Fragatas OHP chegam a Taiwan
Taipei, 13 de maio — Duas fragatas de mísseis guiados da classe “Oliver Hazard Perry” (OHP) compradas por Taiwan dos Estados Unidos chegaram a Kaohsiung no dia 13 de maio, uma aquisição que a Marinha de Taiwan espera aumentar sua capacidade antissubmarino.
Arvorando bandeiras nacionais da República da China, as duas fragatas manobradas por tripulações taiwanesas navegaram lentamente no porto militar de Zuoying, na cidade do sul, por volta das 9:30 da manhã, onde uma cerimônia de boas vindas foi realizada pelos militares.
Uma cerimônia de comissionamento está prevista para julho de 2018, de acordo com fontes militares.
Os navios, construídos nos EUA na década de 1980 e rebatizados por Taiwan como “Ming Chuan” e “Feng Chia”, irão se juntar à 146ª frota da Marinha baseada na ilha periférica de Penghu e serão responsáveis pelo patrulhamento do Estreito de Taiwan.
As fragatas de classe Perry têm alta mobilidade e estão equipadas com o sistema de combate de guerra submarina SQQ-89 e o sistema de sonar SQR-19, os quais dizem reforçarão as capacidades antissubmarino da Marinha de Taiwan.
O então presidente Barack Obama assinou um projeto de lei em dezembro de 2014 que autorizou a venda de quatro fragatas de classe Perry à Taiwan. Taipei orçou em cerca de NT$ 5,5 bilhões (US$ 174,8 milhões) a compra de dois dos navios, anteriormente USS Taylor (FFG-50) e USS Gary (FFG-51) da Marinha dos EUA.
FONTE: Taiwan Today/FOTOS: Marinha de Taiwan
NOTA DO EDITOR: as duas fragatas adicionais vão juntar-se à frota de 8 fragatas OHP (classe “Cheng Kung”) construídas em Taiwan na década de 1990.