Type 901 a contrabordo de um navio-tanque

Observadores notaram a embarcação em Zhanjiang usando o indicativo visual 965 — evidência de que entrou em serviço, diz reportagem do South China Morning Post. É duas vezes maior do que as variantes anteriores de reabastecimento.

Os navios maiores como o Type 901 são um fator “central” em grupos de ataque de porta-aviões, disse o contra-almirante Yin Zhuo ao SCMP. O Type 901 transportará petróleo, armas e gêneros básicos vitais para apoiar outros navios na Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN). O Jane’s observou que as mangueiras nos bordos do navio podem ser usadas para reabastecer os porta-aviões.

O porta-aviões da China Liaoning finalmente entrou em oprações no ano passado e o modelo 001, um porta-aviões de construção chinesa, foi concluído em abril deste ano. Planos estão sendo elaborados para porta-aviões de próxima geração produzido localmente também.

Outros analistas estão chamando atenção para o aumento do portfólio de portos estrangeiros da China, argumentando que os navios de apoio têm limitações em apoiar as operações navais de longo alcance. “Não importa o quão grande são os navios de abastecimento, eles ainda são pequenos em comparação com as cidades portuárias”, disse o especialista em defesa, Ni Lexiong, no noticiário Hong Kong, acrescentando: “os navios só podem oferecer suporte por um período limitado de tempo”.

De qualquer forma, a velocidade com que a Marinha Chinesa cresceu nos últimos meses e anos é espantosa, de acordo com historiadores navais. Richard Bitzinger, com sede em Singapura, da Escola de Estudos Internacionais de S. Rajaratnam, disse que, embora não seja possível saber exatamente o quanto Pequim gasta em sua Marinha, “simplesmente extrapolando da quantidade e da qualidade dos equipamentos que estão saindo de seus estaleiros, é maravilhoso.”

A China abriu formalmente a sua primeira base militar estrangeira no Djibouti para contribuir com operações de combate à pirataria ao largo da costa da Somália e ajudar a assegurar a passagem de embarcações comerciais através da via navegável estratégica.

Em comparação, a Marinha dos EUA opera bases internacionais na Espanha, Coreia do Sul, Kuwait, Japão, Itália, Grécia, Djibouti, Cuba, Bahrein, Bahamas e a ilha de Diego Garcia, no Território Britânico do Oceano Índico.

FONTE: Sputnik

Type 901 em provas de mar

NOTA DO EDITOR: o Type 901 é uma classe de navio de apoio de combate rápido (fast combat support ship) cuja construção estava bem avançada em dezembro de 2015 e foi lançado ao mar em 3 de janeiro de 2016. Um segundo navio parece estar em construção.

Estima-se que o Type 901 tem um deslocamento de 45.000 toneladas, 240 m de comprimento e uma boca de 31,5 metros. O navio é propulsado por quatro turbinas a gás QC280, cada uma com 28 MW, para uma velocidade máxima de cerca de 25 nós; a velocidade é necessária para acompanhar os porta-aviões. O Type 901 é significativamente maior e mais rápido do que o Type 903A anterior.

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Tomcat3.7

Parece maior ou igual ao comprimento de um porta aviões. Gigantesco, um belo de um alvo, deve dar pra ver lá do espaço.rs

MO

Para navios de carga pouco importa o deslocamento, qual o DWT deste AOR/E ? Suas capacidades ? para um mercante não é nadada de demais, se tem 45.000 dwt de deslocamento deve ter uns 30.000 dwt , 31,2 de boca, magrelo, faltou infos para se ter noção de capacidade, mas o que foi postado nao tem nada demais … ah hoje em dia 25 nós qqr full container da vida ai faz … Em tempo NAe de 100.000 t x 332 m de deslocamento é pequeno aqui em SSz, onde vemos todo dia 334 m por quase 140.000 t de… Read more »

MO

Não obstante, penso que deve ser um tremendo AOE/R, apenas nada demais no mundo mercante, nem vai longe agora 1700 h tem um de 333,20 x 48,20 m x 124.500 dwt – 140.000 t de deslocamento e 11.503 (teus (containers)

Wellington Góes

Marcelo, acredito que a questão aqui não é, necessariamente, um comparativo entre estes navios com os mercantes, mas sim os motivos e pretensões de se adotar navios tanques tão grandes. Ou seja, pretensões globais de uso.
.
Seu tamanho impressiona. Vale dizer que o navio ao lado dele lembra muito o NT Almirante Gastão Motta (G-23).
.
https://pt.wikipedia.org/wiki/NT_Almirante_Gast%C3%A3o_Motta_(G-23)
.
Até mais!!! 😉

MO

Wellington, impressiona para quem não está acostumado, para mim nada demais, e sim o que importa é analise como um navio de reabastecimento e não há o menor dado para qqr comparação. No Caso do Gastão Motta nem teria comparação pois são navios de funções diferentes. Por mim, serve apenas como informação de comissionamento, ponto, mais nada, perdi um oportunidade para ter mais informações e entendimento de suas condições e capacidades

Dalton

Versão chinesa da classe “Supply” de 4 unidades, porém, duas foram colocadas na reserva cedo demais por conta dos elevados custos , turbinas à gás e grandes tripulações, ao invés se está utilizando uma solução mais barata que é combinar um navio tanque (T-AO) que pode também levar uma quantidade limitada de carga “seca” com um navio transportador de munições (T-AKE) que pode levar uma limitada quantidade de combustível também. . Tantos os navios chineses como os americanos são/serão capazes de reabastecer NAes e seus escoltas de combustíveis e munições em alto mar sendo relativamente velozes para navios desse tipo,… Read more »

MO

Alias .. nem o nome do navio …

Juliano Bitencourt

Pelo menos ele é bonito. Um belo alvo também para um F-35C. Se a China conseguir criar uma rede de bases navais para garantir seu suprimento de produtos vitais( para a economia, a indústria, a população), terá ela força para impedir a US Navy de explodi-la? . A China tem apostado muito na quantidade e na obsessão pelo gigantismo. Li recentemente notícia de que um clube de futebol chinês vai inaugurar um centro de treinamentos para as categorias de base com mais de 50 campos, com acomodações para mais de 10.000 alunos, ou aspirantes a jogadores, e pagou milhões ao… Read more »

MO

Tecnicamente qqr coisa é um alvo, se o F 35 conseguir decolar …, talvez, nada é mais banheirento no mar que um NAe (em ermos de valor x beneficio como alvo) … kkkk rss ou seja, ta dentro

helio

Amigos, Na minha opinião o Wellington Góes 3 de agosto de 2017 at 13:28 tocou no ponto crucial: mais do que capacidades e dados técnicos (que são muito importantes MO..) o que chama a atenção é o propósito: para este modesto civil que aprecia temas militares a China está se armando para a guerra e não para a paz. Eu acho que você pode manter suas FFAAs prontas para a defesa de seus interesses – o que a maioria faz, menos nosso amado Brasil – ou seja, para manter a paz (desencorajando potenciais adversários), ou pode se preparar para contestar… Read more »

MO

Oi Hélio, depende da ótica, me interessa o navio e não (neste momento / neste post a China) e neste caso não tinha o que eu queria saber, se bem que ja dei uma acrescentadinha no texto … rsssss

RL

Seja lá o que for, alvo ou não, funcional ou não…. Se viesse um para a MB bem que seria bem vindo né.!!!

MO

Um deste tamanho para usar onde e com quem ? .. não seria um bibelot superdimencionado para a função

MO

Um deste tamanho para usar onde e com quem ? .. não seria um bibelot superdimencionado para a função

Otto Lima

Creio que a PLAN fará como a USN, que mantém um T-AOE juntamente com cada carrier strike group (CSG), enquanto os T-AO e T-AKE, mais lentos, ficam na retaguarda.

Otto Lima

O problema é que a própria USN está abandonando essa ideia, devido aos elevados custos de operação e manutenção dos T-AOE, e deixando o apoio logístico aos CSGs a cargo dos T-AO e T-AKE.

MO

Se bem que ambos T-AO e T-AOE realizam ambas as funções, em menor quantidade que sua função primária, mas fazem

Glasquis 7

Sem dúvidas é grande mas não me parece um navio assim, tão grande como navio de reabastecimento de uma marinha como a da China.

Dalton

Glasquis…
.
só existem 2 navios que podem rivalizar em tamanho e capacidade com esse e mais um em construção para a marinha chinesa que são justamente os 2 T-AOEs da US Navy…não entendi
o porque de você não achar os navios chineses adequados !!
.
abs

Carlos Alberto Soares

Gostei, grande, baixa velocidade …. um bom Sub vai adorar.

Juliano Bitencourt

Carlos Alberto Soares 4 de agosto de 2017 at 2:13
“Gostei, grande, baixa velocidade …. um bom Sub vai adorar.”
.
Seria um bom teste para o SN Álvaro Alberto (SN-10).Se ele vier à luz.

Glasquis 7

Dalton,

“não entendi
o porque de você não achar os navios chineses adequados !!”

Fiz meu comentário considerando as Marinhas da América do Sul (que são, a exceção da MB, relativaente pequenas)

O Almirante Montt da Armada do Chile tem capacidade de 42.000 Ton. 3.000 Ton é uma grande diferença neste caso?

Gilson Moura

Mas é claro que a China está se armando para a guerra, agora vai depender de como irá se desencadear o conflito que a China possivelmente irá se meter futuramente. Um país como a China, segunda maior economia do mundo(a primeira em PIB ppp) com grandes influências comerciais no mundo, precisa de um poderio militar a altura do status do país. Eu não vejo a China como uma preocupação agora, em minha modesta opinião, esse poderio militar é para defender áreas estratégicas que a China considera importante para seu país, como países com imensas riquezas minerais e agrícolas, predominante na… Read more »

Bavaria Lion

A China não está pra brincadeira. Em 2013, eu falei em outro site da trilogia que a China seria a maior potência econômica do mundo em 2014 (ou já era na ocasião). Fui chamado de louco. Depois que a fox noticiou, fui chamado de profeta. Nem um nem outro, nesse caso, apenas analista. . A qualidade dos vetores chineses aumenta exponencialmente a cada barco produzido. Esse tanker não é pequeno, nem lento, nem inadequado. Comparem com os principais tankers da USN, verão que ele equivale ou supera em quase todos os quesitos. Se o 001 já está realmente ativo, e… Read more »

Dalton

Glasquis… . o “Montt” é apenas um navio tanque, com uma limitada capacidade para carga seca como os demais da classe “kayser”, enquanto o navio chinês e os 2 da US Navy transportam e transferem combustível, munição e demais cargas secas. . O “Montt” como 12 dos 15 navios tanque da US Navy tem casco simples e não duplo como é o caso do navio chinês e provavelmente o navio chinês foi construído de maneira semelhante aos 2 equivalentes da US Navy tornando-o mais resistente além de uma capacidade de transferência de bens em alto mar no estado da arte.… Read more »

Glasquis 7

Dalton,
Meu comentário nada tem a ver com velocidade, nem tipo de carga, e muito menos com tipo de casco. Meu comentário foi simples e direto:
“Sem dúvidas é grande mas não me parece um navio assim, tão grande como navio de reabastecimento de uma marinha como a da China.”

Dalton

Então tá…por essa forma de pensar os 2 “Supply” também não são grandes para uma marinha como a US Navy.

J.Silva

Se não me engano, o NApoLog que a MB queria no Prosuper deveria ter 23000 t, metade de um deste aí.
.
Alguém sabe como ficou a situação dele, quais eram os principais candidatos, com o Prosuper indo pra cova ele ainda é prioridade, e não seriam necessários dois em vez de um?
.
Imagino que deva ser bem difícil encontrar compras de oportunidade para esse tipo de navio.

Glasquis 7

Dalton,

Exato!

Nunão

Então a lógica, na verdade, é que o Almitante Montt parece ser grande demais para uma marinha como a do Chile.

Dalton

O “Montt” foi uma compra de oportunidade, excelente por sinal já que a US Navy não o queria mais por razões orçamentárias e o havia colocado na reserva e a marinha chilena precisava de um substituto para o velho navio tanque que possuíam. . Aparentemente atingiu-se um certo limite de tamanho com os atuais Navios logísticos de combate…mesmo os 2 “Supply” restantes quando forem retirados de serviço na década de 2030 serão substituídos por 2 navios tanque que não serão maiores que os atuais classe “kayser”. . Podem ser “pequenos” quando comparados com super petroleiros/graneleiros, mas, são, “gigantes” no mundo… Read more »

Delfim Sobreira

Uma banheira de combustível de 240m ? Belo alvo.

Salomon Weetabix

Vejo cotovelos em brasa aqui. Falar que é um bom alvo é tão fácil quanto falar que o Brasil pode “negar o uso do mar” territorial, o que é uma balela.
Quero ver engajar esse alvo e atirar, seja sobre, debaixo ou na superfície da água mesmo.
Aproveitando a postagem: quantos dos nossos estrelados, carecas e barrigudos, uísque servido à vontade por garçons de farda impecável, teriam a mesma atuação do Cmte do Belgrano, na mesma situação?

Glasquis 7

Dalton: “O “Montt” foi uma compra de oportunidade,…a marinha chilena precisava de um substituto para o velho navio tanque que possuíam.”

Não sei de onde tirou essa informação pois o velho Slethav Class AO-53 Araucano, está operativo e já se foram 7 anos da compra do AO-52 Almirante Montt.

Glasquis 7

Nunão,
“Então a lógica, na verdade, é que o Almitante Montt parece ser grande demais para uma marinha como a do Chile.”

Tal vez, mas acho que de ser assim, o Chile não o teria comprado. A ARCh se caracteriza por não gastar com navios “desnecessários” pra sua frota. Hoje, com 2 abastecedores, um de 27.000 e um de 42.000 ton.

Em tudo caso, o meu comentário foi apenas que, segundo a minha “suposição” (Achismo, chute, etc.) Não é um abastecedor assim, tão grande se consideramos o que a Marinha da China almeja ser algum dia.

Ivan

Nem é grande demais, nem pequeno demais. Muito pelo contrário… . Aparentemente a classe chinesa de Fast combat support ship Type 901 tem objetivos e metas bem definidos. Senão três abordagens complementares. . Operacional. . Oferecer suporte de longo curso para força-tarefa centrada em porta aviões, sustentando velocidade compatível com a esquadra de combate, oferecendo óleo, munição e suprimentos necessário à missões de combate longe das bases navais da PLA-Navy. . Seu porte se justifica pela enorme quantidade de combustível – para navios e aeronaves – necessários em missões continuadas e distantes. . A potência instalada, 4 (quatro) turbinas QC280… Read more »

Dalton

Ivan…
.
a classe “Sacramento” não está na reserva…foram todos desmantelados anos atrás…o que
está na reserva são dois navios da classe “Supply” enquanto os outros dois continuam em
serviço…o que achei estranho no comentário do Glasquis que considera o navio chinês “pequeno” ou não condizente à uma marinha como a chinesa é que a classe “Supply” serve para a US Navy e não serão construídos navios maiores para eventualmente substitui-los portanto o navio chinês é mais que adequado para a marinha chinesa.
.
abs

Glasquis 7

Dalton,

Você não entendeu meu comentário. O Navio é grande mas, nem tanto se comparamos as necessidades de uma Marinha do tamanho da China nem da sua importância geoestratégica.
Não considero o navio pequeno, apenas esperava uma capacidade de carga maior.

Ivan

Admiral Dalton, . Obrigado pelo aviso sobre os “Sacramento”. Navios imponentes que me impressionavam bastante, mas confesso que não pesquisei antes de escrever sobre a situação dos 4 (quatro) grandes Fast combat support ship. . Você escreveu: “… o navio chinês é mais que adequado para a marinha chinesa.” Ok! Penso que é isso mesmo e a palavra chave é “adequado”. Mas, como você sabe melhor que eu, os chineses mantém uma significativa frota de outros ‘tanqueiros’, como por exemplo os 2 (dois) Type 903 (20.500 toneladas) e 6 (seis) Type 903A (23.400 toneladas), ambos com velocidade de 20 nós,… Read more »

Dalton

Glasquis…e também Ivan ! . …a US Navy é maior que a marinha chinesa e mesmo assim estipulou um limite para seus “AOEs”…classes “Sacramento” já retirados de serviço e “Supply” e apesar da US Navy estar em um processo de crescimento da chamada “Frota de Batalha”,dois dos 4 “Supply” foram para a reserva e os substitutos dos dois ainda em serviço serão menores, já que a US Navy pretende substituir os 2 “AOEs” e os 15 “AOs” por 17 novos “AOs” que NÃO serão maiores que os atuais “AOs” da classe “kayser”. . Você parece acreditar que os navios de… Read more »

Ivan

Admiral Dalton, . Entendo já há algum tempo que a US Navy iria abandonar o conceito de gigantescos Fast combat support ship, muito caros de construir e operar, além de alvos tentadores. Uma pena, são navios impressionantes. . Na verdade, foi você mesmo em outra oportunidade que me alertou para isso, mostrando que os ianques buscariam mais racionalidade com navios um pouco – sim, um pouco – menores, mas com ainda menores prestações, algo como 20 a 22 nós de velocidade. . Chamei atenção acima para outro ‘detalhe’, que a PLA-Navy teria outros objetivos além de apenas abastecer a esquadra,… Read more »

Jasiel Silva de Lima

tem que ter um stike group só pra ele.