Desfile da Marinha no Dia da Independência
No dia da Independência do Brasil, a Marinha mostrará no desfile cívicomilitar que será realizado na quarta-feira (7), na Avenida Presidente Vargas (RJ), a importância histórica da Escola Naval, o pioneirismo na admissão de mulheres nas Forças Armadas, além de apresentar para o público que acompanhará do local a celebração as viaturas blindadas empregadas em Missões de Paz das Nações Unidas.
A solenidade contará com a participação de 4.300 pessoas entre Forças Armadas e Auxiliares, e terá início às 9h30, com duração estimada de duas horas. A participação da Marinha no desfile cívico de 7 de Setembro de 2016, data magna para o Brasil, será uma oportunidade de aproximação com a sociedade carioca, realçando a importância da Força Naval em prol da Defesa e da soberania nacional do País.
O Grupamento da Marinha do Brasil no Desfile, no Rio de Janeiro, será comandando pelo Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, sendo formado pelo Destacamento Feminino, pela Companhia de Polícia do Batalhão Naval, Banda de Música, Regimento de Marinheiros, Unidade Anfíbia e Destacamento Motomecanizado.
Histórico
A solenidade marca uma data importante para o País, na qual deixou de ser colonizado por Portugal no dia 07 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I promulgou a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. A celebração ocorre desde a época do Primeiro Reinado.