Navantia e Indra vão modernizar corveta indonésia por US$ 18 milhões

25
kri-362-malahayati-corvette
KRI Fatahillah, líder da classe

MADRID – O consórcio formado pela Indra e Navantia ganhou um contrato para atualizar o sistema de combate da corveta da Marinha da Indonésia Malahayati KRI-362, no valor de 18 milhões de dólares, ou cerca de 15,7 milhões de euros, com a empresa de construção naval PT PAL.

As duas empresas vão trabalhar em parceria para equipar a Marinha da Indonésia com a mais recente tecnologia eletrônica usada pela Marinha Espanhola.

O projeto vem como parte do programa de modernização de meia-idade (MLM) para esta corveta classe “Fatahillah” que foi confiado ao construtor naval militar PT PAL.

A modernização do sistema de combate inclui a renovação dos sensores e sistemas de direção de tiro, integrando estes através de um sistema de gestão de combate moderno.

O contrato representa instalação de alguns dos sistemas mais avançados oferecidos pelas empresas do setor naval, incluindo plataformas da Indra de direção de tiro DORNA e de defesa eletrônica ESM Rigel, bem como o sistema de gestão de combate da Navantia, reforçando assim a sua posição no mercado internacional.

A parceria para esta iniciativa com as principais empresa de construção naval militar da Indonésia também vai pavimentar o caminho para novas perspectivas daqui para frente.

Como parte do projeto a Indra e Navantia estabeleceram um modelo de negócio que vê as duas empresas unirem forças em suas principais áreas especializadas.

As empresas também estão se associando em uma série de programas para o desenvolvimento da futura fragata F110 da Marinha Espanhola, bem como outras oportunidades no mercado de exportação.

FONTE: Indra

NOTA DO EDITOR: esta classe de corvetas de projeto holandês chegou a ser oferecida à Marinha do Brasil na década de 1980, como complemento às fragatas classe Niterói. Um artigo completo sobre o navio foi publicado na revista Defesa Latina na época e levantou uma boa discussão. O Brasil acabou optando por projeto próprio, a classe Inhaúma.

Vejam nas fotos abaixo, de Ian Johnson, o desenho compacto da corveta Fatahillah de 1.450 toneladas e 84 m de comprimento e sua distribuição de armas e sensores.

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_b

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_c

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_h

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_g

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_f

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_e

2004_10_14_fatahilah_ian_johnson_d

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments