DCNS entrega porta-helicópteros ‘Anwar El Sadat’, segundo da classe ‘Mistral’ ao Egito
Em 16 de Setembro de 2016, a DCNS entregou o segundo de dois porta-helicópteros adquiridos pela República Árabe do Egipto em Outubro de 2015, o LHD (Landing Helicopter Dock) Anwar El Sadat. A cerimônia de transferência da bandeira teve lugar na presença dos dois chefes de Estado Maior das marinhas egípcia e francesa, o almirante Rabie e almirante Prazuck, o presidente e CEO da DCNS, Hervé Guillou, e o presidente da STX France, Laurent Castaing, juntamente com funcionários seniores franceses e egípcios. Em 2020, a DCNS terá fornecido sete navios de combate para o Egito, contribuindo assim para a modernização do sistema de defesa da República Árabe do Egipto.
Hervé Guillou, presidente e CEO da DCNS anuncia que: “A entrega do navio de aterragem da doca do helicóptero (LHD) Anwar El Sadat é uma demonstração de confiança que estabelecemos com a República Árabe do Egipto para apoiar a expansão de sua marinha. Estamos muito orgulhosos de ver, sendo trazido sob a bandeira egípcia, um navio que é o resultado da excelência industrial francesa. A Marinha egípcia pode contar com o compromisso total de DCNS e seus parceiros, entre os quais a STX France. Gostaria também de agradecer ao governo francês e seu apoio incondicional ao longo do projeto”.
Em 10 de outubro de 2015, DCNS assinou um contrato com o Ministério da Defesa da República Árabe do Egipto para o fornecimento de dois navios LHDs da classe “Mistral”. A entrega do primeiro destes dois porta-helicópteros, o LHD Gamal Abdel Nasser, ocorreu em 2 de Junho de 2016. A transferência da bandeira para os dois porta-helicópteros faz parte da continuidade da parceria estratégica com o Ministério da Defesa egípcio já formalizada em julho 2014 através da assinatura de um contrato para a venda de quatro corvetas Gowind, em seguida, em agosto 2015 através da entrega à Marinha egípcia da fragata FREMM multi-missão Tahya Misr. A DCNS também está comprometida no longo prazo com a Marinha egípcia, em particular graças aos contratos de manutenção plurianuais para os navios egípcios, bem como através da implantação de um acordo de transferência de tecnologia permitindo que os estaleiros de Alexandria possam construir três dos quatro corvetas Gowind adquirida em 2014.
O LHD Anwar El Sadat vai deixar Saint-Nazaire nos próximos dias a navegar para o seu porto em Alexandria. Nesta ocasião, as marinhas egípcia e francesa vão participar de um exercício conjunto. Desde junho, 180 marinheiros egípcios têm recebido treinamento em Saint-Nazaire neste LHD. Em linha com imagem de excelência, a Marinha Egípcia completou uma tarefa notável em apenas alguns meses de trabalho, com o apoio dos instrutores da DCNS e os nossos parceiros STX France e Défense Conseil International. Ao todo, cerca de 400 marinheiros egípcios terão recebido formação desta maneira.
LHD: um navio versátil que é capaz de conduzir uma ampla gama de missões civis e militares
O LHD da classe Mistral é um navio que responde às necessidades de numerosas marinhas, graças à sua versatilidade. Ele permite um amplo espectro de missões civis e militares. Com um comprimento de 199 metros, um deslocamento de 22.000 toneladas e uma velocidade superior a 18 nós, o LHD da classe Mistral é caracterizado pela sua alta capacidade para o transporte de tropas, equipamentos, helicópteros pesados e embarcações de desembarque, capaz de que projetar-se em torno do mundo. É equipado com um sistema de propulsão elétrico que usa pods. Ele também tem um hospital de bordo, e pode realizar missões humanitárias em grande escala. Seu sistema de comunicação altamente capaz torna-o navio de comando ideal dentro de uma força naval.
Fruto de uma colaboração estreita entre a DCNS e STX, os três primeiros LHDs Mistral, Tonnerre e Dixmude foram entregues à Marinha Francesa em 2006, 2007 e 2012.
DIVULGAÇÃO: DCNS