O míssil antinavio Zircon, da Rússia, atingiu oito vezes a velocidade do som
A fonte observou que os mísseis Zircon podem ser lançados a partir de plataformas de lançamento universal 3C14 que também são usadas para os mísseis Onyx e Caliber
MOSCOU, 15 de abril / TASS /. O novo míssil hipersônico antinavio Zircon da Rússia atingiu oito vezes a velocidade do som durante um teste, disse uma fonte do setor de defesa da Rússia à agência TASS.
“Durante os testes do míssil foi confirmado que sua velocidade atinge oito Mach [número que leva em conta a dependência da velocidade do som na altitude de voo – TASS]”, disse a fonte.
Ela não especificou quando e de qual plataforma o míssil foi lançado.
A fonte observou que os mísseis Zircon podem ser lançados a partir de plataformas de lançamento universal 3C14 que também são usadas para os mísseis Onyx e Caliber.
A TASS não tem uma confirmação oficial dessas informações.
Outras fontes anteriores na indústria de defesa russa disseram à TASS que os mísseis Zircon seriam testados este ano. Espera-se que os novos mísseis sejam instalados nos cruzadores nucleares Pedro o Grande e Almirante Nakhimov.
O alcance do Zircon, de acordo com dados abertos, é de cerca de 400 quilômetros; a velocidade máxima do míssil é indicada em cerca de 4 a 6 Mach.
As armas hipersônicas são mísseis e aeronaves capazes de atingir velocidades de Mach 5 ou mais — ou cinco vezes a velocidade do som. Elas são extremamente difíceis de interceptar devido à sua velocidade esmagadora e capacidades de manobra. Tecnologias hipersônicas em geral, usadas em sistemas de armas e aeronaves em potencial, foram vistas por especialistas como um “game changer” na guerra futura.
FONTE: TASS