Marinha dos EUA testa arma laser contra drone
As armas a laser não são mais apenas uma fantasia de “Star Wars” — agora estão a bordo dos navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos.
A US Navy vem testando um sistema de armas laser ativo, chamado LaWS, no navio de transporte anfíbio USS Ponce há vários anos. Mas durante um teste recente, a Marinha provou que o LaWS é totalmente funcional e pronto para ação, informa a CNN.
Sem fazer som, o laser visou um drone inimigo simulado semelhante ao usado pelo Irã, Coreia do Norte e China. Usando apenas um feixe de luz focado, as asas do drone pegaram fogo e imediatamente mergulharam na água abaixo, disse a CNN.
“Está lançando grandes quantidades de fótons no alvo”, disse o tenente Cale Hughes, um oficial do sistema de armas a laser, à CNN. “Não nos preocupamos com o vento, não nos preocupamos com o alcance, não nos preocupamos com mais nada”.
O sistema de armas de US$ 40 milhões dispara um feixe completamente invisível ao olho humano e viaja à velocidade da luz, de acordo com a reportagem da CNN.
Uma vez em ação, o sistema de armas custa apenas cerca de um dólar por tiro, disse Hughes.
Atualmente, o laser é projetado para neutralizar pequenas aeronaves e barcos, mas os engenheiros da Marinha pensam que futuras versões do LaWS poderiam ter o potencial de destruir mísseis no ar.