Um ano após queda de caça no mar do RJ, Marinha confirma morte de piloto
Até então, o piloto era considerado, publicamente, como desaparecido pela Marinha. Acidente foi no dia 26 de julho de 2016 em Saquarema
A Marinha confirmou a morte do Capitão de Corveta Igor Simões Bastos em um comunicado na manhã desta quarta-feira (26), dia em que a queda do caça no mar de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, completa um ano. Até então, o piloto era considerado, publicamente, como desaparecido.
Segundo a Marinha, após o encerramento das buscas, em outubro, foi realizada cerimônia religiosa na Capela do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, com a presença da tripulação e da família. Os parentes deixaram a casa na Vila dos Oficiais, em São Pedro, e voltaram para o Nordeste. Eles recebem pensão por morte em serviço.
O Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado em 27 de julho, foi arquivado pelo Ministério público Militar e a Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer), estabelecida no dia 26 de julho, ainda busca identificar os fatores que contribuíram para o acidente, para prevenir novas ocorrências.
Na manhã desta quarta-feira, o G1 ouviu com exclusividade o especialista Alexandre Galante, ex-militar e consultor em defesa e acidentes aéreos. Ele reforçou a hipótese de que o caça tenha se desintegrado no mar, e os pedaços tenham sido cobertos pela areia do mar. As buscas foram encerradas em outubro de 2016.
Veja matéria completa no G1, clicando aqui.
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Um ano depois e a MB ainda diz não saber o que provocou o acidente!? Quanta canalhice, hein?
Capitão de Corveta Igor Simões Bastos morto no cumprimento do dever R.I.P assim como muitos outros q morreram pelo brasil e são esquecidos e tratados como lixo…mais é como se diz: a pátria tudo se dá e nada se pede!
Não há “canalhice” alguma e sabe-se o que causou o acidente , foi uma colisão com outra aeronave, aliás fato até relativamente comum … o que não se pode saber com certeza e nunca se saberá é o que levou o piloto a colidir…até porque o piloto não sobreviveu para dar sua versão.
Importante notícia até porque , juridicamente, a abertura de inventário depende desta declaração pois, há um lapso de tempo a ser respeitado entre o desaparecimento e a declaração de morte que se não me falha a memória é de 3 anos.
Condolências á família!!
As causas , se não puderem ser achados os destroços, nunca saberemos.
Nossa!
Sugiro que NÃO LEIAM os comentários do G1!! Putz!! É de doer……..!!
No caso de desaparecido sem causa provável a morte é declarada com dois anos, é o caso de uma pessoa que tenha saído de casa para trabalhar e sumiu, não se tem ideia da causa do desaparecimento. No caso de uma pessoa desaparecida em um acidente aéreo ou naufrágio onde se sabe que estava a bordo e desapareceu o prazo é de um ano. Outro casa foi a palhaçada dos políticos que para aparecer aprovaram um projeto declarando os desaparecidos no acidente do Air France como mortos sob a alegação de que era desnecessário esperar um ano e as viúvas… Read more »
Cara os comentários do G1 chega a dar raiva, como pode existir tanto acéfalo nesse país ?
Atividade é inerentemente perigosa, contudo quanto menor a quantidade de treinamento, mais se eleva o risco.
O T45 era a aeronave ideal para a MB.
O A4 está fadado a ter pouca disponibilidade pela idade da célula e a dor de cabeça do motor.
“Navio Sonda Vital Inter” … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alto padrão de manutenção ? Duvido. O que a Marinha conhece de aeronaves ? Nada. Quando muito podem conhecer sobre barcos, mas de aeronaves ? Estória muito mal contada, em 88 dias de buscas, nada encontraram ? Não adianta de nada ter equipamentos sofisticados, se não sabem operar. É desanimador constatar a canalhice toda.
Nego sugerindo que foi traficante que abateu foi o melhor
Luis Carlos, quem sabe fazer a manutenção de helicopteros tambem sabe fazer a manutenção de aviões, portanto pode ter certeza que a MB e o EB tem todas as condições de fazer uma boa manutenção em aviões.
Eh incrivel q possa haver opiniao qto a desintegracao do aparelho. Na verdade absoluta se isso ocorreu, milhares de pedacos estariam espalhados e centenas c certeza estariam boiando. Mas o pior mesmo eh q a MB nao tenha encontrado sequer a turbina, afinal eh uma massa metalica muito grande q nao seria desintegrada, independe inclusive q tenha afundado no fundo de areia. Tudo isso so para que tenhamos absoluta certeza q os meios de detecao da MB nao existem ou nao funcionam. Pior mesmo foi nao terem a humildade de pedirem ajuda a quem tem os meios ou capacidade. Brasil,… Read more »
Condolências à família. E quanto à União, representada pela MB, que toda sua responsabilidade civil seja apurada, a pedido da família, e reparada, pois não se trata necessariamente de um sinistro no cumprimento do dever em sentido estrito, mas de um acidente em prol de uma causa inútil e desnecessária. Um projeto falho desde o início, durante e até o fim. Infelizmente não haverá responsabilidade criminal pela impossibilidade de se provar nexo causal até mesmo das condutas irresponsáveis de seus superiores nos últimos anos… Lamentável e insubstituível perda humana e indiferente perda material pela enfim desativação do que já era… Read more »
Eu troquei umas mensagens com ele em uma extinta rede de imagens e videos para aviação na gringa, ele era muito legal e sempre queria mostrar o esquadrão para o mundo, respondendo diversas perguntas dos gringos, postava diversos filmes e fotos. O site era o patricksaviation, não sei se alguém chegou a conhecer. Por lá tb conheci um plane captain dos A-4 da nossa marinha.
Patrick’s Aviation era um clássico. Zanzei por lá algumas vezes sim.
Vergonha!!!! A aviação de caça naval brasileira está ai como resultado das administrações que todos já conhecemos, equipamentos ultra velhos, com manutenções totalmente discutíveis, modernizações com resultados também discutíveis; com operações com as aeronaves tendo que voar sem apresentar os equipamentos necessários para a sobrevivência dos seus pilotos e alem de permitir o seu socorro imediato em qualquer lugar do globo e em qualquer condição de mar, para mim quando o elemento humano foi exposto ao risco mortal para operar um equipamento, se isso foi o que aconteceu deveriam ter acabado imediatamente com o esquadrão……
Até agora não entendo como não acharam o avião!!!! o radar não tava plotando ambos??? O piloto que voltou não sabia a localização no gps ou não reportou o ponto do acidente??? Não teria sido mais humilde pedirmos ajuda para outra MB com melhores recursos?? Sinceramente não entendo!!!!
Fresney, eles não quiseram achar, porque achar a anv traria “problemas”,então é melhor não achar……..
G abraci
Juarez, dizer que a Marinha não quis achar a aeronave é de uma leviandade atroz. A sua perseguição à MB chega a ser patológica.
Fresney… . há inúmeros casos onde “marinhas mais competentes” , também não encontram aeronaves ou se encontram, levam semanas…cada caso é um caso…a busca foi realizada nas proximidades de onde caiu à aeronave, conforme informações prestadas pela outra aeronave, mas, correntes marinhas à afastaram e muito do local original. . Pedir ajuda à uma marinha com melhores recursos, custaria caro, iria levar tempo, não haveria garantia de sucesso e no fim das contas não traria o piloto de volta à vida. . A marinha brasileira e não foi apenas a marinha que esteve envolvida nas buscas , fez tudo o… Read more »
O conjunto de várias marinhas maiores e até mais bem equipadas que a brasileira não conseguiu até hoje sequer encontrar resquícios do avião da Malasya Air. Queda de aeronave em mar aberto tem dessas peculiaridades, duvido que a Marinha Brasileira não tenha usado de todos os esforços e meios disponíveis para encontrar a aeronave e o corpo do piloto.
Mas e a segunda aeronave? O que o outro piloto relatou se tornou público?
Por mais que se tente relativizar as dificuldades do caso, eu tenho muita vergonha do ocorrido.
Lamento pela morte do piloto, mas o episódio evidencia a inépcia da aviação naval e da capacidade de busca e salvamento da MB.
Nossa Marinha, hoje, não pode nem cogitar entrar em combate. Ela mal navega. Só flutua.
Galante, não tem perseguição alguma, todo mundo dentro da Marinha sabe o porquê, se tu autorizar eu digo aqui, pois tenho certeza q tu também sabe.
G abraco
Não Juarez, eu não sei, se soubesse publicaria, se fosse fato e não fofoca.
Fábio Mayer, só que o A 4 caiu a 4 MN da costa, um para quedas foi visto por um salva idas, enquanto que o vôo da Malásia caiu no meio do Indico sabe Deus aonde.
Percebes a diferença?
G abraco
Juarez…
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acho que não foi apenas à 4 MN da costa !
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abs
O para quedas foi Dalton.
G abraco
Fico na conta ia Galante.
F abraco
Prezado Fresney, o piloto do outro avião, após o susto do choque com outra aeronave em voo (como dizem, “viu a avó pela greta”) iniciou procedimento de emergência e procedeu, aos trancos e barrancos, para um pouso de emergência. Até hoje não se sabe da real condição dessa aeronave, após esse pouso de emergência. Se alguém souber, por favor me informe.
Prezado Galante, sempre aprecio seus comentarios e a defesa incontinenti aa MB, mas aqui entre todos nos meros expectadores………discordo e muito de sua opiniao, nao ha perdao pos acidente aconecido e ao fato da MB com todos os seus recursos de outra galaxia (sic) nao terem localizado magneticamente e na pior das hipoteses, uma turbina……..nao acharam ou nao quiseram de fato dar maiores explicacoes a tantas falhas, algumas aqui ja relatadas por outros comentarios. Nao da para acreditar nessa historinha, acredite no que quiser ou no que lhe contaram la na MB, mas que isso foi e ainda eh uma… Read more »
Juarez, se você sabe, por favor, fale para todos nós, caso contrário vamos considerar você apenas um “Boca-Aberta” que finge ter informações privilegiadas mas que na realidade só quer posar de sabichão.
Wilson, eu não sou um “boca aberta” e muito menos pouso de sabichão, principalmente quando não domino um assunto, costumo ouvir e perguntar.
Quanto ao assunto n momento em que o Galante me autorizar eu conto.
Wilson, o tempo nestes anos tem sido meu cruel com os “donos da verdade”, a situação da Mb está para mostrar a todos, eu sei que para você não há necessidade.
G abraço
A propósito Wilson, ou seja que tu fores:
Diga para o teu superior que infiltrar A 2 em fóruns de debate para tentar desqualificar pessoas que criticam a MB é feio. Acho que vocês tem muito mais o que fazer do que ficar por aí que nem MAVs ptralhas defendendo o indefensável.
Passe bem.
Estranho Juarez…o outro piloto viu apenas à aeronave cair de barriga na água e não viu
para quedas nenhum…obviamente existem várias versões sobre o ocorrido e as habituais
teorias de conspiração.
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Em 2014, dois ” Hornets” colidiram distantes apenas 7 milhas do USS Carl Vinson e seu grupo …um dos pilotos foi salvo o outro não foi encontrado apesar do envio dos navios de escolta e helicópteros …há muitos semelhantes envolvendo inclusive outras nações…
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abs
Dalton, não tem nada de estranho, o para quedas foi visto por um salva vidas, bombeiro da PM do RJ, da beira da praii, portanto visual.
Dalto, comparar um acidente destes com um PA navegando a 30 Kts em mar aberto com uma anv que caiu no “beiço” do litoral eu acho que não seja uma comparação justa, no meu entender.
G abraço
Senhores. Sou CMG da Reserva. Assino com o próprio nome. Acompanho e aprecio esse site, dentre outros fatores, por conta da vibração dos partícipes em relação a MB. Inicialmente, meus cumprimentos a todos. Pediria aos Senhores que ponderassem as palavras antes da escrituração. Muito embora as observações neste tipo de mídia, críticas ou não, sejam livres, permitam-me apontar que há colocações inaceitáveis e há ilações infundadas entre as postagens (as quais não serão objeto de contra-ponto de minha parte). Infelizmente, a MB não se faz, oficialmente, presente, neste site, para os esclarecimentos desejáveis. Tampouco, tenho a pretensão de substituí-la. Mas… Read more »
Fala ai Galante, parabens por mais uma vez figurar como pik da galaxia em defesa.
Opa ja ia esquecendo, autoriza logo o Juarez a vomitar ai
Juarez, ja me adiantando, cono sei que o Galante não deve autorizar, e antes que vc seja suspenso novamente, chama la no keu e-mail:
angelokinho_sx@hotmail.com
Juarez… . desculpe-me, mas, não consigo acreditar no tal bombeiro…sabe-se lá o que ele pensa que viu…e foi só ele que viu ? O acidente ocorreu dezenas de milhas da costa…a menos que tudo que li seja mentira…o outro piloto não viu para quedas nenhum…mas vá lá …será que é tão fácil assim encontrar um corpo no mar ? . Pessoas que foram vistas se atirando da “Golden Gate” cometendo suicídios não tiveram seus corpos encontrados…mesmo aqueles 3 “famosos” prisioneiros que escaparam de Alcatraz nas proximidades da própria “Golden Gate” depois de uma intensa busca. . Quanto a comparação com… Read more »
Todo mundo sabe o corporativismo que existe dentro das FFAA. Corporativismo esse que permite esse tipo de aberração onde, caso cometa alguma falha, as FFAA possam investigar e punir a si mesmas. No final, a pizzaria de serviço público acabe atuando mais uma vez. . Parece que nada funcionava no A/F-1 sinistrado antes mesmo do acidente, não transmitia nada(?). O triste é que eram aeronaves recém modernizadas. . O Joarez tem razão, a MB deve explicações. Até agora a MB não deu (gostaria de estar errado) explicações oficiais sobre ocorreu. Tudo indica que tenha sido choque entre as aeronaves, mas… Read more »
Galante, qualquer contribuinte brasileiro tem o dever cívico de criticar a MB por tudo o que vem acontecendo. Se existem “fofocas”, isto se é culpa da própria MB, que falha em cumprir seu dever moral, porque legalmente ela não precisa, (e abro parenteses aqui para dizer que a legislação brasileiro é uma piada) de prestar os devidos esclarecimentos.
Zmun, se você fosse sério apareceria com o nome verdadeiro e não com apelido. O Juarez também mete o pau, mas não mostra a cara e nem a identidade. No meu caso, todo mundo sabe quem sou, aí fica fácil vocês me criticarem. Querem exercitar o dever cívico contra a Marinha do Brasil ou qualquer Força Armada? procurem os canais competentes, Ministério Público etc ou abram o próprio blog. O Poder Naval é lugar de quem gosta e estuda as Marinhas, navios de guerra, aviação naval, tecnologia bélica, história naval etc. Não é palanque para quem quer ver o circo… Read more »
Galante, levou para o lado pessoal, perdeu a razão.
Levo para o lado pessoal porque no final das contas o prejudicado sou eu, vocês ficam tranquilões gozando do seu anonimato.
Dever cívico uma ova!
Prejudicado por que, a MB lhe patrocina? É só dizer lá que a opinião nos cometários não reflete da opinião do blog e/ou publicar um editorial com a opinião oficial do blog. Eu acesso o blog porque gosto de cometar livremente, nunca ofendi pessoalmente ninguém aqui. Acho que para outros também é assim. Então é uma faca de dois gumes, já que a liberdade que vc nos dá/dava lhe gera visibilidade/lucro.
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E anônimo é uma ova, a NSA sabem quem eu sou.
As acusações que estão sendo feitas à MB nesse tópico são bastante pesadas. Se ela estiver mesmo ocultando alguma coisa sobre esse acidente com o intuito de esconder que a aeronave não estaria em condições de voo, então estaríamos confrontados com dupla prática criminosa. Como militar da reserva vou contar uma história para os senhores: há alguns anos atrás, foi feita uma denúncia, junto à Procuradoria da Justiça Militar da 1 Circunscrição (RJ). A denúncia envolvia malversação de dinheiro público e foi acatada pela procuradoria (os procuradores são civis concursados) e esta determinou que a Esquadra instaurasse um IPM para… Read more »
Lynx 28 de julho de 2017 at 20:52 Perfeita sua explanação! Agora, quem de fora da Marinha do Brasil tem provas para tanto? Acredito que ninguém. Logo, somente pessoas qualificadas da própria Marinha do Brasil poderiam afirmar alguma coisa e com conhecimento de causa. O que espanta a população, é que ninguém da Marinha do Brasil explicou nada. Hove somente notas breves e lacônicas, salvo ledo engano. Aí, desta forma, o que aparenta é mais do mesmo, qual seja para o desinformado, acreditar no tal do corporativismo. Ademais, qual seria a intenção subliminar dos textos do honrável comandante da reserva… Read more »
EParro… . a marinha deu as explicações…agora…se todos acreditam é outra coisa e nada fará as pessoas que não acreditam mudar de ideia não importa o que a marinha diga. . Uma vez recebemos em casa um casal que não acreditava que os americanos tinham ido à lua e tinham até formado um “grupo de estudos” com uma nova teoria que comprovava a falsidade…não existiam fotos onde ao mesmo tempo se via a superfície da lua, parte do módulo lunar e a Terra. . Expliquei que apesar de ter visto uma foto assim no passado e são poucas realmente, isso… Read more »
Bem por ai Linx, falou tudo!
EParro, eu não estou dando aviso claro de nada. Eu não vou processar ninguém que fique falando besteiras sobre a MB em um forum. Tenho mais o que fazer. E acho que nem a MB vai. Só fiz questão de mostrar qual é o caminho para quem diz saber de falcatruas ajudar a acabar com elas. Ou ajudar a quem desconfia que não passa de bravatas a tomar posição. O que mais a MB deveria falar sobre o acidente que não tenha divulgado? Onde está o avião ou piloto? Ela não sabe! O SH-3 N3009 ficou desaparecido nessa região por… Read more »
Dalton 29 de julho de 2017 at 14:07 Lynx 29 de julho de 2017 at 16:12 Senhores, eu entendo perfeitamente suas colocações! Prezo-os todos, ao menos pelos comentários que publicam e a forma como vejo apresentarem e defenderem suas opiniões. Mas, acredito que sem explicações claras é evidente que surgirão “teorias da conspiração”, “rádio peão”, ameaças veladas e por aí segue. Só a Marinha do Brasil sabe o que aconteceu! E, me custa que não haja resultado nenhum a não ser a tal da “fatalidade”. Se acharam ou se não acharam o tal do jato, isto eu, um contribuinte comum,… Read more »
Caramba, só discussões sem lógica, teoria, técnica nenhuma do assunto.
Muitos aqui não sabem nem colocar uma pipa no ar quanto mais um teco teco
Aí querem dar opinião em um A4 modernizados
É de cair o fiofó do bumbum mesmo(perdoem me o linguajar chulo).