Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro doca navio porta contêiner
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro realizou, em 12 de setembro, a docagem emergencial do Porta Contêineres ‘Mercosul Suape’, pertencente à Empresa Mercosul Line Navegação e Logística Ltda, Santos/SP, subsidiaria da dinamarquesa Maersk, no Dique Almirante Régis, para troca de selo do eixo propulsor.
A manobra de docagem visa cumprir as diretrizes do Comandante da Marinha e do Diretor-Geral do Material da Marinha no que se refere à busca de recursos extra-Marinha.
A docagem do navio, Construído na Alemanha em novembro de 2008, que possui 210,54 metros de comprimento, 29,80 metros de boca e 11,40 metros de calado máximo carregado, ocorreu como planejado, sendo concluída às 23h do mesmo dia.
FONTE: MB
FOTOS: Marcelo ‘MO’ Lopes
Tenos 3 desta classe VW 2500.3 = Mercosul Santos, Mercosul Suape e Mercosul Manaus, sao dos mais modernos em nossa frota
MO, você trabalha onde??
.
Em tempos de vacas anoréxicas, é uma boa forma de conseguir manter a proficiência do pessoal e ainda descolar uma graninha…
“Vacas anoréxicas” ???????? kkkkkkkkkk chorei de rir aqui.. rs
Já aproveitando a docagem uma pintura iria bem ao casco do Mercosul Suape!
Aposentado, ex Chefe de Operações, Agência Marítima
Especulando e sem maldade, não sei se fui utilizado apenas o espaço fisico do Arsenal, com o pessoal de fora, de estaleiro ….
Renascido do inferno???? Ainda não???? Quem sabe????
Toda grana extra é bem vinda, que venham mais ….
MO, boas fotos …. sempre
A da Patroa são melhores …..
A criatura supera o criador, bom professor, boa aluna !
Risos, muito obrigado, devia ter deixado a patroa fotografando escuna dizendo que era Navio … mifu !!!! … kkkkkkkkkkkkkk
Senhores
Desculpa a minha ignorância no assunto… Por favor, o que seria essa docagem? Desculpa MO a analogia que vou fazer, mas seria algo do tipo… Estacionar o navio? A Marinha vai fazer alguma reforma no navio?
O Navio vai para o dique quando precisa fazer uma inspeção ou reparo na parte que fica submersa, ou seja, abaixo da linga d’ água (são as chamadas obras vivas)… são colocadas estruturas de madeira no fundo do dique (chamadas de picadeiro), daí o dique é fechado e a água bombeada para fora… o processo é lento, pois o Navio precisa assentar corretamente no picadeiro… em resumo, é isso… abraço…
Cortei tua proa, prezado MO !!! Sorry, me empolguei… abraço…
Kkkk XO fez igual a equipe de vela contra a Nova Zelândia nas Olimpíadas!!! Cortou a proa bonito!!!
obrigado XO, estava vendo o jogo do Santos, não tinha visto, muito obrigado pelo corte 🙂 Oi Leo, o termo “docagem, Docado”, confunde muito o pessoal que não é da área ou tem maior proximidadecom a área, pois normalmente quando se divulga coisas afins pela midia comum ou pela midia “especializada, mas nunca teve contato ou interesse”, sai coisas assim como Docado,no Porto, Ancorado no porto e afins, por isso o termo confunde o público O “estacionado” seria atracado e o popular “Ancorado” seria fundeado (este ultimo nunca no cais e sempre ao largo Complementeando o XO me foi brilhante… Read more »
Mo, outro termo que se vê erroneamente
muito em publicações é “a hélice”.
Sim Adson, o problema é a massificação destes pequenos erros e no final da conta ninguem sabve nadas, os Discoverys Channel da vida dublam por dubladores que sabem nada, consultores consultam dicionarios feitos por gente que nunca viu mar e copiou de outro e por ai vai .. tem um monte, tem o tal Transatlantico tbm … kkkkk
Mo e Xo
Muito obrigado pela aula!!
Seria legal vcs criarem um livro com esses conceitos ou se for muito complicado a criação de um livro vcs poderiam ver com o galante se ela não permite vcs fazerem umas postagens do tipo “ship for dummies”…. Senhores seria muito legal!!!
Sei que o Google está aí para quem quiser, mas informação de qualidade ainda nesse meio só através desse blog msm.
Oi Leo, infelizmente não ha publico, todo que tentamos fazer, Livros (Monitor Parnaiba, Revista Forças de Defesa, Poster e afins, tudo foi pro espaço por Falta de interesse, muito trabalho para se fazer e pífio retorno, demandando investimento sem retorno …
Infelizmente, sob minha otica é uma tremenda furada, apesar de te entender a falta de material de qualidade disponível
Mo
Infelizmente é muito triste a falta de cultura do nosso país, e o desinteresse das pessoas em procurar informação útil e o pior é a mídia desinformar como é o caso das nomenclaturas, mas mesmo assim é legal ver o seu entusiasmo e dos demais aqui do blog como o Galante e o do Xo por exemplo em ajudar a mudar esse quadro!!
Parabéns a todos!
Eu entendo que o blog seja um ótimo local a disseminar a cultura, a terminologia naval etc, mas supor que a mídia “não especializada” tenha a obrigação ou a ‘presunção’ de empregá-los sempre…
Ostra, o Mercosul Itajai eh mais novo do que esses 3.
Sim, é mais novo, de projeto mais recente tbm (feito na Xina)
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/nm-mercosul-itajai-d5ke9-o-mais-novo.html