Foto: navios-patrulha da MB em exercício no Nordeste
Navio-Patrulha Oceânico Araguari e Navio-Patrulha Macau navegando lado a lado em faina de transferência. Os navios são representativos de duas classes de navios-patrulha da Marinha do Brasil, “Amazonas” e “Macaé” respectivamente.
Navio-Patrulha Macau o futuro da MB, até porque o Navio-Patrulha Oceânico Araguari é um design importado, não havendo hoje estaleiro capaz de replica-lo no país.
Porque ………..nao entendi esta afirmacao………acredito q vc ainda nao conheca o potencial de engenharia naval neste pais, quer de profissionais ou de estaleiros. O q falta mesmo eh a seriedade de nossos governantes e continuidade dos investimentos q sejam factiveis e nao aqueles mirabolantes dos comandantes da MB.
Ajuda aí, MO… please…
o que sobrou da Marinha depois de 13 anos da máfia pt.
A diferença é abissal entre um e outro a MB deveria deixar de lado o projeto do Macau e partir para o de patrulha oceanico
A VARD tem uns projetos interessante…
http://vardmarine.com/wp-content/uploads/2015/07/VARD-7-100.pdf
http://vardmarine.com/wp-content/uploads/2015/07/VARD-7-095.pdf
Conforme discutido aqui já a algum tempo, somente para o AMRJ começar a pensar em fabricar réplicas do “Amazonas”, seriam 2 anos de treinamento, além de extensa modernização nas instalações do estaleiro. Que hoje nem condições de fabricar as “Macaé” teria. O EISA que teve encomendados 5 cascos de “Macaé”, virou um zumbi, a MB terá muita sorte em tirar esses cascos de lá. Os eventualmente completados e os somente encomendados. Atlântico Sul, Sete Brasil???? Fala sério!!!! Itaguaí até onde se sabe tem ao menos um submarino para fabricar, se os 3 restantes também serão, isso só o tempo irá… Read more »
Mauricio, um detalhe, NÃO são encomendas da Petrobras;, ela NUNCA teve psv, ahts ….isto e outra “imprenççiççe …..
Mauricio R. 18 de setembro de 2016 at 2:23
.
VARD Promar seria a saída mas sensata para a MB. E aposto que eles que construirão a tal da Tamandaré, isso se essa Gambiara sair do papel.
Já casa com o resto do pacote da Fincantieri.
.
Mas seria com um projeto deles, diferente do OPV da BAE, que foi apenas uma compra de oportunidade realizada pela MB.
Oi XO
Desculpe a demora, só vi agora
Sinceramente apesar de saber o que argumentar “Não sei o que argumentar” …acho que não dá para fazer muita coisa … melhor deixar crer ….
Pois é, MO… obrigado…
Mauricio, esquece o AMRJ… sinceridade…
Bardini… muito interessante esse VARD… principlamente o arranjo da propulsão do -100.. e o -90 tem uma cara de fragata !!!
Bardini,
.
Mas esse VARD Promar não está enrolado em uma das operações da PF???? Creio que um estaleiro deles no sul, fechou. A confirmar.
.
MO,
.
Sim, de fato. Mas é que fica mais econômico que escrever “atender a exploração petrolífera oceânica e o Pré Sal”.
.
XO,
.
Citei o AMRJ somente para dar uma ideia da situação e do que necessita ser feito.
Maricio R.
.
Não sei se a VARD é investigada pela PF.
Acho que não.
.
Eles encerraram as atividades em Niterói, o foco é ficar só com o VARD promar, de Pernambuco.
As instalações são vizinhas do Atlântico Sul, no Suape.
Salvo engano e posso estar enganado o Vard tem encomendas apenas dos gaseirinhos classe oscar niemayer da transpetro
Senhores
Como ficaram os navios do estaleiro que fechou? E o dinheiro? Como fica a Marinha?
Eu fico p… Da vida com isso pq a impressão que dá é que estão brincando com o nosso Dinheiro !!! E o pior com segurança do país!!!
Desculpa o desabafo….mas tem horas que não dá para segurar!!!
Amigos, enquanto não saírem do papel as reformas fiscal e trabalhista, bem como as mudanças na educacao, jogando no lixo as teorias bichonicas do modelo Francês de Piaged e demais viadagens , com investimento sério em cursos de e nsino médio profissionalizante, um Gururu vai custar mais caro que o cruzador estelar Russo, vai levar o triplo do tempo e ainda por cima vai sair torto.
G abraco.
O mais sensato seria adquirimos fragatas ou corvetas fabricadas fora do país, esquecendo dessa ideia de fabricar aqui. Sai muito mais barato e com qualidade superior.
.
Para compensar a balança comercial, que se negocie a compra de produtos nacionais, como off-set.
Caros amigos.. estou construindo um modelo… dos navio patrulha.. amazonas… escala 1\60,,, radio controlado… mas para finalizar.. o projeto.. preciso de um.. detalhe… o escudo do navio… .. uso… um broche.. que normalmente se encontra.. a venda nas visitas dos navios aos portos..
ele é usado.. na chaminé do navio….. pode ser do apa.. ou araguari… se alguém puder me ajudar. agradeço… assim que tiver fotos.. se possivel.. posto.. já tenho contruido.. a f 47.. f 48.. a 11… f 43…
João, Brazão, fotos e desenho, em detalhes = http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2012/11/npaoc-amazonas-p-120-pwaz-1a-iagem.html
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2012/11/npaoc-amazonas-p-120-pwaz-novas-imagens.html
No caso do Apa e Araguari, ir no NGB na pagina dos CT´s apa e araguari e ver os brazões, pois na MB não importa o tipo de navio ou quantas vezes repete o nome, o brazão é o esmo 🙁 (Acho mediocre isto … cada um é cada um ….)
Tem no NGB… http://www.naval.com.br/ngb/A/A134/A134.html… abraço…
Arrendem todos estaleiros nacionais para os Koreanos, criando em cada unidade e em seu entorno uma área de ZPE/ZEE, livre da legislação brasileira e baseada na legislação da Korea, AI VAI …..
Esqueçam os Chinas, trabalho escravo !
Vejam como a Indonésia constroi seus pequenos patrulhas na areia e lança 3 de uma vez, rolando sobre tubos de borracha inflados.
Até grandes navios são lançados por este sistema de air bags, vejam este chinês.
Na descrição do Youtube mostra o produtor destes air bags gigantes.
Vejam no vídeo que o navio é construido sobre peças de aço e madeira e depois de pronto são inflados os air bags entre os suportes.
Quando o navio sobe os suportes são retirados e o navio é liberado para rolando sobre os air bags ganhar o mar.
https://youtu.be/yfN9ywdIlak