Marinha dos EUA reformula programa LCS
Após uma série de defeitos embaraçosos, a Marinha dos EUA (US Navy) está reformulando completamente seu programa de Littoral Combat Ship – LCS (Navios de Combate Litorâneos).
Os quatro primeiros navios LCS, que foram construídos com recursos de Pesquisa & Desenvolvimento e que não têm correções de defeitos realizadas nos navios posteriores, não vão mais ser deslocados para o exterior, exceto em tempos de crise. Eles serão usados como navios de teste dedicados e permanecerão em águas nacionais para experimentar sistemas como os módulos de guerra antissubmarino e módulos de guerra de minas.
Os outros 24 navios já em serviço ou em contrato – LCS-5 a LCS-28 – serão incorporados e tripulados de acordo com um novo regime que alija inovações outrora altamente elogiadas do navio. Foram abandonados os conceitos radicais de troca de tripulações e de módulos de missão de navio para navio.
Agora cada navio ficará com um módulo de missão permanente.
Está em desenvolvimento um novo modelo de LCS com armamento mais pesado para 12 “fragatas” adicionais modificadas.
As duas variantes atuais de LCS serão segregadas para simplificar a manutenção e treinamento. Os LCS da Lockheed Martin da classe “Freedom” ficarão baseados em Mayport, Florida. E os da classe “Independence” da Austal ficarão em San Diego, na Califórnia.