O renomado colunista Roberto Lopes do site Plano Brasil noticiou que a Royal Navy teria oferecido à Marinha do Brasil o porta-helicópteros de assalto anfíbio HMS Ocean.

O assunto teve grande repercussão nas redes sociais, mas o fato é que a oferta já tinha sido ventilada em 2010, quando o navio visitou o Brasil.

A aquisição em 2015 do Siroco (atual NDM Bahia), da Marinha Francesa, dotou a MB de um navio anfíbio com doca capaz também de operar helicópteros, porém com limitações. O Bahia é um LPD (Landing Platform/Dock). Já HMS Ocean é um LPH (Landing Platform Helicopter) sem doca e caso fosse adquirido, ele complementaria o Bahia, pois possui maior capacidade para operações aéreas.

A questão mais importante no momento é se o país teria condições de adquirir mais um navio de grande porte de manutenção e operação caras, em uma época de recursos limitados.

A desativação do Navio-Aeródromo São Paulo (A12) em fevereiro de 2017 deixou a Marinha sem uma plataforma de operação para os aviões e helicópteros da Força Aeronaval. A aquisição do HMS Ocean possibilitaria o embarque de um maior número de aeronaves de asas-rotativas para operações de controle de área marítima e também para ações de desembarque anfíbio em apoio ao Corpo de Fuzileiros Navais.

Os helicópteros Seahawk (SH16) e Super Cougar (UH-15) que também são empregados no ataque a navios de superfície com mísseis antinavio, não podem operar a bordo dos atuais navios de escolta da MB, por isso essas aeronaves acabam usando os navios anfíbios como plataformas. O HMS Ocean ampliaria o raio de ação desses helicópteros.

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