Type 901 a contrabordo de um navio-tanque

Observadores notaram a embarcação em Zhanjiang usando o indicativo visual 965 — evidência de que entrou em serviço, diz reportagem do South China Morning Post. É duas vezes maior do que as variantes anteriores de reabastecimento.

Os navios maiores como o Type 901 são um fator “central” em grupos de ataque de porta-aviões, disse o contra-almirante Yin Zhuo ao SCMP. O Type 901 transportará petróleo, armas e gêneros básicos vitais para apoiar outros navios na Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN). O Jane’s observou que as mangueiras nos bordos do navio podem ser usadas para reabastecer os porta-aviões.

O porta-aviões da China Liaoning finalmente entrou em oprações no ano passado e o modelo 001, um porta-aviões de construção chinesa, foi concluído em abril deste ano. Planos estão sendo elaborados para porta-aviões de próxima geração produzido localmente também.

Outros analistas estão chamando atenção para o aumento do portfólio de portos estrangeiros da China, argumentando que os navios de apoio têm limitações em apoiar as operações navais de longo alcance. “Não importa o quão grande são os navios de abastecimento, eles ainda são pequenos em comparação com as cidades portuárias”, disse o especialista em defesa, Ni Lexiong, no noticiário Hong Kong, acrescentando: “os navios só podem oferecer suporte por um período limitado de tempo”.

De qualquer forma, a velocidade com que a Marinha Chinesa cresceu nos últimos meses e anos é espantosa, de acordo com historiadores navais. Richard Bitzinger, com sede em Singapura, da Escola de Estudos Internacionais de S. Rajaratnam, disse que, embora não seja possível saber exatamente o quanto Pequim gasta em sua Marinha, “simplesmente extrapolando da quantidade e da qualidade dos equipamentos que estão saindo de seus estaleiros, é maravilhoso.”

A China abriu formalmente a sua primeira base militar estrangeira no Djibouti para contribuir com operações de combate à pirataria ao largo da costa da Somália e ajudar a assegurar a passagem de embarcações comerciais através da via navegável estratégica.

Em comparação, a Marinha dos EUA opera bases internacionais na Espanha, Coreia do Sul, Kuwait, Japão, Itália, Grécia, Djibouti, Cuba, Bahrein, Bahamas e a ilha de Diego Garcia, no Território Britânico do Oceano Índico.

FONTE: Sputnik

Type 901 em provas de mar

NOTA DO EDITOR: o Type 901 é uma classe de navio de apoio de combate rápido (fast combat support ship) cuja construção estava bem avançada em dezembro de 2015 e foi lançado ao mar em 3 de janeiro de 2016. Um segundo navio parece estar em construção.

Estima-se que o Type 901 tem um deslocamento de 45.000 toneladas, 240 m de comprimento e uma boca de 31,5 metros. O navio é propulsado por quatro turbinas a gás QC280, cada uma com 28 MW, para uma velocidade máxima de cerca de 25 nós; a velocidade é necessária para acompanhar os porta-aviões. O Type 901 é significativamente maior e mais rápido do que o Type 903A anterior.

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