JMSDF comissiona primeiro caça-minas da classe ‘Awaji’
O primeira de três embarcações de contramedidas de minas da classe “Awaji” (MCMVs) entrou em serviço na Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).
O Ministério da Defesa (MoD), em Tóquio, publicou em seu site fotos da cerimônia de entrega do JS Awaji (indicativo visual 304) em Yokohama, Prefeitura de Kanagawa, em 16 de março.
O Awaji foi construído pelo estaleiro com sede em Tóquio, Japan Maritime United Corporation (JMUC) e lançado em outubro de 2015, de acordo com o Jane’s Fighting Ships. O navio é o primeiro da classe encomendada pela JMSDF.
O segundo navio da classe, Hirado, foi lançado em fevereiro de 2017 e deverá entrar em serviço em 2018.
De acordo com as especificações fornecidas pela JMUC, o MCMV tem um deslocamento padrão de 690 toneladas, um comprimento de 67 m, boca de 11 m e um calado de 5,2 m. O navio é propulsado por dois motores diesel de 2.200 cv cada e tem uma velocidade máxima de 14 nós.
O casco da plataforma foi construído a partir de um material plástico reforçado com fibra compósita para reduzir a assinatura magnética da plataforma para operações de remoção de minas de influência magnética.
FONTE: Jane’s