BAE Systems revela navio-patrulha HMS Forth da Marinha Real
O construtor naval britânico BAE Systems compartilhou fotos do HMS Forth, primeiro de três novos navios-patrulha oceânicos (OPV – Offshore Patrol Vessel) da Royal Navy, fora do galpão de construção de Govan em Glasgow, antes do lançamento que deve ocorrer esta semana.
A BAE recebeu em agosto de 2014 um contrato de £ 348 milhões para construir os três navios. Os navios-patrulha serão empregados pela Marinha Real para a luta contra o terrorismo, pirataria e operações anti-contrabando.
Os outros dois navios da classe serão HMS Medway e HMS Trent. O HMS Forth deverá entrar em serviço em 2017.
Dispondo de um convés de voo redesenhado para operar os grandes helicópteros Merlin, bem como instalações de armazenamento e de alojamento ampliadas, os OPV são baseadas na atual classe “River” da Royal Navy e também nos navios-patrulha oceânicos da Marinha do Brasil (classe “Amazonas”) e do Reino da Tailândia.
Com um comprimento de 90 metros, o OPV terá um deslocamento de 2.000 toneladas, e será capaz de atingir uma velocidade máxima de 24 nós. Eles serão capazes de acomodar 60 pessoas por 35 dias, e terão um alcance de mais de 5.000 milhas náuticas.
Os navios contarão com sistema de gestão de combate CMS-1 da BAE, enquanto os radares serão fornecidos pela Kelvin Hughes. O sistema de radar é composto por um radar SharpEye de Banda I Doppler para controle de helicóptero e de navegação e um radar SharpEye de Banda E/F para a navegaçãoe anti-colisão.
FOTOS: www.riverclydephotography.uk