A capa do livro The Influence of Sea Power Upon History: 1660-1783 em chinês

Em recente vídeo de recrutamento da Academia de Submarinos da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy), aparece o livro “The Influence of Sea Power Upon History: 1660-1783″, de Alfred Thayer Mahan.

O trabalho de Mahan de investigação na área da história naval é uma das mais importantes influências no pensamento estratégico naval dos EUA.

Suas teses sobre supremacia naval e poder naval tratam da competição pelo domínio dos mares travada durante o século XVIII entre a França e o Reino Unido. Nessa competição ficou demonstrado que o domínio dos mares pelo poder naval foi o fator decisivo no resultado, e que o controle do comércio marítimo era um fator crítico e determinante para a vitória militar num conflito entre grandes potências.

Mahan serviu de poderoso argumento para convencer o poder político a fazer os investimentos necessários, ao demonstrar que o poder naval, os conhecimentos náuticos e uma adequada tática naval continuavam a ser fatores determinantes no controle dos mares.

Seu livro foi bem recebido também na Grã-Bretanha e na Alemanha, influenciando o aumento do poder naval daqueles estados no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. As opiniões de Mahan e a sua influência tiveram impacto sobre os eventos que marcaram a parte naval da Guerra Hispano-Americana e nas batalhas de Tsushima, Jutlândia e do Atlântico.

Sua obra também influenciou as doutrinas navais de todas as Potências no período entre as Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

A obra de Mahan foi traduzida para o japonês e muito utilizada como texto de estudo no Japão, tendo a Marinha Imperial Japonesa utilizado a obra como livro texto na sua escola de formação naval. Este estudo teve depois um efeito profundo na conduta das forças navais japonesas durante a Guerra do Pacífico, com ênfase no conceito de batalha decisiva.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments