Hyundai lança o ‘Soyang’, primeiro navio de apoio AOE-II para a Coreia do Sul
O estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries lançou o primeiro navio de apoio de combate rápido (AOE-II) de 10.000 toneladas para a Marinha da República da Coreia (ROK Navy), durante uma cerimônia realizada em 29 de novembro em Ulsan, cerca de 410 quilômetros a sudeste de Seul. O novo navio de apoio de combate será entregue à ROK Navy no próximo ano, após os testes de mar. Espera-se que esteja operacional no primeiro semestre de 2018.
A nova classe de navios de apoio “vai continuar a apoiar as operações da Marinha da República da Coreia nas águas nacionais e no estrangeiro”, disse o chefe das Operações Navais, Um Hyun-seong. Comparado com a classe AOE-I, a classe AOE-II tem uma velocidade de manobra melhorada e sua capacidade de carga é ampliada em mais de 2,3 vezes.
Batizado “Soyang”, o novo navio é capaz de transportar 11.050 toneladas de carga. Será o segundo maior navio da frota da ROK Navy depois do LHD Dokdo LHD de 14.500 toneladas. O novo navio tem 190 metros de comprimento, boca de 25 metros e tem uma velocidade máxima de 24 nós.
O navio pode receber helicópteros e está equipado com sistemas CIWS de defesa de ponto e contramedidas avançadas para lidar com várias ameaças.