China vai implantar sistema de observação submarina ‘para ciência e segurança nacional’
A China planeja construir um sistema massivo de observação subaquática que abrangerá os disputados mares do Leste e do Sul da China.
Os sistemas de observação dos fundos marinhos de 2 bilhões de yuans (US$ 290 milhões) fornecerão informações em tempo real sobre as condições ambientais e as atividades dos fundos do mar em um momento em que a China está expandindo sua presença nos mares do Leste e do Sul da China.
O governo central aprovou recentemente o plano que levará cinco anos para construir e implementar, informou o radiodifusor estatal CCTV.
Um centro de dados também será construído em Xangai para monitorar e armazenar as informações químicas, biológicas e geológicas coletadas dos sistemas subaquáticos.
Tais sistemas não só ajudariam a China a avançar na pesquisa científica e na prevenção de desastres, mas também ajudar a proteger a segurança nacional, segundo o informe.
Zhou Huaiyang, professor da Escola de Ciências Marinhas e da Terra da Universidade de Tongji, disse no relatório que os dados coletados poderiam ser aprovados para outros departamentos governamentais para explorar os recursos naturais e proteger os interesses marítimos da China e a segurança nacional.
FONTE: South China Morning Post