Maquete do destroyer russo classe Leader

Project 23560 ou classe Lider

O Ministério da Defesa russo aprovou o novo projeto proposto para o novo destróier, segundo a RIA Novosti

Igor Ponomarev, vice-presidente da United Shipbuilding Corporation (USC) da Rússia, disse que o Ministério da Defesa russo aprovou seu projeto para o sofisticado destróier da classe “Lider” (Leader) ou o Project 23560.

“O Ministério da Defesa adotou recentemente uma das etapas do desenvolvimento deste futuro destróier — um projeto preliminar”, disse Ponomarev no Salão Internacional de Defesa Marítima de 2017.

O Severnoye Design Bureau, principal empresa do país de projetos de navios de superfície, vem aprimorando seus planos para a construção do destróier da classe “Lider” desde 2010.

O navio de 200 metros de comprimento e 20 metros de boca deslocará até 17.500 toneladas métricas. navegará a uma velocidade máxima de 32 nós.

O navio de guerra polivalente terá capacidades antiaéreas, anti-mísseis balísticos, anti-superfície e antissubmarino.

Pretende-se substituir os destróieres da classe “Sovremennyy”, os principais navios de guerra anti-superfície da Marinha Russa, bem como os cruzadores da classe “Slava” e os destróieres antissubmarino da classe “Udaloy I”.

Espera-se que a classe “Lider” seja equipada com mísseis Kalibr-NK anti-navio, anti-submarino e de ataque terrestre, além de mísseis de cruzeiro anti-navio supersônicos P-800 Oniks com um alcance de mais de 300 quilômetros. Os mísseis hipersônicos Zircon também podem ser adicionados ao armamento.

O navio de guerra de próxima geração também poderia receber a versão marítima do sistema de defesa aérea mais avançado da Rússia, conhecido como S-500 Prometey ou 55R6M Triumfator-M. Também terá uma plataforma para dois helicópteros Kamov Ka-27 ou Kamov Ka-32.

O navio provavelmente será propulsado por energia nuclear. Será capaz de permanecer até 90 dias no mar sem reabastecimento ou suporte adicional.

Referindo-se ao destróier da classe “Lider”, o analista de defesa Dave Majumdar escreveu para o site National Interest no ano passado que “os novos navios de guerra enormes superariam os maiores combatentes de superfície da frota da Marinha dos EUA, carregando aproximadamente o dobro de mísseis dos destróieres da classe “Arleigh Burke”.

FONTE: RIA Novosti/Sputnik

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments