fragata-leve-sigma

BUCARESTE, Romênia – O governo romeno encomendou quatro fragatas leves da classe Sigma para a Marinha da Romênia, com um custo de US$ 1,1 bilhão. Os novos navios serão construídos sob licença no Damen Shipyards em Galati.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa em Bucareste, “O projeto prevê a compra de quatro corvetas multi-função com uma vida útil mínima de 30 anos que pode ser estendida por atualizações sucessivas.Os navios a serem adquiridos serão utilizados para ações militares, independentemente ou dentro de grupos multinacionais, assegurando a integridade do espaço marítimo, a participação no cumprimento da execução nacional e internacional de operações de segurança marítima e intervenções de busca e salvamento “. Esta é uma definição de papel bastante normal para navios deste tipo.

Inicialmente, o Ministério da Defesa da Romênia estudou um total de 13 projetos de fragatas leves, dos quais apenas quatro atenderam aos requisitos especificados pelas forças navais romenas. A seleção final foi determinada pelos oficiais do MND de que os navios tinham que ser construídos em estaleiros romenos e que o primeiro navio deveria ser entregue em dois anos e meio.

fragata-leve-sigma-perfil

O único estaleiro que poderia lidar com este projeto foi o da Damen que foi reequipado para lidar com a construção de navios de guerra modernos e tinha recrutado pessoal suficiente qualificado familiarizado com os padrões de produção e equipamentos da OTAN. Dos concorrentes deste contrato, apenas o grupo OANDA, que oferece a fragata da classe SIGMA, foi preparado para garantir o cumprimento da data de entrega exigida.

O custo total do projeto é de RON4,3 bilhões, (US$ 1,1 bilhão) pagos em parcelas até 2020. Pagamentos de RON562 milhões (US$ 131 milhões) serão feitos em 2017 e 2018 com um pagamento adicional de RON1,215 bilhões (US$ 285,3 milhões) quando da entrega do primeiro navio. Pagamentos adicionais de RON1,26 bilhão (US$ 295 milhões) serão feitos em 2019 com o pagamento final de RON720 milhões (US$ 169 milhões) ocorrendo em 2020.

O preço destes quatro navios está um pouco acima da norma para as fragatas leves nesta categoria, mas a exigência de produção em estaleiros romenos e o calendário de entrega muito apertado justificou os custos envolvidos.

O Ministro da Defesa Mihnea Motoc afirmou que o curto prazo de entrega era um requisito essencial porque “o Mar Negro mais amplo é caracterizado por ações em violação das regras do direito internacional e isso requer uma postura robusta dissuasão no Mar Negro”.

black_sea_map

FONTE: Forecast International

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano

Qual o deslocamento dessas “fragatas leves”? Que misseis anti-navio elas são dotadas?

Guizmo

Nossa, violação de regras de direito internacional ali deve ser uma festa. Só de olhar esse mapa dá noção da bagunça que deve ser.

Marcelo Andrade

Sim, navio bem dimensionado para a missão e o tamanho da costa romena.

AL

Mais informações sobre essa fragata, direto do estaleiro construtor:

http://products.damen.com/en/ranges/sigma-frigate-and-corvette/sigma-frigate-10514

Joao Moita Jr

• Medium calibre gun 76 mm;
• Close in weapons system;
• 2 x small calibre guns;
• 2 x SSM launchers;
• 12 Cell VL SHORADS;
• 2 x torpedo launchers;
• 2 x decoys/chaff;
• ECM.

Phacsantos

Post de um navio novo que outro país comprou e até agora nenhum comentário dizendo que “…a MB podia encomendar umas 10 dessas…”

Milagre!rs

Jagderband#44

a MB podia encomendar umas 10 dessas

RenanCassado

A MB devia encomendar umas 10 dessas.

MO

A MB devia, a MB poderia .. ta .. lindo, quem paga ? e depois quem paga a operração ?? …

Carlos Crispim

a MB podia encomendar umas 20 dessas…Kkkk…

D. de J. Salvador

Abaixo um link com um vídeo dessa criança.

https://www.youtube.com/watch?v=R10o3PSBo-U

Gostei do convés corrido do passadiço até quase o convés de vôo.
O joelho da marujada agradece. Depois de quase 30 anos de MB
os joelhos não são os mesmos, principalmente pra quem serviu muito
tempo embarcado…

D. de J. Salvador

Em relação ao vídeo do link desse navio que eu mandei acima….
Pô… navio de guerra suspende tem que arriar o “pau do jeque”… já pensou numa “emerg”
que precisa do canhão de proa, e o Oficial no passadiço olha pra proa e… o pau do jeque tá
de pé… kkkkk…. até imaginei ele gritando:
“- Manda um marujo correndo lá arriar aquela M….”
kkkk…. depois me chamam de chato…

Caio

Parabéns aos romenos! Segurança é coisa séria.

Delfim Sobreira

Um design bastante elegante. Pela foto parece um modelo Sigma 9813.
Mas está mais para uma corveta que para uma fragata.

Rodrigo

Gosto da 10514.. linda demais.

Rick Bittencourt

Pelo porte dela a MB poderia adquirir umas 10… Mas serviriam como CV’s ao invés de Fragatas… Após isso compraria ou construiria em conjunto com outra empresa, uma belonave bem equipada e que seria usadas como Fragatas de grande porte !

Cristiano.GR

Qual a diferença entre fragata leve e corveta? Peço esta explicação dos bem informados leitores ou dos jornalistas do Trilogia.
Sou artilheiro e leigo no assunto.

Cristiano.GR

Valeu Alexandre e parabéns pelo trabalho vocês!

EParro

Motorzões SEMT Pielstick, no vídeo da Royal Moroccan Navy! Serão os mesmos tipos na Romanian Navy?

Gabriel DF

Um belo investimento , segurança é coisa séria !
Ainda mais quando se tem alguém como a Rússia nas proximidades

Nonato

O Brasil poderia comprar umas 100 dessas. Kkk.
Brincadeiras à parte, navios são necessários.
Se fosse eu, parava de operar velharias e me concentraria nuns 6 a 12 bons navios. Talvez uns 4 de maior porte e uns 8 menores.
Não faz sentido é ficar com vários navios de transporte de tropas, de reabastecimento e nada de escoltas de qualidade.
Sem navios de guerra, melhor fechar tudo por um tempo.

Nonato

Offtopic Reforma da previdência. Sugiro que os militares, ao atingirem certa idade não puderem atuar em guerras, etc, possam ficar em funções administrativas ou cedidos para outros órgãos. Tipo segurança em fóruns. Motoristas de autoridades. E se quisessem ou pudessem ter uma atividade com melhor remuneração, pudessem se afastar por um tempo, sem o risco de perder a aposentadoria. Tipo, com 45, 50 anos o cara sai da carreira militar, passa uns dez anos em outras atividades (consultoria, pilotos privados, ou cedidos a orgãos públicos) e lá pelos 60 anos poderiam se aposentar. E nada de filha solteira, especialmente se… Read more »

ZorannGCC

Olá Nonato! . Esta pensão para filhas solteiras não existe desde 2001. Faz 15 anos que a lei mudou. . Quanto à reforma da previdencia, estive vendo uma reportagem a respeito da economia que vai-se fazer se tudo que foi enviado ao congresso for aprovado. A economia que será feita simplesmente freará até 2040 o crescimento do deficit. Mas não o eliminará. Se a lei for aprovada como está, o deficit ainca crescerá por mais de 20 anos ate ele se estabilizar ainda com deficit. A reforma proposta não será suficiente para tornar o sistema sustentavel. . A reforma proposta… Read more »

XO

Zorannn, não entendi seu exemplo… hoje, temos de cumprir 30 anos de serviço… abater tempo com LESM não existe mais (MP de 2001)… quem tem 2 anos em área ALFA pode abater 8 meses, por exemplo… fora isso é cumprir o tempo de serviço preconizado… se a sua conta é o Segundo Tenente sair antes com salário proporcional, você está equivocado…
Como escrevi em outro post, nós seremos incluídos em regime previdenciário… o próprio MinDef afirmou e continua afirmando isso… e, convicções à parte, seria melhor acreditar nele do que nessa Miriam Bostão ou no Boechato…
Abraço…

Marco

Parabens a Romenia o estaleiro.Damen.em Galati produziu muitos Suply Ships que operam no Brasil, nao lembro a empresa.mas sao amarelos, tenho fotos de 7 deles sendo construidos simultaneamente, em estagios diversos em linha! Como deve ser!