França considera intencional fuga de dados sobre submarinos Scorpene

6

Scorpène - construction à Cherbourg

ClippingNEWS-PA De acordo com o ministro da Defesa francês Jean-Yves Le Drian, o vazamento de dados sobre os submarinos Scorpene que estão sendo construídos na Índia foi uma ação intencional.

“É evidente que foram tomadas ações maldosas… Estamos aplicando todos os esforços possíveis para esclarecer o que aconteceu”, declarou o ministro citado pela agência France-Presse.

Vale lembrar que na terça-feira a empresa francesa de construção naval DCNS anunciou uma fuga de documentos relativos aos seis submarinos da classe Scorpene. As informações reservadas, que foram publicadas pela edição The Australian, contam com 22,4 mil páginas que descrevem em detalhe a ficha técnica dos sistemas do submarino. Mais tarde, a DCNS anunciou que os dados em causa não representam nenhum segredo.

Ainda, segundo a DCNS, a fuga pelos vistos pode ter acontecido na Índia e não na França.

De acordo com os dados anteriores, as especificações técnicas do Scorpene poderiam ter sido obtidos por um ex-oficial da Marinha francesa para depois serem transferidos para uma empresa do Sudeste Asiático.

Na sexta-feira, a DCNS apresentou uma queixa em tribunal devido ao caso. A investigação está em curso.

O contrato no valor de 3,5 bilhões de dólares prevê a transferência de tecnologia francesa para a Índia. O primeiro submarino construído em Mumbai já passou por exercícios navais em maio.

Até agora, somente cinco submarinos Scorpene foram postos ao serviço enquanto estão previstos mais 19. A Índia é considerada um dos principais compradores deste tipo de submarinos. Segundo os planos, outras cinco unidades começarão a ser usadas a partir de 2021.

FONTE: Sputniknews

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jodreski

Eu completo:

“É evidente que a segurança da DCNS é completamente ineficaz pois permitiu que dados sensíveis de um projeto fosse vazado.”

Se foi intencional? rs

Nem preciso comentar …

Nonato

Como se protegem tais segredos?
Quantas pessoas têm acesso?
Um funcionário qualquer não pode resolver passar informações?
O que é tão sigiloso?
O desenho?
Números específicos? Tipo o casco emite ruído em frequência x?

Madmax

Agora que todo mundo sabe fazer o sub.
Vamos pedir desconto

Bardini

O que seria aquela abertura que parece um “T” invertido no casco do Scorpène?
.
Essa é uma sessão dos nossos:
comment image
.
Não parece caber muita coisa ali… Será que é ali que alojam as parafernálias do sonar (Não o sonar no caso…)?
.
Olhando essa foto:
http://3.bp.blogspot.com/-HoCD3VgU-i8/VZKPUNFeZkI/AAAAAAAACds/PvCEtf1XG00/s1600/Ricardo%2BPereira-251.jpg
Da de se perceber que a chapa da saída dos tubos de torpedos é cortada posteriormente a montagem das sessões, pois teria-se assim o mesmo formato do casco. E ficariam assim:
http://i2.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/07/Scorp%C3%A8ne-construction-%C3%A0-Cherbourg.jpg?resize=1280%2C856
.
Até receber os elementos de acionamento da mesma.

Iväny Junior

Desculpas esfarrapadas. Ridículo. Só não mais ridículo que o próprio “sub”.

AL

Por uma foto desses, com um submarino inteiro fora d’água e uma pessoa em frente a ele, dá para ver como deve ser apertado lá dentro em míseros 6 metros de largura…