Um contrato de £ 3.7 bilhões (R$ 15,9 bilhões) foi assinado para a construção das três primeiras fragatas Type 26.

O trabalho nos Global Combat Ships Type 26 começará nos estaleiros da BAE Systems em Glasgow neste verão, assegurando 1.700 empregos na Escócia e mais 1.700 na cadeia de suprimentos em todo o Reino Unido, disse o Ministério da Defesa.

Oito navios serão construídos para a frota, com o contrato para o segundo lote de cinco navios a ser negociado no início dos anos 2020.

Os planos para construir as novas fragatas foram estabelecidos na revisão estratégica de defesa e segurança do governo britânico de 2015, embora o projeto tenha sido reduzido de propostas anteriores para um total de 13 navios.

Temores sobre o futuro dos estaleiros de Glasgow surgiram no ano passado, quando o trabalho nas Type 26 foi adiado, mas o secretário de Defesa Michael Fallon visitou o estaleiro em novembro para se comprometer com o programa.

Os navios se especializarão em guerra antisubmarino e trabalharão em estreita colaboração com a dissuasão nuclear Trident da Marinha e os novos porta-aviões, o primeiro dos quais – HMS Queen Elizabeth – zarpou de Rosyth na semana passada para testes de mar.

A frota acabará por substituir as fragatas Type 23 atuais e cada navio terá uma tripulação de 118 militares.

Descrito como “o navio de guerra antissubmarino mais avançado em sua classe em todo o mundo”, diz-se que o MoD está explorando oportunidades de exportação onde há “um forte interesse dos clientes internacionais”.

Fallon disse que o programa Type 26 garantirá o futuro a longo prazo da indústria de construção naval escocesa.

“A fragata Type 26 é um navio de guerra de ponta, combinando a experiência da indústria britânica de construção naval com a excelência da Royal Navy”, disse o Secretário de Defesa.

“Nós cortaremos o aço do primeiro navio no final deste mês — um marco imensamente significante que atende nosso compromisso de manter nosso poder naval global.

“Esses navios serão uma força crível, para proteger nossos poderosos novos porta-aviões e ajudar a manter os interesses britânicos seguros em todo o mundo.

“Com o apoio de um orçamento de defesa crescente e de um plano de equipamentos de £ 178 bilhões, o programa Type 26 trará grandes benefícios econômicos para a Escócia e o Reino Unido”.

O Ministério da Defesa disse que o contrato está estruturado para “motivar os dois lados a entregar resultados bem-sucedidos, onde ambas as partes compartilhem as perdas e ganhos na entrega do programa”.

O deputado do SNP de Glasgow South West, Chris Stephens, disse que os contratos de construção de navios sustentarão empregos qualificados no Clyde.

Ele disse: “Estou muito satisfeito que a pressão constante feita por mim, pelos colegas do SNP e pelos sindicatos finalmente deu resultado.

“A construção dessas fragatas mantém a construção naval no Clyde e agora permitirá que a BAE atinja a comunidade em Govan como um dos maiores empregadores.

“O que agora é necessário é uma declaração do Ministério da Defesa para se comprometer a adquirir os navios de guerra Type 31 (fragatas de propósito geral), para que a construção naval no Clyde continue por décadas.

“A força de trabalho no Clyde está entre os melhores construtores navais do mundo, e é um prazer e uma honra representá-los no Parlamento”.

FONTE: The Herald

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments