Corte de aço do novo LHD da Marinha Italiana
Trieste, 12 de julho de 2017 — A cerimônia de corte de aço da unidade anfíbia multifuncional (LHD ou Landing Helicopter Dock) ocorreu hoje no estaleiro Fincantieri em Castellammare di Stabia.
A nova unidade será entregue em 2022 e está dentro do plano de renovação das linhas operacionais dos navios da Marinha Italiana, aprovado pelo Governo e pelo Parlamento e iniciado em maio de 2015. O programa plurianual para a renovação da frota da Marinha Italiana prevê a construção, além da LHD — cujas obras começam oficialmente hoje — de sete navios multipropósito de patrulha offshore (PPA), com outros três em opção, bem como o navio de suporte logístico (LSS) “Vulcano”.
O LHD será classificado pelos Serviços RINA de acordo com convenções internacionais para prevenção de poluição em relação aos aspectos mais tradicionais, como os da Convenção MARPOL, bem como aqueles que ainda não são obrigatórios, como a Convenção de Hong Kong sobre reciclagem de navios.
Características do LHD – Landing Helicopter Dock
A unidade terá aprox. 200 metros de comprimento com uma velocidade máxima de 25 nós. Será equipado com uma central combinada de turbinas a gasóleo e gás (CODOG) e poderá acomodar a bordo mais de 1.000 pessoas, das quais mais de 700 civis militares ou civis transportados.
A principal missão do LHD é o transporte de pessoas, veículos e cargas de diferentes tipos e na sua transferência para terra em áreas portuárias através de sistemas a bordo e em áreas não equipadas empregando vários tipos de embarcações (como as pequenas unidades de aterragem LCM com um capacidade de carga até 60 toneladas, quatro das quais podem ser embarcadas, lançadas e recuperadas através de uma doca inundada, localizada na popa do navio).
O uso do perfil militar do LHD fornece transporte e pouso, em áreas equipadas e não equipadas, de tropas, veículos militares, equipamentos de logística, usando os recursos fornecidos e os meios de transferência.
O uso do perfil civil fornece:
- Saúde e Assistência hospitalar;
- Transferência e desembarque de pessoas e meios de transporte sobre rodas ou lagartas em áreas equipadas e não equipadas;
- Fornecimento de água potável através de plantas de dessalinização a bordo ou armazéns;
- Fornecimento de energia elétrica para terra com 2.000 kw de potência e sua distribuição através de unidades de conversão e distribuição em contêineres;
- Possibilidade de acomodar pessoal especializado a bordo ou hospedar até 700 civis, mais o mesmo número em unidades residenciais conteinerizadas;
- Base de operações de resgate através de helicópteros e embarcações de pessoal.
Equipado com amplas áreas de embarque de cerca de 4.500mq dentro da garagem e hangar-garagem e um deck aberto contínuo, capaz de receber veículos de rodas de vários tipos, contêineres e helicópteros, a unidade pode realizar várias missões militares e civis.
As diferentes áreas de recebimento de carga são acessíveis através de rampas de popa e laterais, e o manuseio de carga será gerenciado por rampas e elevadores internos.
A bordo, haverá um hospital totalmente equipado, com salas de operação, salas de radiologia e análise, consultório de dentistas e salas de hospital capazes de hospedar 28 pacientes gravemente feridos (além de admissões adicionais através de módulos de contêineres devidamente equipados).
FONTE: Fincantieri