Fragata ‘Defensora’ realiza terceira docagem do seu período de manutenção
No dia 13 de outubro, a Fragata “Defensora” entrou no dique Almirante Jardim, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), com a finalidade de cumprir a terceira e última docagem do seu Período de Manutenção Geral (PMG).
No período que decorrerá entre os meses de outubro de 2016 e janeiro de 2017, há previsão de execução de inúmeros serviços, dentre os quais destacam-se: a instalação das linhas de eixo, lemes, estabilizadores, hélices de passo controlado, mastro principal, radares, antenas de comunicações, lançadores de mísseis Exocet, Aspide e foguetes Chaff, além do sonar e domo. Também está previsto o embarque de unidades de refrigeração de ar, compressores de alta pressão, motores de combustão principal e um motor de combustão auxiliar.
Tendo iniciado seu PMG em 2012, a “Defensora” começa essa nova fase com a certeza de que, ao fim do período de docagem, contando com o apoio das organizações militares prestadoras de serviços e das diretorias especializadas, terá alcançado enorme avanço e entrará na reta final do PMG, rumo ao retorno à fase operativa.
FONTE: MB
Com este PMG todos esperamos que a Defensora volte ao seu serviço por ainda alguns anos. Conheço este navio desde 1977, quando da sua viagem inaugural, de um jeito ou de outro esta classe de navios deve representar como a ultima classe de grandes navios oceânicos desta marinha, com a nova tecnologia, as restrições de verbas, o aumento exponencial de custos e as limitações de toda a sorte que surgiram nos últimos anos, torna-se quase certo que não devem ser substituídas, e isto sim, apenas encerrada uma época ……
Vai ficar o bicho.
Mas começou o PMG em 2012?
Calma gente, agora falta pouco…no ritmo do arsenal, 2020 é logo ali!
Que retorne logo.
Uma pequena parte da história:
http://www.naval.com.br/blog/2011/03/06/fragata-defensora-completa-34-anos-de-incorporacao/
Ei-la, uma Senhora madura, mas ainda bonita em que pese os anos que ela carrega:
http://i1.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/Defensora-e-plataforma.jpg
Que DOC seco limpo. Gostei do padrao.
Aparentemente o casco parece esta em muito bom estado, obrigado.
CM
Alguém sabe como está sendo feita a manutenção das olympus?
Marcelo, o orçamento atual permite escoltas modernas e submarinos diesel-elétricos, basta realizar um corte de pessoal, diminuir as om não operativas e encerrar os programas mirabolantes. Resumindo, não vai acontecer nunca.
As TG tem ido para o UK… no retor o, são insraladas de volta pelo AMRJ… por fim, o comissionamento acontece com participação da Tripulação e pessoal do AMRJ e RR… abraço..
Vida longa para a F-41 Defensora. Enquanto isso a sua sucessora F-42 Constituição, encontra-se em Puerto Belgrano, na Argentina, para participar da Operação Fraterno XXXIV.
ErichWolff 29 de outubro de 2016 at 0:05
Poxa nem brinca cara, só falta enrolarem com essa PMG
É isso aí, zeabelardo!
XO 29 de outubro de 2016 at 14:53
Custo ?
CAS, não sei dizer… sei que é um contrato de longa duração… e claro, depende da rotina a ser realizada… nâo são todas que seguem para lá…. abraço…
XO
As turbinas a gás olympus são RETIRADAS das Niterói e levadas à Inglaterra?
Sim… se a manutenção assim o exigir… abraço…
Os PMG’s estão devidamente explicados. Obrigado pelos esclarecimentos, amigo. Bom domigo e saudações a todos.
XO,
Valeu !
Anytime, CAS… shalom…
XO
Shavuá Tov
Duvida, é “facil” retirar as Olimpus de dentro dela ou tem que sair cortando tudo no caminho ?
Tem de retirar os acessórios e redes de óleo… nas FCG, existem acessos para o meio externo, sem necessidade de “cesariana”… daí, é feito o içamento, desde as praças de máquinas, até o cais… não sei quanto às FCN, mas sendo de mesma origem, não deve ser diferente… abraço…
Xo, não é preciso remover o convoo para retirar as turbinas e os motores diesel(caso da FCN)??
G abraço
Juarez, nas CCI o piso do hangar é retirado… nas FCN, não sei ao certo… será que o Galante sabe ou lembra dos tempos dele na Pioneira ???
XO, nas Vosper Mk.10 existem aberturas nos conveses na altura do hangar para a retirada dos motores diesel. Cheguei a pegar faina de motores diesel, mas de turbinas não.
Valeu, Galante… abraço…
Complicado ver que uma modernização dure 5 anos, sendo que em 5 anos, a china lança 22 navios, não to comparando uma coisa com a outra, e muito menos a potencia e necessidade, ate mesmo por que prefiro viver no brasil com 9 Fragatas do que numa china com 60, pela qualidade de vida, mas essas fragatas NENHUMA deve ser desmantelada, ou afundada, deve todas serem museus, ate mesmo por que aquentar o que tão aquentando ainda sendo meios considerados modernos….
Rogerio Rufini: Parece que a Marinha do Brasil como força de interdição e manutenção da soberania do “nosso” mar, esta aniquilada e sem previsão de voltar a ser o que era a 30 anos atras…..
Trinta anos atrás o mundo vivia uma guerra fria e a marinha brasileira não estava mais preparada então do que está agora…a situação portanto é melhor agora do que era. . A marinha brasileira atravessou a década de 1980 com 6 fragatas classe Niterói e 10 contra torpedeiros da II Guerra , 3 submarinos modernos e meia dúzia de “Guppies” obsoletos e um NAeL…com meia dúzia de P-16 a bordo. . Sim ,havia uma maior disponibilidade de meios, mas, isso não quer dizer que os meios existentes então seriam páreo para às ameaças percebidas na época. . Em 1982 um… Read more »
Dalton, quem serviu à Marinha na década de 80 sabe que ela estava muito mais preparada do que atualmente, tanto numericamente quanto profissionalmente.
As Niterói eram estado da arte, os CTs FRAM ainda eram válidos contra submarinos convencionais e os Guppy também.
Em algumas operações, a Esquadra conseguia colocar 16 navios em formatura ou 10 contratorpedeiros de uma vez!
A Marinha realizava várias operações anuais de grande porte, como Tropicalex, Temperex, Dragão, Unitas, Fraterno etc. Hoje são pouquíssimas operações e a Marinha quase não tem meios disponíveis.
Caros
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Se perderam uma oportunidade daquelas em 2009 (4 KDX-II e 10 Pohang de brinde por 1,68 bilhão de dólares), não da pra esperar muito mais não. Provavelmente é mais vantagem operar uma classe Vosper obsoleta, e fazer a simples manutenção retirando uma turbina e mandando via frete para o Reino Unido. Claro que é bom colocar no pacote os “baratíssimos” insubmersíveis sem AIP, que foram os mais caros do mundo em sua classe (apenas 1 bilhão de euros).
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Portanto, Maionese bad-trip well done!
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Saudações a todos.
Ivany, as TG somente vão para o UK para as rotinas previstas para serem executadas pelo fabricante… as demais (a maior parte, por sinal) são efetuadas por bordo ou pelo pessoal do AMRJ… abraço…
Galante… . o que eu quis dizer é que os anos 80 foram relativamente bons para a maioria das marinhas por conta da guerra fria…os EUA mesmo reativaram seus encouraçados da classe “Iowa” pois tinham como meta uma marinha de 600 unidades e eles quase chegaram lá… . Havia uma ameaça então…ou pelo menos era o que pensava-se na época…mas, apesar do apreço que tenho pelos velhos cts, eles eram considerados obsoletos, nem mesmo o “ASRoc” instalado em 2 deles estava operacional e o pequeno helicóptero “Wasp” só podia ser embarcado em 6 deles. . Concordo que as 6 Niteróis… Read more »
Dalton, 10 CTs operando significavam muito sim, é só contar o número de canhões. E havia muito mais preparo naquela época, pois havia ameaça real. Compare o poder de qualquer CT com nossos NPaOc… rs Era outra Marinha, não dá para comparar com a atual que está quase morimbunda. Veja o post que eu fiz agora sobre os navios congestionando o Porto de Santos em 1981 e observe a quantidade de navios. Às vezes parece que você quer dourar a pílula e dizer que a situação da Marinha hoje era a mesma daquela época, quando não é verdade. A situação… Read more »
XO
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Os PMG’s tão “rápidos” dão conta de certos problemas de arsenal, recursos e disponibilidade de peças acerca de uma olympus fora de linha…
Muito obrigado pela informação da Olympus. Bom feriado e saudações.