Marinha do Chile incorpora novo avião de observação
A Marinha do Chile (Armada de Chile) incorporou ao serviço o primeiro de sete aviões bimotores P68 Vulcanair Observer 2, anunciou o Ministério da Defesa (MoD) em 1 de Setembro.
A primeira aeronave produzida na Itália (designada Aeronave Naval 321 no serviço do Chile) chegou à Base Aérea Naval de Concon em 1 de Julho, muito antes de sua entrada em serviço como busca e salvamento, polícia marítima, evacuação aeromédica, e plataforma de ligação, no lugar do agora aposentado Cessna O-2 Skymaster.
Enquanto o Ministério da Defesa não revelou quando as próximas aeronaves serão entregues, informou que o tipo começará operações com o Esquadrão VC-1 no início de 2017, voando de Puerto Montt e Iquique, inicialmente, antes de ser transferido para Talcahuano.
Equipado com dois motores Lycoming IO-360-A1B6, o Observer P68 2 já está em serviço em um número de operadores militares e parapúblicos ao redor do mundo, incluindo o Exército Chileno. Com custos operacionais referidos pela empresa em cerca de um quinto de um helicóptero à turbina monomotor, o Observer P68 2 tem uma velocidade de cruzeiro de 166 nós (em comparação com 125 nós para um helicóptero), e um alcance de 1.525 milhas marítimas (350 milhas para um helicóptero). Tem uma autonomia de 10,5 horas.
No serviço da Marinha do Chile, a aeronave será equipada com a torreta electro-óptica UTC Aerospace Systems TASE500 estabilizada de alta definição (HD), com sensores infravermelhos (EO/IR) para melhorar a consciência situacional e aumento das capacidades de observação.
Embora pertencendo e operado pela Marinha do Chile, os dois P68 Observer serão controlados pela Direção-Geral da Marinha do Chile para o Território Marítimo e Marinha Mercante (Dirección General del Territorio Marítimo y de Marina Mercante: DIRECTEMAR), que é efetivamente uma guarda costeira dentro do Marinha.
FONTE: Jane’s