Coreia do Sul lança oitavo submarino Type 214
O fabricante sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) lançou mais um submarino KSS-2 (Type 214) de propulsão diesel-elétrica e independente do ar da Marinha da República da Coreia (RoKN), anunciou a empresa em 8 de novembro.
O Lee Beom-seok de 1.800 toneladas foi lançado no estaleiro da DSME na Ilha Geojedo. O submarino é batizado em homenagem ao general que lutou contra o Japão na colonização da Península Coreana (1910-1945 ) e depois serviu como primeiro-ministro sul-coreano e ministro da Defesa.
O submarino é o terceiro da sua classe construído pela DSME. Outra empresa sul-coreana, a Hyundai Heavy Industries (HHI), lançou os outros cinco submarinos KSS-2 e atualmente está trabalhando no nono submarino da RoKN.
A classe KSS-2 tem um comprimento total de 65 m, boca total de 6,3 m e um calado de casco de 6 m.
O submarino é propulsado por dois motores diesel MTU e células de combustível Siemens de membrana eletrolítica polímera que lhe permitem permanecer submerso por até duas semanas de cada vez, sem precisar usar o esnorquel para recarregar as baterias.
O submarino pode transportar uma tripulação de 40 militares, atingir profundidades de até 400 m e tem uma velocidade máxima debaixo d’água de 20 nós e 12 nós quando na superfície. Ele está equipado com sistemas de sonar montados na proa, flanco e rebocado.
Os KSS-2 podem lançar as minas navais e têm oito tubos de 533 mm para lançar armas como o torpedo pesado Baek Sang Eo (tubarão branco), torpedo pesado de guerra anti-submarino, mísseis anti-navio Harpoon e mísseis de ataque terrestre.
O Lee Beom-seok está programado para ser transferido para a RoKN no primeiro semestre de 2018, disse a empresa, e deverá ser incorporado antes do final desse ano, após testes de avaliação e aceitação.
Um total de nove submarinos KSS-2s devem estar em serviço com a RoKN até 2019. Eles devem ser acompanhados a partir de 2020 por até nove submarinos de 3.000 toneladas KSS-3.
A Coreia do Sul também opera 9 submarinos da classe “Chang Bogo”, Type 209/1200, que deverão receber também uma nova seção no casco com sistema de propulsão AIP.