Saab recebe encomenda para míssil antinavio de próxima geração
A empresa de defesa e segurança Saab assinou um contrato com a Swedish Defense Material Administration (FMV) para o desenvolvimento e produção do sistema de mísseis antinavio da próxima geração. O valor total da encomenda ascende a 3,2 bilhões de coroas suecas e as entregas serão realizadas durante o período 2017-2026.
O contrato assinado é um programa de desenvolvimento de um sistema de mísseis antinavio em configurações lançadas pelo ar e lançadas por navios. A próxima geração do sistema de mísseis antinavio será integrado nos novos caças Gripen JAS 39E e nas corvetas da classe “Visby”.
“Estes mísseis de próxima geração fornecerão à Força Aérea da Suécia e à Marinha Real Sueca capacidades muito melhoradas, em comparação com outros mísseis no mercado. Eles terão a capacidade de engajar qualquer alvo, em todas as condições “, diz Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.
O sistema de mísseis tem um alcance de combate melhorado, um buscador de alvo atualizado e uma massa menor em comparação com o sistema anterior. Ele também tem a capacidade de combater um amplo espectro de alvos navais e terrestres, uma capacidade de operar em todas as condições climáticas e um novo design que permita o potencial de crescimento futuro.
O novo sistema combina capacidades comprovadas da família de mísseis antinavio RBS15 da Saab, com recursos novos e aprimorados. A família de mísseis RBS15 é produzida em conjunto pela Saab e pela Diehl Defense GmbH & Co. KG.
“A Diehl orgulha-se de continuar sua participação na história de sucesso da RBS15 com o nosso know-how de mísseis e experiência comprovada. Este programa conjunto irá reforçar a posição de ambas as empresas como líderes mundiais na tecnologia de mísseis antinavio, sendo o primeiro a introduzir um míssil de próxima geração para o mercado “, diz Claus Günther, CEO da Diehl Defense GmbH & Co. KG.
O RBS15 é um sistema de mísseis que tem sido usado por marinhas, baterias costeiras e forças aéreas por quase 30 anos. O sistema de mísseis pode derrotar ameaças avançadas e tem um longo alcance.
DIVULGAÇÃO: Saab
One million dollar question: é supersônico ou subsônico??
The missile has a length of 4.35m, fuselage diameter of 0.5m and a wing span of 1.4m. The launch and in-flight weights of the missile are 800kg and 650kg respectively. The RBS15 Mk3 can strike targets within the range of 200km, while travelling at a subsonic speed of 0.9 Mach.
Eu sabia que era subsônico Galante. rsrs Meu questionamento foi mais uma provocação pra colocar lenha na fogueira. Enquanto a Rússia e China insistem na tese que supersônicos são mais aptos a se contrapor às atuais defesas antimísseis o Ocidente insiste nos subsônicos furtivos. Quem estará com a razão, tendo em vista que é impossível com os dois sistemas se equivalem tendo em vista o custo, massa, etc. Se os russos admitirem que tanto faz eles estariam gastando muito mais com seus mísseis grandes e pesados podendo fazê-los pequenos e furtivos. O único motivo razoável dos russos optarem pelos supersônicos… Read more »
Bosco, acho que é mais questão de filosofia de emprego. Se você lança os mísseis em salvas, não importa se o míssil é subsônico ou supersônico, alguns vão conseguir passar pelas defesas e atingir seus alvos,
Os russos parecem acreditar que vão precisar usar menos mísseis se eles forem supersônicos, pois teoricamente eles são mais difíceis de abater (hard kill) ou desviar (soft kill).
Bosco e Galante,
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Seria interessante incluir na equação o tamanho dos alvos prioritários dos players citados.
Alvos para os ocidentais versus alvos para russos e chineses.
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Em tempo.
Rússia e China possuem em seus arsenais e portfólio de vendas mísseis subsónicos do mesmo tipo que os ocidentais mais comuns, tanto para venda como para fazer frente aos alvos “menos” importantes – ou simplesmente menores – que encontrariam nos mares.
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Forte abraço,
Ivan, sem tempo.
Apenas lembrando.
É comum barcos (FPB ou corveta) Sa’ar qualquernúmero israelenses armados com uma combinação de mísseis antinavio (SSM) Harpoon e Gabriel.
Deve haver um bom motivo para isso.
Possivelmente alvos diferentes.
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Forte abraço,
Ivan, o Antigo.
Ivan, Mas mesmo levando-se em conta que os alvos prioritários dos russos são porta-aviões gigantes da USN se se considerasse que mísseis subsônicos são mais efetivos em penetrar as defesas eles podiam lançar mão de misseis cruise com ogivas de 1000 lb como o Tomahawk ou o Klub 3M14K/T (subsônico) igualmente com ogiva de 1000 lb. Sem falar que há mísseis supersônicos russos para alvos pequenos (fragata pra baixo), como por exemplo o Kh-31 Krypton. De forma interessante os russos confiam também no subsônico Kh-35 contra alvos pequenos. Mas aí vem a pergunta: se o Kh-35 funciona porque o supersônico?… Read more »
Enrolei muito e não sei se me fiz entender. rsrss O quê quis dizer é que eu não considero que o tamanho do alvo seja a razão dos mísseis supersônicos já que é possível fazer mísseis subsônicos com ogivas mais poderosas. A maior velocidade de impacto, nos parãmetros usuais, não faz tanta diferença no efeito sobre o alvo. Provavelmente uma ogiva de 450 kg a Mach 0.8 é tão destrutiva que uma ogiva de 290 kg (por exemplo, do Brahmos) impactando a Mach 3. Uma razão que podemos imaginar é que um ataque de saturação de mísseis supersônicos reduz o… Read more »
Senhores,
e o nosso MAN-SUP ?!?!?! da pra fazer uma comparação com os citados ai em cima ??
eh sub ou super ??? ou eh 2.0 GTI ??
Wolf,
É subsônico meio que transônico. rsrsrs Velocidade na faixa de Mach 0.9 +. A vantagem é que pode vir tão baixo quanto 2 ou 3 metros da superfície, na dependência do estado do mar.
Correção: não dão tão = não dão tanto.
Em termos de técnica de forma um míssil supersônico ou mesmo hipersônico pode ter seu RCS reduzido tanto quanto um míssil subsônico, mas é menos susceptível de adotar recursos furtivos adicionais como por exemplo material absorvente ao radar RAM (RAS/RAP) e material transparente ao radar (RTM). Ou seja, os rigores de um voo supersônico ou hipersônico, principalmente a baixa atitude reduz as opções em relação ao tipo de material utilizado. Outro fator diz respeito à maior assinatura térmica de um míssil em regime supersônico/hipersônico. Hoje, cada vez mais está sendo introduzido sistemas de vigilância e alerta baseado na detecção da… Read more »
Como o Ocidente idealiza o míssil antinavio: 1-subsônico 2-baixíssimo RCS (nível VLO) 3-baixíssima assinatura térmica 4- capacidade sea-skimming plena 5- motor turbofan 6-seeker passivo de imagem (térmica e/ou visual) e de detecção de sinais. Um sistema de radar pode ser utilizada conjuntamente no caso de ataque em tempo ruim 7-capacidade de “vadiagem” e de “reataque” 8-datalink de duas vias 9- capacidade de ataque a alvos em terra 10- capacidade de ataque tipo “swarm” cooperativo 11-capacidade autônoma de reconhecimento e aquisição de alvo 12-capacidade de ECCM autônoma (gerando interferência em sistemas de radar de controle de tiro do navio) Esse é… Read more »
Só de curiosidade o aumento de temperatura de um míssil em velocidade subsônica alta ao nível do mar devido ao aquecimento aerodinâmico é na faixa de 30º C. Se a temperatura ambiente ao nível do mar for de 30ºC a temperatura nas áreas críticas do míssil será na faixa de 60ºC. Levando-se em conta que esse míssil utiliza um turbofan miniaturizado cuja emissão de gases tem temperatura na faixa de 150ºC e tem-se um míssil relativamente frio se comparado a um míssil supersônico. A Mach 1.5 ao nível do mar a temperatura em áreas críticas já aumenta em 150ºC e… Read more »
joseboscojr 4 de abril de 2017 at 13:46
Olá Bosco, mas não é relevante considerar a quantidade de vetores já existentes (no caso russo)? Já que tenho seiláquantos vetores deste modelo grandão, melhoro alguns sensores e modernizo o vetor. Ah, mas com tais e tais sensores melhorados, se fizer um motor menor e mais econômico, posso fazer um novo vetor mais portátil; então vamos lá – quanto mais melhor.
Não sei, só uma hipótese.
Eparro, Mas fato é que os russos continuam desenvolvendo mísseis supersônicos e não modernizando velhos mísseis. E eu não digo que eles estejam equivocados. O quê afirmo é que “alguém” está equivocado e pode muito bem ser o Ocidente. É impossível que os dois conceitos possam coexistir. Por exemplo, se nas simulações e nos diversos testes feitos por ambos os lados ficou demonstrado que os mísseis supersônicos são significativamente superiores aos mísseis subsônicos da OTAN (e aliados) claramente o Ocidente está equivocado principalmente tendo em vista que os navios russos são pelo menos tão bem armados defensivamente quanto os navios… Read more »
Meu Deus! Só agora vi o tanto de “ques” equivocadamente acentuados. Perdão!!
Bosco,
entao podemos dizer que o ocidente”aposta” na eletrônica dos seus misseis para tirar vantagens de seus subsônicos ?? a diferença de velocidades do hiper/super seria “suprimida pela eletrônica” dos subsônicos?? conseguiram entender o meu pensamento?
Wolf, Eu acho que o Ocidente aposta primeiramente na discrição e num segundo momento na eletrônica. Apesar que do ponto de vista de tecnologia eletrônica os russos estarem, nesse quesito, iguais ao Ocidente. Mas como disse, pra mim é um mistério o porquê de coexistir esses dois conceitos (subsônicos e supersônico). A tecnologia teima em fornecer as mesmas soluções para problemas iguais e não creio que caiba nesse caso específico (mísseis antinavios) a questão de “filosofia de emprego” diferida. Sem querer puxar a sardinha pra nenhum lado mas os russos utilizando os dois conceitos parece mais perdido. Só de curiosidade… Read more »
Bosco,
talvez o russos utilizam os super/hiper em embarcações/alvo pesadamente protegidos…. e o sub em embarcações menos protegidos… he he he
sera que eh isso ??
um missil de “pulso magnético” teria efeito sobre navios ??
Eu imagino que os grandões supersônicos são utilizados contra um grupo tarefa e os menores subsônicos e supersônicos (Kh-35, Kh-31, Kh-59) são utilizados contra unidades isoladas não protegidas por um porta-aviões. Mas sinceramente não vejo lógica nisso.
Tudo bem que um míssil supersônico pode atravessar uma zona protegida mais rapidamente mas em compensação um míssil subsônico em tese pode passar furtivamente mais facilmente pelo AEW.
Quanto ao pulso eletromagnético muito provavelmente todos esses navios têm proteção consistente, mas algum efeito deve fazer.
Um abraço.
Vale salientar que ainda não existem mísseis antinavios hipersônicos de cruzeiro. O único míssil hipersônico antinavio é o balístico DF-21D/DF-26 dos chineses que pode ser que esteja em operação (eu acho que não está). Ele é hipersônico já que o veículo de reentrada manobrável (MaRV) mergulha vindo do espaço a Mach 10. Há dois programas de mísseis de cruzeiro hipersônicos antinavios em andamento, o Brahmos II na Índia e o Zircon na Rússia, que devem utilizar propulsão scramjet. Vale salientar que há informações que dão conta que o Zircon pode ser colocado em operação á em 2020, mas eu particularmente… Read more »
Os defensores do conceito dos grandes mísseis supersônicos antinavios poderiam alegar que eles são melhores mas que o Ocidente não os têm porque não têm expertise para tal, o que não corresponde à realidade, como atestam os vários mísseis supersônicos com os mais diversos tipos de propulsão que entraram em produção seriada no Ocidente desde o fim da SGM. Exemplos: 1- Hound Dog – turbojato – Mach 2.5 – míssil ar-sup – EUA 2- Rascal – foguete líquido – Mach 3 – míssil ar-sup – EUA 3- SRAM – foguete sólido – Mach 3 – míssil ar-sup – EUA 4-… Read more »
Mestre Bosco,
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Apenas ajustando:
O ASMP é ar-superficie.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Air-Sol_Moyenne_Portée
Ivan,
Valeu! A sopa de letrinhas tem hora que confunde os “céboro”.rsrss