Navios ‘Felinto Perry’ e ‘Vital de Oliveira’ continuam as buscas ao caça da Marinha
Hoje o Navio de Pesquisas Hidroceonográfico (NPqHO) Vital de Oliveira e o Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry continuam as buscas no fundo do mar na área do acidente com o caça AF-1B Skyhawk, que caiu na terça-feira (26.07) depois de colidir em voo com outra aeronave do mesmo tipo durante exercícios de ataque à superfície com a fragata Liberal (F43).
No aplicativo MarineTraffic é possível visualizar a rota registrada do Vital de Oliveira e do Felinto Perry. Clique nas imagens para ampliar.
Nossa, não conseguimos encontrar um avião e seu piloto nem no nosso quintal, é muita incompetência, vergonhoso, chamem logo a US Navy meus senhores, já mostramos que nem isso consegimos fazer, imaginem o subnuc brasileiro acidentado, pobres da tripulação, já estão condenados…
Crispim, coloca um OP-1, embarca e ajuda com a tua sapiencia… acha facil ??? Respeite o trabalho deles…
XO, como ja citei aqui em outros posts e em outros sites tbm, é muita asneira que se lê em relação a esse caso em especifico, além de muita falta de respeito em relação aos profissionais envolvidos, bem como aos familiares e amigos do piloto, da pra perceber logo de cara o mínimo conhecimento em relação a uma operação de tal escopo, como bem falou o MO em outra postagem, tem gente que não consegue encontrar uma chave inglesa perdida dentro de casa com 90m2 e vem falar como se fosse facil uma busca de uma aeronave pequena em uma… Read more »
Prezados xo e airacobra, felizmente aqui todos ainda tem o espaco para mostrar todo o seu descontentamento e externar aquilo q pensam ou acreditam.Esta claro sim q a sua , a nossa MB nao tem a minima competencia , equipamentos e ou treinamento para realizar tao simples tarefa. Ainda q vcs tenham externado e salientado q esta operacao eh complexa, fato notorio ate mesmo aos mais ou menos conhecedores do assunto, fica impossivel nao perceber o silencio do almirantado ou constrangimento mesmo. Bobagens ou nao, esta conversa de correntezas, fundo arenoso, e outras perolas q vcs insistem como mantra, nao… Read more »
Celso, certamente estamos aquem do que queremos e devemos ser, mas usar esse evento como exemplo de incapacidade é discutivel… quais os fatores envolvidos e informações disponiveis ? O planejamento foi montado em cima de que fatos ? A Liberal estava na cena de acao, iniciou as buscas com pouquissimo tempo de atraso… se nada foi achado, existe razao para tal… falar da baixa disponibilidade de Navios, avarias etc é uma coisa… garanto a você que o SAR e a sinalizacao nautica permanecem como atividades muito bem conduzidas por nós… talvez as unicas (deixa quieto)… aceito e reconheco varias criticas… Read more »
Podem inventar a desculpa q quiserem. O colega está certo, imagine um sub acidentado ou mesmo A4/F5 entre pernambuco e fernando de noronha. Também gostaria de ver um pronunciamento do almirantado e inclusive, do Sr Ministro. Não se tapa o sol com peneira.
Mais uma tragédia anunciada. E desta vez com perda de vida humana, lamentável.
Dentro do seu devaneio de querer operar uma aviação de asas fixas embarcada a MB mais uma vez dá mostras de sua total falta de condições, aptidão e preparo.
Imagina se isto acontece em algum outro local da costa brasileira, naqueles pontos onde a MB deveria estar mas jamais é vista.
Triste!
Gostaria de saber quantos que aqui escrevem alguma vez colocaram um pé a bordo (não de um transatlântico)….
Assisto ER, Dr. House e Greys Anatomy desde a minha adolescência, mas isso não me coloca em condições de acusar médicos de erro ou incompetência, muito menos de me autodenominar especialista em medicina.
Chega a ser patético…
XO, admiro sua cruzada…
abs
Mestre XO e colegas, A pergunta que farei não é uma inferencia ou afirmação….apenas duvida mesmo da doutrina adequada…. . Ela remonta a minha lembrança de quando era moleque….morador de Carapicuiba Zona oeste de São paulo, região militar com o Gaae, 4o. BIB, 39 Mtz, Belog,e Arsenal de Guerra de São Paulo….enfim, zona militar repleta de quarteis a epoca lá dos idos de inicio dos anos 80…naquela epoca a densidade populacional era menor e provavelmente as regras de treinamento diferentes, mas lembro que tinha a satisfação de ver os Xavantões e F-5 simulando ataques a REDEP e ao proprio Gaae… Read more »
Seria prudente para todos, eu inclusive, aguardar um novo cominicado do CCSM… até que isso ocorra, peço o respeito por quem ainda busca o garoto… como ja escrevi, esse nao é um exemplo a ser usado como critica… assim penso… abraço…
Isso mesmo XO.
Celso, boa tarde, quanto aos PLB (Personal Locator Beacon) com já citado em outro post o AF-1 possui 2, um no colete (acionado manualmente pelo piloto apos a ejeção) e outro no assento ejetavel que é acionado automaticamente no momento da ejeção), então no caso de não ter havido a ejeção, ou a mesma não ter tido sucesso o PLB não tem como ser acionado, bem como o piloto pode não ter conseguido acionar o PLB do colete, mas isso é somente uma suposição, pois somente teremos respostas concretas quando e se a aeronave for localizada.
Carvalho… não há helicópteros “apoiando” treinamento de jatos…e isso é válido até para a US Navy…cujos FA-18s Hornets e Super Hornets já caíram aos montes, eu costumava manter um registro de quedas e colisões, mas, parei um tempo atrás e o “helicóptero” era enviado depois que se ficava sabendo da queda. . O que existe é: quando ocorrem operações aéreas a bordo de um NAe, como ocorria com o NAeSP quando este navegava, era ter um helicóptero a postos o que é conhecido como “plane guard” para o caso da aeronave cair no mar após a decolagem ou pouco antes… Read more »
Prezado XO…so quero fazer um reparo, nao faco criticas pessoais a ninguem, alias, eh certo q aqui o espaco eh livre para ideias ou opinioes felizmente. Voce nao eh culpado de nada, nao precisa se desculpar ou justificar, isso cabe a seus coamandantes. Nesta fatalidade nao cabem desculpas, a voce somente um defensor da farda e da corporacao q merece respeito sempre . Admiro este comprometimento, nosso pais precisa e muito disso. Por certo q muitas opinioes beiram a mais completa indignacao, nao pela perda do aparelho, este se repoe em dado momento a frente. Mas uma vida humana jamais… Read more »
Boa tarde a todos não sou militar, apenas um cidadão brasileiro que infelizmente não pode servir à nossa FAB como piloto de aeronaves, mas isso não me frustrou e apenas me permitiu outros caminhos para que pudesse servir ao meu país por outros meios civis e me orgulho disso. Acompanho tudo o que se refere a assuntos militares das nossas Forças Armadas e particularmente da FAB e esse acidente com o Falcão 1011 me entristeceu demais. Já comentei de forma muitas vezes dura com criticas à MB, devido à morosidades dos trabalhos de resgate, colocando em dúvida a competência dos… Read more »
Celso… você pode citar o nome do possível “aventureiro” que poderá nos humilhar ? E como ele fará isso ?. . Quanto ao acidente em que pese a preciosa perda da vida do piloto, não há nada de incomum, aeronaves de combate vivem caindo e nem sempre corpos são encontrados…e as vezes são encontrados por pura sorte ! Eu costumava fazer um registro de Hornets e Super Hornets, mas, cansei de tantos que caíram ! . Sinceramente não vejo nada de errado…uma das aeronave caiu no mar após uma colisão e a marinha brasileira destacou navios e aeronaves para encontra-la.… Read more »
Senhores, o problema não está na falta de meios, mas sim na constrangedora ausência de quaisquer elementos, como óleo e espumas, relacionadas a esse infausto acontecimento, o que leva a todo tipo de conjecturas, desde as mais técnicas até delírios. Teve um Bandeirante que caiu na Baía da Ilha Grande em 92 ou 93, que foi achado por causa do óleo boiando. O silêncio do Almirantado, acanhado sem dúvida, em nada melhora a situação.
blz Mestre Dalton,
Eu sei do HE que fica de anjo no nae…mas era minha curiosidade desde garoto sobre aqueles treinos, o heli ficava quase pairando, as vezes mudava de posição, avançava um pouco….provavel fosse filmagem de algum angulo especial que desejavam….na pratica, dava ate uma sensação perigosa aquele bicho pairando e os caças entrecortando os rasantes….e na logica logica mesmo, observadores deveriam ficar em terra….era bacana pacas…as paredes tremiam….
Não entendi Deia! O que há de constrangedor se não há óleo boiando ? O caso do “Bandeirulha” que você citou também caiu no mar, devido ao mau tempo, mas, as coincidências terminam aí, são aeronaves diferentes, causa da queda diferente, área diferente, etc.
Dalton, boa noite, se não me falhe a memPaulo.em operações aéreas em navios aeródromos na MB o helicoptero de SAR diurno recebe a designação de Pedro e o de SAR noturno de Paulo.
Correção: se não me falhe a memória, em operações aéreas…
Prezados, não sou a voz da MB, busco apenas contribuir com a visao e opiniao de quem esta a bordo ainda… nada pessoal, embora por vezes eu seja bem enfatico… que continue o debate, sinal de que ainda existem pessoas de bem que se importam… cordial abraço a todos…
Prezado Dalton, nao sou estrategista ou profundo conhecedor da geopolitica e estrategias mundo afora. Porem, leio e muito a muitos anos sobre este universo macro das movimentacoes entre nacoes e seus interesses . Em meu comentario tvz vc nao tenha atentado para o eventual ou futuro possivel q coloco entre linhas. Estes estudos sao bem conhecidos e de dominio publico, c certeza vc os conhece muito bem. Nao seja provocador para adentrar neste assunto, aqui nao eh um otimo lugar para debate tao amplo. O Sr., entendeu e comprendeu sim o q eu escrevi, nao se sinta tao profundo conhecedor… Read more »
Não foi deboche…respeito todas as opiniões e na medida do possível procuro responder/contribuir com qualquer questionamento, afinal, mesmo perguntas que parecem sem sentido muitas vezes nos fazem pesquisar e consequentemente aprender mais ! . Realmente fiquei curioso sobre quem você possa achar capaz de tentar alguma ação militar contra o Brasil mesmo vizinhos e como eles teriam sucesso diante do tamanho territorial e populacional do Brasil entre outras coisas, pois a instabilidade brasileira acaba afetando os demais. Já questionei outros aqui sobre isso e ou não responderam ou responderam de forma vaga. . Quanto as marinhas que “funcionam” não estão… Read more »
Prezado Dalton, eu nao acho nada, sou guiado pelo q leio da historia e provaveis eventos futuros. Meu primeiro comentario e opiniao, foi meramente provocativa assim como sua primeira resposta. . Nao cabe a mim criar estes pseudo inimigos, alias, estes podem vir e estar aqui travestidos de inumeros interesses e desarmados (poder economico). Mas este poderio ja esta presente e nao precisa de armas ou qualquer tipo de ocupacao fisica. Enfim, certos tipos de conjuntura sao simples possibilidades dentre dezenas de outras. E realmente caro Dalton, infelizmente nossa MB esta entre aquelas q fazem parte da linha de tiro… Read more »
Celso… pode acreditar…minha pergunta foi sincera, afinal, tenho lido muita coisa “estranha”, tipo, navios chineses partindo de bases na África para intimidar o Brasil…ou mesmo a eterna paranoia com a IV Frota, você deve lembrar de matérias anos atrás onde estampou-se a foto de um NAe da US Navy, símbolo de poder, quando o mais correto teria sido estampar a foto do USNS Comfort, o grande navio hospital baseado em Norfolk que quase todo ano faz um “tour” pelo Caribe, área de atuação da IV Frota, ou mesmo uma coalizão de países para invadir o Brasil…enfim, você pode até achar… Read more »
Prezado Dalton, c certeza compartilhamos de muitas opinioes, mesmo q estas estejam escritas e ou colocadas neste espaco e tempo muito curtos. Bola pra frente, ainda nao chegamos na borda do precipicio e o terreno a frente esta muito escorregadio ou alagado demais ( rsrs). Esta sazonalidade nao eh nova e uma observacao mais atenta mostra q a dezenas de anos subimos e descemos ( o famoso voo de galinha) a merce de politicas populistas e irreais. Infelizmente todos nos pagamos e muito por sermos tao omissos e nao cobrar devidamente aos nossos eleitos o cumprimento de suas funcoes. PS..… Read more »