Kawasaki entrega oitavo submarino de classe ‘Soryu’ ao Japão
A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) recebeu o seu oitavo submarino diesel-elétrico de classe “Soryu” (SSK) da Kawasaki Heavy Industries (KHI). O navio de 4.100 toneladas (quando submerso), que foi batizado Sekiryu com o indicativo visual 508, foi entregue em 13 março em uma cerimônia realizada nas instalações da KHI em Kobe.
O SSK é o quarto da classe “Soryu” construído pela KHI, e teve a quilha batida em março de 2013. Ele foi lançado subseqüentemente pelo estaleiro em novembro de 2015.
De acordo com o Jane’s Fighting Ships, a classe “Soryu” tem um comprimento de 84 metros, uma boca de 9,1 m, e um calado de 8,5 m. A plataforma, que é propulsada por dois motores Kawasaki 12V 25/25 diesel, e quatro Kawasaki Kockums V4-275R Stirling de propulsão independente do ar (AIP), tem uma velocidade máxima de 20 nós quando submerso e 12 nós na superfície.
A classe “Soryu” está equipada com seis tubos de torpedos na proa de 533 mm (21 polegadas) que podem disparar o torpedo pesado Type 89, desenvolvido no Japão. Os submarinos também são capazes de disparar o míssil antinavio UGM-84C Harpoon de alcance médio contra alvos de superfície. Cada navio também foi equipado com lançadores de contramedidas submarinas.
A JMSDF atualmente opera uma frota de sete SSK classe “Soryu”, quatro dos quais foram construídos por outro estaleiro japonês, Mitsubishi Heavy Industries (MHI). O financiamento para a construção do 12° submarino foi aprovado no âmbito do orçamento do ano fiscal de 2016 do Japão, e o país deverá operar uma frota de 12 submarinos classe “Soryu” até 2021.
FONTE: Jane’s