P68 Observer 2 Aviación Naval Armada de Chile

A Marinha do Chile (Armada de Chile) incorporou ao serviço o primeiro de sete aviões bimotores P68 Vulcanair Observer 2, anunciou o Ministério da Defesa (MoD) em 1 de Setembro.

A primeira aeronave produzida na Itália (designada Aeronave Naval 321 no serviço do Chile) chegou à Base Aérea Naval de Concon em 1 de Julho, muito antes de sua entrada em serviço como busca e salvamento, polícia marítima, evacuação aeromédica, e plataforma de ligação, no lugar do agora aposentado Cessna O-2 Skymaster.

Enquanto o Ministério da Defesa não revelou quando as próximas aeronaves serão entregues, informou que o tipo começará operações com o Esquadrão VC-1 no início de 2017, voando de Puerto Montt e Iquique, inicialmente, antes de ser transferido para Talcahuano.

Equipado com dois motores Lycoming IO-360-A1B6, o Observer P68 2 já está em serviço em um número de operadores militares e parapúblicos ao redor do mundo, incluindo o Exército Chileno. Com custos operacionais referidos pela empresa em cerca de um quinto de um helicóptero à turbina monomotor, o Observer P68 2 tem uma velocidade de cruzeiro de 166 nós (em comparação com 125 nós para um helicóptero), e um alcance de 1.525 milhas marítimas (350 milhas para um helicóptero). Tem uma autonomia de 10,5 horas.

No serviço da Marinha do Chile, a aeronave será equipada com a torreta electro-óptica UTC Aerospace Systems TASE500 estabilizada de alta definição (HD), com sensores infravermelhos (EO/IR) para melhorar a consciência situacional e aumento das capacidades de observação.

Embora pertencendo e operado pela Marinha do Chile, os dois P68 Observer serão controlados pela Direção-Geral da Marinha do Chile para o Território Marítimo e Marinha Mercante (Dirección General del Territorio Marítimo y de Marina Mercante: DIRECTEMAR), que é efetivamente uma guarda costeira dentro do Marinha.

FONTE: Jane’s

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joao paulo

Afinal… fico me questionando… o que o Chile tem que nos.. brasileiros não temos… seu pais.. nao tem. um.. gigantesco território.. sua população.. quanto muito.. deve ser.. 1\5 da brasileira..mas sua marinha.. de longe esta..sempre.. se atualizando.. buscando e conseguindo novos meios..navais..lembra-se ..das últimas fragatas bek 3.se não me engano….que o ingleses nem chegaram a oferecer a MB. e quanto a nós…que tristeza é ver como nossa luta para se manter… navegando… sem o verdadeiro valor que ela..merecia..

Juarez

O Chile é outra conversa meu amigo, lá a coisa funciona, é praticamente uma ilha dentro da burralda América Latrina.

G abraço

Carlos Crispim

Já falei bem do Pinochet e quase fui linchado, o cara fez o Chile crescer, tornou-o potência regional e os presidentes depois deram continuidade ao excelente trabalho, realmente lá é um país sério, o povo é culto e educado, são alinhados da Inglaterra e EUA, atualmente possuem o melhor exército da América do Sul, a melhor marinha e aeronáutica, e tudo isso com 1/10 do nosso PIB, falar o quê?

joao paulo

…É triste… sentir.. essa.. dor……saber que estamos a…deriva…por falta de visão.. estratégica.. de longo prazo…quando digo.. que.. .o ..sistema.. presidencialista.no brasil. matou o país.. te como maior exemplo.. o pouco caso.. que.. o..Presidente tem com suas forças.. armadas…,,via de regra eles.. só pensam nas próximas eleições….. sacrificam…a tudo e a todos.. pelos interesses..
partidários…o chile.passou por..uma ditadura igualmente a nós.. mesmo em meio a tragédias.. conseguiram dar um destino.. a sua pátria.. tiro o chapéu á eles….

Fabio Mayer

Talvez porque a população do Chile é pequena, se trate de um povo culto, educado e que lê jornais e revistas, ou seja, um povo que entende os problemas e necessidades do país. Aqui, no Brasil, eu já vi jornalista de alto coturno (estrela da TV e do rádio) dizendo que comprar avião de caça é só para general brincar de força aérea…

Aéreo

Avião de esclarecimento marítimo tem para todos os gostos e bolsos. É claro que os chilenos são profissionais, sabem o que fazem e tudo mais, mas cabem algumas reflexões. Nos últimos 20 anos em especial, os sensores de imagens, radares ar-mar e estações de trabalho ficaram bem leves. Quase todo fabricante de aeronave de uso geral cria uma versão militar deste tipo. Porem questiono até que ponto estas economias não saem caras ao final. A matéria compara a solução chilena com helicópteros. Primeiro erro. Para portes semelhantes, uma aeronave de asa rotatória é sempre mais cara de se operar que… Read more »

Delmo Almeida

João Paulo, em dimensão diferente, mas o mesmo que faz a Dinamarca ter mais de 70 F-16 e uma população de menos de seis milhões de habitantes e um território minúsculo (excluindo a Groenlândia). Eles possuem um PIB Per Capita que é quase o dobro do nosso (PPC), dimensões menores exigem menos em tudo, inclusive em comida e soldo (básico do básico) e ainda acrescenta problemas com vizinhos. Possui um belo problema não resolvido com Peru e Bolívia (não resolvido pros outros, pros chilenos ta de boa) o que demanda uma atenção constante. O Peru também possuí um nível bom,… Read more »

Fernando Jesus

Outro diferencial do Chile foi a maneira como o Pinochet lidou com os primeiros traficantes. Estes queriam se instalar nos Andes. Passou o cerol. Os que sobreviveram foram para a Colômbia e aí todos nós sabemos o que aconteceu.

Walfrido Strobel

O Chile roubou território do Peru e Bolívia ao norte, tem que andar bem armado mesmo.
Ainda tem problemas com a Argentina no Sul.
Eles tem o que nós não temos: Inimigos.

Valim

Bem, em uma Marinha igual a nossa, seria bem útil uma aeronave deste modelo. A maior parte de nossas Missões são de treinamento, então, se não podemos treinar nossos procedimentos com aeronaves ideais, vamos treinar com o que podemos comprar. Se baratearmos os nossos treinamentos, vamos treinar sempre e, quando nossas condições melhorarem, bastará apenas comprarmos as aeronaves certas. É o que fazemos com o Porta-Aviões, não é??? Não dispomos dele para ter sempre uma tripulação qualificada. Quando pudermos adquirir um Porta-Aviões operativo, é só transferir a tripulação.

Jorge Knoll

Engraçado: Os outros países buscam solução baratas e adequadas para suprirem suas carências. Nós só sonhamos alto, qualquer coisa apelamos para ENGEPRON (que há muito tempo vem devendo soluções factíveis, realizáveis e baratas para a MB, pois muito se enjeta dinheiro lá, e resultado que é bom: NADA), O nosso Almirantado tb tem boa culpa no cartório, temos que colocar os pés no chão e trabalhar como o “minimo de orçamento”, e que logo, as coisas aconteçam, se realizem. AGORA, tocar 10/15 projetos ao mesmo tempo, o pouco que se tem anda a “passo de tartaruga”, e mais distante fica… Read more »

Iväny Junior

Calma nesse andor aí, pessoal. O aviãozinho não é nada demais. Custo x benefício em relação a helicóptero, apenas. Porém, em uma opeção lógica, P-95 Bandeirulhas e P-3AMs deveriam ser operados e de responsabilidade da marinha, bem como, cairiam muito bem 2 E-99 e 2 R-99 adaptados para operações aero marítimas. Utopicamente, funcionando em conjunto com os sistemas, sensores e datalink da potência capitânia A-12 com seus 11 valentes e bem armados A-4 Skyhawk, integrados às valorosas escoltas classe barroso e vosper mk.10, e também, é claro, com os temíveis scorpenes capazes de emergir e submergir, navegar e combater. Não… Read more »

carvalho2008

Eu já havia comentado em outro post que aviões como este ou o Tecnan são excelentes para a patrulha com baixíssimo custo e cobertura de patrulha muito superior às embarcações.
.
Utilizando se com meios que possam fazer as abordagens de inspeção, pode se chegar a um equilíbrio bem eficiente

zorannn

Olá Delmo!
.
“PS: No Chile também há uma lei que determina que parte da receita obtida com a venda do Cobre deve ir pras FFAAs. O cobre é a principal riqueza do país.”
.
Isto nao muda o fato de orçamento deles ser 1/6 do nosso.

Rafael Oliveira

Pinochet foi atrás do Milton Friedman para colocar a economia do Chile em ordem. Nossos militares foram atrás do Delfim Neto. O resultado é isso aí. Sem mais.

Miguel

Bela aeronave, se fosse por aqui a imprensa e seus proxenetas estariam estrebuchando dizendo que deveria comprar dos EUA.

MO

não, se fosse aqui a imprensa faria nada, não da bola para este tipo de noticia …

Glasquis 7

Walfrido Strobel, O Chile não roubou territórios. Em 1879 a Bolívia, tomada de assalto pelo golpista Hilarion Dazza quis desrespeitar tratados bilaterais de fronteira e comerciais com o Chile. Após isto, tomou as Salitreiras de propriedade Chilena, Assim como o fez evo com as refinarias da PETROBRAS só que o chileno não é como o lula. O Chile foi atrás e tomou de volta. Ante isto, a Bolívia convocou o Peru pra uma guerra contra o Chile valendo-se de um pacto militar secreto em que uniriam forças contra o mesmo. Deu no que deu, depois de uma guerra em que… Read more »

Glasquis 7

Gente, o Pinochet não tem nada a ver com a forma como o Chile lida com as suas FFAA. Isso é histórico. O Chile sempre teve boas FFAA e bem equipadas. Aliás, durante a época de Pinochet, o Chile teve a sua pior situação frente a seus vizinhos, no tema equipamentos pras suas FFAA.

Bardini
Rafael Oliveira

Glasquis7, Pinochet tem a ver com o tamanho do orçamento chileno. Enquanto os países sulamericanos viveram algumas ou várias crises nas décadas de 80/90/00 e agora, o Chile teve um desempenho econômico mais consistente.
.
E para manter FAs bem equipadas e treinadas é preciso dinheiro.

Manuel
Glasquis 7

Rafael Oliveira, Em parte posso até concordar que a situação econômica do país possa ajudar mas no caso do Chile especificamente, sempre teve boas e bem equipadas FFAA. Isto por que existe uma lei conhecida como “Ley de Reserva del Cobre” que destina uma porcentagem fixo dos lucros da estatal CODELCO pra um fundo de reserva permanente que se acumula ano após ano e que por poder constitucional só pode ser utilizado pra renovação, modernização e reaparelhamento das FFAA do país. Isto é uma provisão de gastos futuros pra compra de armamento. Isto tem permitido às FFAA chilenas ter sempre… Read more »

AMX

País com a melhor/maior consciência marítima da Amérdica Latrina. Há uns 3 ou 4 anos, a esquerda de lá também começou a incomodar, querendo fazer a sua “primavera”. Bom exemplo de que se pode fazer o serviço de guarda costeira sem que se tenha que criar uma, para “gerar empregos”, como disse um político há um tempo atrás (leia-se, portanto, cabide de empregos), que também foi matéria de um post aqui. Lá, também quiseram derrubar essa vinculação de recursos da venda do cobre como fonte financiadora para a defesa. Porém lá o povo é mais inteligente, ao contrário daqui, como… Read more »

Renato

A pergunta não é “o que o Chile tem”, mas “o que o Chile não tem” e a resposta é: brasileiros. O problema do Brasil somos nós com nossa ética e nossa moral.

Glasquis 7

Rafael Oliveira,

Além do mais, o problema com as FFAA do Brasil não está no orçamento que é 6 vezes superior ao do Chile, o problema aqui é gerencia e distribuição. As FFAA do Brasil tem tido, por muitas oportunidades, condições de estruturar as melhores e mais equipadas FFAA do Continente mas, está sempre caído na mesma, compras com TO, “Brasil Putenphia”, construir localmente, beneficiar mercado interno etc. Sempre desviando-se do seu objetivo, beneficiando terceiros em detrimento da sua função como FFAA. Tá ai a ODEBRECH que não nos deixa mentir.

Dalton

João Paulo… não é que a “Inglaterra” nem chegou a oferecer as fragatas T-23s…antes delas serem disponibilizadas iniciou-se a modernização das fragatas “Niterói” a última das quais teve os trabalhos concluídos em 2006 e pouco antes desse processo ter iniciado, 1998, a marinha recebeu as fragatas T-22 batch I, entre 1995 e 1997 e a corveta Barroso encontrava-se então em construção com possibilidades de outras serem construídas. . Portanto, por volta de 2005, a marinha chilena precisava com muito mais urgência de navios do que a marinha brasileira e aproveitou uma grande e rara oportunidade de poder adquirir navios ainda… Read more »

Rafael Oliveira

Glasquis7, . Sim, conheço a lei do cobre. Mas os recursos advindos dessa lei também flutuam, acompanhando a cotação do minério. Então é meio relativo dizer que as FAs chilenas tem um fluxo constante de dinheiro. . No mais, seu comentário corrobora o meu: “compras com TO, “Brasil Putenphia”, construir localmente, beneficiar mercado interno” (sic, TOT) são parte da ideologia dos desenvolvimentistas brasileiros e também dos militares. . Mas, também concordo que o orçamento aqui não é pequeno e que é mal empregado. Mesmo com cortes, contingenciamento e sem lei de royalties o orçamento das FAs brasileiras é bem maior… Read more »

Glasquis 7

Rafael Oliveira, Tal vez eu tenha me expressado mal. Todo ano, um percentual dos lucros de CODEL é retirado e colocado num fundo de reserva destinado única e exclusivamente ao reaparelhamento das FFAA. Usando ou não, estes valores ficam retidos e a disposição pra compras. Por ordem constitucional, não pode ser redirecionado nem usado pra outros fins com exceção do acontecido em 2010 que por prerrogativa de emenda presidencial, foi retirado um monto da reserva pra reconstrução de ASMAR Talcahuano. Do restante, sempre existe esta reserva que fica a disposição das FFAA. Constante é a retirada deste percentual e o… Read more »

Mahan

Graças ao maior Estadista que a América Latina já teve: GENERAL AUGUSTO PINOCHET!!

Glasquis 7

Mahan,

Chamar de estadista a um militar que tomou de assalto o poder rompendo assim a mais antiga tradição democrática da região, instaurando uma das mais rígidas ditaduras da América, só pode ser considerado, no mínimo, uma desinformação ou desconhecimento sobre tema.

joao paulo

Não me lembro.. bem…. quem disse… SE QUERES A PAZ….PREPARA´TE…PARA GUERRA,,!!,,
mas deve sempre ser lembra-da… penso…..aproposito.. Dalton..se tivessemos…os..R$..para aproveitar.. o negocio de ocasião…eles..os chilenos… não nos teriam.. passado a frente..
já tinhamos as bach 1… F 45.46.47..48.. foi uma chance..perdida… por falta de ..lastro… visão de futuro… e como bem diz vc.. que difícilmente ira acontecer novamente….a classe..greenhald..se nao errei no nome… esta fadada… a virar…. sucata… já se foram.. a 47 e 48……e agora.. estamos..mesmo.. lentamente… transformando.. nossa marinha numa… graciosa… guarda costeira…..

Glasquis 7

joao Paulo, Oportunidades sempre existem. É claro que o bom relacionamento entre Chile e Inglaterra ajudou muito nessa compra mas não será a única vez que apareça algum navio dando sopa. Por exemplo, ASMAR fez a cotação de um Rebocador de Frota pra Alto Mar e assim dar Baixa ao Galvarino. Dava mais ou menos U$ 45 Milhas. Foram pros EEUU e compraram por U$ 3 Milhas o ATF-170 USNS Mohawk que com a modernização sairá uns U$ 8 ou 10 Milhas no total (isso exagerando e muito) e pronto. Já foi oferecido e está em estudo comprar o gêmeo… Read more »

Juarez

Caro Aéreo, a utilização de motores a pistão modernos com rotação mais baixa e sistemas de lubrificação pressurizados mudou bastante o conceito deste tipo power train, e lembrando que TBO de um motor a pistão deste porte chega a ser 10 vezes mais barato que o de um PT 6.

G abraço

Aéreo

Olá Juarez, talvez eu me apegue demais ao clássico. Se eu tivesse que arriscar a minha vida sobre o mar, gostaria de estar nas mãos de uma PT6 do que de um Lycoming 🙂

Delmo Almeida

O povo ta realmente batendo palmas pro Pinochet??? Ninguém é perfeito e ninguém é todo podre, mas bater palmas pra esse cara…

Rafael Oliveira

Delmo, no meu caso, eu só aplaudo as medidas econômicas adotadas por ele. O fato dele ter sido ditador é deplorável.
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Obrigado, Glasquis7 pelos esclarecimentos.

carvalho2008

Mestre Aereo, estes avioes ai na mesma categoria Vulcanair, Tecnam, Diamond, são quase ultraleves bimotores… com um STOL baixissimo, são muito seguros e 1 unico motor da e sobra…

Dalton

João Paulo… o Brasil simplesmente não poderia interromper a modernização das “Niteróis” , dar baixa nas T-22s recém adquiridas, a última incorporada em 1997, ou suspender a construção da “Barroso” entre outras coisas para concorrer com o Chile na aquisição das T-23s…não é assim que as coisas funcionam, há limites e ninguém poderia prever, nem mesmo a própria Royal Navy, que não haveriam recursos materiais e humanos, sim, falta de tripulantes inclusive, para 3 das 16 T-23s, então não se poderia ficar de braços cruzados esperando por tal oportunidade…o Chile precisava com mais urgência de navios em 2005 que o… Read more »

zeabelardo

Grande parte do Chile é composto por montanhas, geleiras e deserto. Santiago é uma cidade seca, onde se pode passar dias sem sequer uma nuvem, muito menos chuva. Contudo, possui as praças mais floridas e bem cuidadas que já vi. É raro ver uma pichação. Os chilenos preferem trabalhar a se vitimizar, aí fica fácil.

Glasquis 7

A verdade é que o Dalton tem razão. Na década passada o Chile realizava estudos pra construção de 8 fragatas nos estaleiros de ASMAR Talcahuano com a intenção de incorporar (se iniciasse a construção em 2001) a partir de 2005, um navio por ano até 2009 e assim teria uma cadencia de outros 4 navios a cada 2 anos e meio renovando toda a sua frota até 2020. Justo naquele período, a Inglaterra ofereceu as suas T 23 pro Chile, que sem pensar 2 vezes, abandonou o plano de construção (por uma questão de disponibilidade de meios e custos) e… Read more »

Mauricio R.

Naviozinho bonito esse ATF-170 USNS Mohawk.

MO

opa, esta classe de RbAM são muito bonitinhos !!! do USNS Mohawk, o T-ATF 170

Mauricio R.

“Vulcanair, Tecnam, Diamond,…”

Temos empresas equivalentes a essas no Brasil???? Talvez, mas o que temos mesmo é um mercado de aeronaves de turismo totalmente importado, aonde empresas nacionais pouco ou nada aparecem.
Um ambiente de negócios amigável e programas de incentivo que não descambem para a reserva de mercado, poderiam alterar essa situação e permitir a expansão da industria aeronáutica.

Dalton

Bom…segundo a US Navy o USNS Mohawk encontra-se agora na categoria “X” de manutenção o que significa que ele tem recebido apenas o mínimo necessário para evitar inundação ou incêndio acidental depois de vários anos na reserva sendo mantido para um eventual reativamento…normalmente navios assim não encontram-se em boas condições para serem vendidos. . A partir do ano que vem os 4 irmãos que ainda estão em serviço começarão a ser retirados de serviço, mas o que foi informado é que o primeiro a ser retirado o USNS Navajo será utilizado como fonte de peças para os demais enquanto os… Read more »