Porta-aviões Liaoning se exercita no mar a caminho de Hong Kong
O Liaoning, porta-aviões da classe “Kuznetsov” reconstruído pela China, e seu grupo de batalha estão navegando no Sudeste Asiático a caminho de uma visita inaugural a Hong Kong no próximo fim de semana.
A visita àquela cidade faz parte da celebração do 20º aniversário da recuperação do território da Coroa britânica pelo país e será um dos maiores símbolos do poder militar e geopolítico da China cada vez maior na região.
A frota chinesa atravessou o Estreito de Taiwan durante o fim de semana, uma operação que chamou a atenção de Taipei. Caças e aviões de patrulha marítima decolaram da ilha para acompanhar de perto o trânsito da frota, mas não houve relatos de ocorrências inesperadas.
No vídeo acima divulgado pela China, o Liaoning aparece operando caças J-15 (clone do Sukhoi Su-33) armados com mísseis ar-ar de médio alcance PL-12 e mísseis ar-ar de curto alcance PL-8. Alguns J-15s ostentam os mísseis antinavio YJ-83K “Eagle Strike” sob suas asas.
O vídeo inclui alguns momentos interessantes, como a filmagem no cockpit das operações de combate do J-15 e os oficiais de sinalização de pouso que orientam os jatos.
O Liaoning em sua visita a Hong Kong será aberto à visitação pública, juntamente com seus escoltas.