China lança o 13º destróier Type 052D
O estaleiro chinês da Dalian lançou mais um destróier de mísseis guiados classe “Luyang III” (Type 052D) para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN).
O navio, batizado “Qiqihar”, foi lançado em 26 de junho. O destróier é o 13º Type 052D da China. A PLAN recebeu seu primeiro da classe, Kunming, indicativo visual número 172, em março de 2014.
A classe Type 052D tem um comprimento total de 157 m, boca de 17 m, calado de 6 m e um deslocamento de carga total de 7.500 toneladas. O navio pode atingir uma velocidade máxima de 30 nós e autonomia de 4.500 milhas náuticas a 15 nós.
O armamento consiste de dois sistemas de lançamento vertical (VLS), cada um contendo 32 células: um na proa à frente da superestrutura e outro atrás do hangar. O VLS suporta o míssil superfície de ar de longo alcance HHQ-9A, dando ao navio uma capacidade de defesa aérea da área. O VLS também tem capacidade de disparar mísseis de ataque terrestre e mísseis de cruzeiro antinavio.
Os Type 052Ds também são equipados com o radar phased array Type 346A multifuncional (conhecido como Dragon Eye).
Eles também estão equipados com sonares de profundidade variável, o que lhes confere capacidades de combate antissubmarino (ASW) consideravelmente maiores do que as classes anteriores de destróieres da PLAN. O VLS também pode ser equipado com um míssil antissubmarino (ASW) com torpedo, semelhante ao ASROC VL americano.
Os hangares gêmeos dos navios podem embarcar helicópteros antissubmarinos Harbin Z-9 ou Kamov Ka-28 e helicópteros AEW Kamov Ka-31.