Não foi no Google que pesquisei, pode ficar tranquilo amigo, se voce quiser pode ler o escritor Alexandre Dumas (o Pai), que escreveu o Livro “Capitão Paul” em 1846 (pra vc que talvez não saiba quem foi Alexandre Dumas Pai e talvez nem sabe que ele tb tinha um filho escritor, ele que escreveu os 3 Mosqueteiros e o Conde de Monte Cristo). Além disso já visitei o tumulo dele em Annapolis e comprei a sua Biografia editada por aquela Academia chamada Ainda não comecei a Lutar. Como talvez você não seja chegado a ler um livro tem… Read more »

Marcelo Andrade

Mas o três mosqueteiros não eram 4????? Agora mesmo acabei de ler uma comédia espetacular: A Divina Comédia!!! Muito boa!!!